Conteúdo perfeito para marketing nem sempre é aquele produzido conforme as melhores técnicas de redação que você aprendeu para o vestibular. Por exemplo, se você for advogado, não se engane! Artigo de marketing jurídico não é a mesma coisa que artigo jurídico, artigo científico, acadêmico etc.
O marketing de conteúdo e o marketing digital têm as suas próprias técnicas de redação e formatação para web. Tudo isso tem uma razão de ser. O objetivo é aparecer com destaque no Google e ganhar seu leitor, para posteriormente transformá-lo em um cliente!
Se você quer escrever mais em 2023, e impulsionar o marketing da sua empresa, confira esse artigo. Temos dicas pontuais, com exemplos práticos, de como produzir um conteúdo perfeito para sua estratégia de marketing digital.
Capriche no título
O título é a vitrine do seu artigo. Ele é a primeira coisa que o seu público vai ver nos resultados de busca do Google. Então, com o título você pode ganhar ou deixar de ganhar um leitor.
O título do seu artigo deve refletir a ideia central dele (e quanto mais específica e restrita essa ideia, melhor!). Mas o título também deve ser construído de forma chamativa e interessante.
Algumas estruturas de títulos que costumam atrair leitores são:
- Uso de verbas como “aprender”, “conhecer”, “saber” no modo imperativo (por exemplo: “Saiba como evitar varizes“);
- Listas (por exemplo: “5 razões para marcar uma consulta no endocrinologista“; “Conheça 7 direitos do trabalhador rural” etc);
- Instrutivos, com uso das palavras “O que fazer para”, “Como” etc (como, por exemplo, o título desse artigo que você está lendo agora!);
- Perguntas (por exemplo: “Usar maquiagem vencida faz mal para a pele?”; “A empresa pode demitir funcionária grávida?” etc);
- Indicação do ano em que o artigo está sendo publicado (por exemplo: “Aposentadoria por idade 2023: Requisitos“);
Divida o texto em subtítulos e use as heading tags
É muito importante que o seu texto seja visualmente “gostoso” de ler, e que o leitor consiga identificar facilmente onde cada informação poderá ser encontrada.
Chamamos essa característica de escaneabilidade.
Um artigo escaneável é aquele que fornece uma noção geral do conteúdo logo quando “batemos o olho” nele.
Uma maneira de alcançar esse objetivo é dividindo seu texto em subtítulos. A divisão deve seguir a estrutura e ordem dos abordados ao longo do seu artigo.
Na sua plataforma de blog (como o WordPress), você poderá predefinir o estilo desses títulos conforme as heading tags H2 e H3.
O que são essas tags? São estruturas que permitem o “nivelamento” dos títulos.
Além de ajudarem na estrutura visual desses títulos, as heading tags também são lidas pelo algoritmo do Google. Portanto, elas agem como uma ferramenta para sua estratégia de SEO também, conforme explicaremos a seguir.
Use sua palavra-chave na introdução e nos subtítulos
Antes mesmo de começar a escrever o texto, você tem a chance de escolher uma palavra-chave e então produzir todo o conteúdo em torno dela.
Ao usar a palavra-chave na introdução e nos subtítulos, você aumenta as chances de que o algoritmo do Google entenda o seu artigo como um conteúdo relevante sobre o tema.
Assim, o uso de palavras-chave é uma técnica importante de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization, ou SEO).
Para um conteúdo perfeito para marketing, use parágrafos curtos
Textos com parágrafos muito longos acabam se tornando mais cansativos de ler. Ou, pior ainda: espantam o leitor antes mesmo de ele iniciar a leitura.
A “pausa” entre as frases é um recurso que pode facilitar a leitura. Inclusive, o próprio Google leva isso em consideração!
A legibilidade também é uma métrica adotada no SEO. Textos com parágrafos muito longos são considerados textos com baixo readability score (índice de legibilidade). O Google pode preterir esses textos em favor de outros textos mais “fáceis” de ler.
Use bullet points para enumerar itens ou apresentar listas
Ainda sobre legibilidade e escaneabilidade, os bullet points (listas com marcadores) são recursos que ajudam na leitura e compreensão de:
- listas;
- róis de hipóteses legais;
- subtópicos;
- classificações;
- basicamente, qualquer texto que segue aos “dois pontos” e que conterá muitas palavras separadas por vírgula ou ponto e vírgula.
Viu só o que acabamos de fazer? Usamos bullet points para exemplificar os casos em que você pode usar bullet points para melhor a aparência e SEO do seu artigo.
Além disso, o uso de bullet points traz um bônus! O Google pode entregar essa parte do seu conteúdo diretamente ao leitor, quando ele buscar por uma pergunta relacionada. De acordo com o próprio Google, os seus sistemas automatizados “determinam se a página gera um trecho em destaque que merece ser realçado em uma pesquisa.”
Então, se você escrever um bom conteúdo com uso de bullet points onde couber, pode ter essa parte do conteúdo destacado pelo Google. Isso aumenta as chances de o leitor clicar no link para seu site e ler seu conteúdo.
Veja esse exemplo, onde o Google recomendou um artigo publicado no LinkedIn da In Company:
A metadescrição também ajuda a tornar seu conteúdo perfeito para marketing
Seu trabalho não termina quando você termina de escrever e formatar o artigo!
É muito importante pensar também no SEO da página web em que esse artigo será publicado.
Em plataformas de blog, existe a funcionalidade de informar a metadescrição do seu artigo.
A metadescrição nada mais é que um resumo do seu artigo que vai aparecer abaixo dele nos resultados de busca do Google, por exemplo:
Ela segue uma ideia parecida com o conceito de lide no jornalismo.
A metadescrição também impacta as chances de seu conteúdo ser recomendado pelo Google. Além disso, fornece ao leitor uma informação extra sobre o que ele encontrará no seu artigo. É a sua chance de fisgá-lo!
Conteúdo perfeito para marketing digital: sua estratégia para conseguir mais clientes em 2023!
Agora que você já sabe como produzir um conteúdo perfeito para marketing digital, já pode começar a escrever!
Mas para ficar cada vez melhor em produção de conteúdo voltada para marketing, é fundamental conhecer as outras ações e áreas do marketing aplicáveis ao seu negócio.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY
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