
Marketing digital gera negócios, isso é fato. Mas e na advocacia? Como ele pode gerar tantos resultados se está submetido a regras diferentes de outros mercados e profissões?
Existem algumas áreas dentro do marketing e marketing digital que se aplicam perfeitamente à advocacia e geram excelentes resultados financeiros. São elas: o marketing de conteúdo e o inbound marketing.
Nesse artigo, você vai entender porque essas duas áreas são as mais compatíveis com as diretrizes da OAB, e como elas ajudam advogados a conseguir mais clientes e ganhar dinheiro.
Como o marketing digital gera negócios
“Marketing digital” é um termo amplo que abrange toda e qualquer técnica de marketing executada com ferramentas digitais, primordialmente na Internet.
Cada técnica ou estratégia gera possibilidades diferentes de negócios. Alguns exemplos de como o marketing digital, em geral (ainda não estamos falando do marketing jurídico) gera receitas, são:
- vendas de produtos (e-commerce, infoprodutos etc);
- receitas com anúncios (monetização de blogs e vídeos do YouTube);
- publicidade paga (as famosas “publis”);
- conversão de leads para relacionamento e geração de venda no longo prazo (inbound marketing);
- entre outros.
As possibilidades são muitas no marketing digital, mas o cenário muda um pouco quando entramos no terreno da advocacia.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na sua função de zelar pela dignidade e credibilidade do ofício da advocacia, tem algumas diretrizes sobre a forma de fazer publicidade.
Os inscritos nos quadros da OAB estão sujeitos a essas regras, sob pena de incorrer em infrações e suas respectivas penalidades.
Então, o marketing digital jurídico também oferece oportunidades de negócios e receitas para o advogado, mas com algumas ressalvas que levam à necessidade de um planejamento de marketing bastante cuidadoso e estratégico.
Marketing digital aplicado à advocacia
A OAB restringe um pouco as possibilidades de marketing para advogados. Algumas ações que são o cerne do marketing feito em outros segmentos de mercado (como a menção a valores, descontos, uso de adjetivos e slogans de autopromoção e gatilhos de persuasão) são expressamente vedadas aos advogados.
Mas nem tudo são proibições. O Provimento n. 205/2021 do CFOAB deixa bem claro que é permitida a publicidade de teor informativo, o marketing de conteúdos jurídicos, primando pela discrição e sobriedade.
Isso não é pouco! O marketing de conteúdo é uma estratégia riquíssima e que se mostra muito eficiente para criar relações duradouras entre advogado e cliente.
Diferentemente das estratégias cujo trunfo está no preço ou no destaque às características do produto ou serviço, o marketing de conteúdo atua em uma premissa anterior à oferta.
A intenção do marketing de conteúdo é informar o público, fazendo-o perceber a complexidade dos temas que levam à necessidade de contratação de um advogado. É como se, em vez de apenas tentar vender um sapato usando o argumento de que ele é confortável, estivéssemos mostrando por que é importante buscar conforto ao escolher um sapato.
No marketing de conteúdo jurídico, divulgamos conhecimento sobre temas jurídicos ou temas que guardam alguma relação com o Direito. São temas pelos quais as pessoas buscam informação na Internet. Então, nada mais fazemos que satisfazer a esses interesses, otimizando sites e páginas para que eles tenham maiores chances de aparecerem para essas pessoas.
E como isso gera dinheiro?
Basicamente, atraindo as pessoas ao seu site e suas páginas para que elas se tornem uma audiência fiel e sintam-se à vontade para avançar no relacionamento com você, até o dia em que está pronto para comprar seu serviço.
Esse “avanço” pode se dar de várias formas, em variados graus de organicidade. A esse fluxo que vai desde o primeiro contato com o conteúdo até a venda, damos o nome de “jornada de compra”.
A jornada de compra é o conceito-base do inbound marketing, uma outra vertente do marketing digital que faz uso do marketing de conteúdo.
Se você é ansioso ou é o tipo de advogado que prefere metodologias do que deixar acontecer naturalmente, então o inbound marketing é perfeito para você.
Como funciona o inbound marketing jurídico
A jornada de compra do inbound marketing é trabalhada mediante um conceito fictício chamado “funil de vendas”.
Toda a ideia por trás da metodologia consiste em atrair pessoas para nosso funil, e “afunilar” esse relacionamento até chegar a um ponto de confiança e convencimento do cliente sobre o seu serviço.
De forma resumida, o funil de vendas se baseia em:
Fase do funil | Objetivo principal |
Topo de funil | atração de clientes em potencial |
Meio de funil | nutrição ou qualificação desses leads |
Fundo de funil | conversão em venda |
Fundo de funil estendido | Retenção, fidelização, cross selling, upselling ou reconquista de ex cliente. |
Para cada objetivo, há estratégias digitais de conteúdo e CRM que podem acelerar o processo de afunilamento.
Quer saber mais sobre marketing digital / marketing jurídico?
Aproveite as oportunidades abaixo:
- CURSO DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – uma visão estratégica do que investir no seu plano de marketing: https://incompanypr.com.br/curso-palestra/curso-de-marketing-juridico-digital-uma-visao-estrategica-do-que-investir-no-seu-plano-de-marketing/
- PALESTRA: INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm
- E-BOOK: INBOUND MARKETING JURÍDICO: https://in-company.rds.land/ebook2020-inboundmarketingjuridico
- LIVRO Marketing Jurídico – A Estratégia da Diferenciação, publicado pela Editora Juruá, coordenado pela advogada e consultora Juliana Pacheco, com capítulos assinados por mais de 20 colaboradores, entre eles o Head da In Company: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=29973
- LIVRO Marketing Jurídico Prático – Técnicas e Estratégias que Atraem Clientes para Advogados e Escritórios – O Marketing Jurídico na Visão de Especialistas, coescrito pelo Head da In Company: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=30120
- Blog In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
- In Cast, o podcast da In Company: https://incompanypr.com.br/incast/
- ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980