Artigos Postado no dia: 18 abril, 2022

Como otimizar o seu tempo e embalar os conteúdos de diversas formas no marketing jurídico

No marketing jurídico, distribuímos conteúdo informativo relevante para nossa audiência, de forma constante até conseguirmos obter um posicionamento e outros resultados. Temos o desafio de planejar a pauta de conteúdos, produzi-los, mas ao mesmo tempo otimizar nosso tempo para podermos nos dedicar a outras estratégias. Como fazer isso?

É possível usar diferentes formas e plataformas para distribuir um mesmo tipo de conteúdo. Essa é uma forma de otimizar seu tempo e explorar ao máximo o potencial de um conteúdo jurídico.

Neste artigo, daremos algumas dicas de como planejar a criação dos conteúdos e distribui-los de maneira disseminada, mas perfeitamente integrada.

 

Prefere assistir esse conteúdo em vídeo? Clique aqui

Primeiro passo: definindo os focos do seu projeto de marketing jurídico

A primeira dica para a sua estratégia de marketing jurídico baseada em conteúdo é: defina qual é a área foco do seu projeto, ou as áreas (podem ser mais de uma). As áreas de foco de um projeto de marketing jurídico nem sempre equivalem a todas as áreas de atuação de um escritório de advocacia. Um escritório que atua em 5 segmentos do Direito, por exemplo, pode muito bem optar por focar o marketing de conteúdo em apenas 1 ou 2 segmentos no início.

Outra possibilidade é escolher um número determinado de soluções jurídicas oferecidas pelo escritório para serem o foco estratégico do projeto de marketing.

Por exemplo, um escritório que atua em Direito Empresarial pode focar em 2 serviços advocatícios, entre as várias soluções jurídicas que existem dentro do guarda-chuva desta área tão vasta.

 

Segundo passo: planejando a pauta de conteúdo

Definidos esses focos estratégicos, temos que fazer um planejamento de conteúdo. De preferência, devemos pensar em pelo menos 1 conteúdo por semana para cada uma das áreas escolhidas.

Planeje esse conteúdo para um mês. Gere uma pauta baseada nessas duas áreas, com temas ligados às dores e soluções que seus clientes normalmente têm.

O planejamento da pauta é essencial pra que gere o resultado esperado.

 

Terceiro passo: produzindo e destrinchando o conteúdo

Passada a fase do planejamento da pauta, temos que executar esse planejamento.

A partir do primeiro tema do seu plano de pauta, faça um artigo que tenha entre 800 a 1000 palavras. Faça um vídeo que tenha entre 5 a 8 minutos sobre essa pauta. E faça um podcast de cerca de 20 minutos sobre essa mesma pauta. Com esse plano, você gerou 3 tipos de conteúdo a partir de uma mesma pauta:

  • conteúdo escrito;
  • conteúdo de vídeo;
  • conteúdo de áudio.

O artigo pode até mesmo ser o seu ponto de partida para os demais conteúdos. Você pode, por exemplo, fazer uma “versão vídeo” de um artigo.

 

Dicas estratégicas para destrinchar seu conteúdo

Caso o vídeo ou podcast sejam mais difíceis de produzir, você pode até mesmo estipular que se faça apenas 1 por mês, mantendo a pauta de 1 artigo escrito por semana.

Ou, até mesmo, você pode fazer um único podcast ou vídeo reunindo todos os temas dos textos. Se isso for feito de uma forma bem integrada, coesa, sintetizada, pode se tornar um conteúdo bastante rico e com alto potencial de atração.

O importante é “destrinchar” o conteúdo em diversas frentes, e criar novos conteúdos baseados em uma mesma pauta. Assim, você otimiza seu tempo, não sendo necessário criar novas pautas ou produzir novos textos, pois o texto do seu vídeo vai ser uma versão adaptada de um texto já publicado.

Outra forma de distribuir seus conteúdos escritos é por meio de blogs e newsletters via e-mail ou whatsapp.

A cada novo conteúdo escrito, você vai publicar no seu blog e disparar um e-mail para sua base de dados. Assim, você marca presença perante essas pessoas e as qualifica com informação. No marketing, chamamos isso de “nutrir” ou “qualificar” leads. A consequência dessa nutrição ou qualificação é que o lead pode vir a se transformar em um cliente.

Quanto aos conteúdos de vídeo, além de publicá-los nas suas redes sociais e no Youtube, você pode ter uma área dentro do seu site como se fosse uma biblioteca de vídeos

 

Linguagem no marketing jurídico

Por maior que seja a distribuição dos conteúdos e a diversificação dos formatos e plataformas que você usar, há uma coisa que deve ser padronizada: sempre fale com uma linguagem informativa. Os conteúdos devem ter um teor educativo. É o que mandam as diretrizes de publicidade advocatícia da OAB. Mas não só isso: é também a estratégia que gera os melhores resultados no médio e longo prazo, ensinando o cliente sobre essa área de atuação.

Com isso, você vai ensinar o seu cliente a comprar de você. Seu conteúdo vai fazê-lo identificar necessidades e desejos que levarão a uma decisão de compra.

 

Ganhe tempo e multiplique chances: busque várias formas de embalar seu conteúdo

Neste artigo, você conferiu várias ideias para embalar o conteúdo de diversas formas, que é a principal matéria prima do marketing jurídico.

Quanto mais você diversifica os formatos e plataformas de distribuição do conteúdo, mais você otimiza seu tempo e multiplica as suas probabilidades de atingir as pessoas certas.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a pensar diferente e potencializar suas chances de sucesso com marketing jurídico!

Quer saber mais sobre marketing jurídico e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?

 

ENTÃO, APROVEITE AS OPORTUNIDADES ABAIXO:

  • CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – Atualizado com o novo código de ética da OAB, provimento 205/2021.

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

Inscrições: ACESSE AQUI.

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

 

  • ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados