Artigos Postado no dia: 4 julho, 2023

Como o Marketing Jurídico Digital gera negócios para os advogados

Marketing digital gera negócios, isso é fato. Mas e na advocacia? Como ele pode gerar tantos resultados se está submetido a regras diferentes de outros mercados e profissões?

Existem algumas áreas dentro do marketing e marketing digital que se aplicam perfeitamente à advocacia e geram excelentes resultados financeiros. São elas: o marketing de conteúdo e o inbound marketing.

Nesse artigo, você vai entender porque essas duas áreas são as mais compatíveis com as diretrizes da OAB, e como elas ajudam advogados a conseguir mais clientes e ganhar dinheiro.

 

Como o marketing digital gera negócios 

“Marketing digital” é um termo amplo que abrange toda e qualquer técnica de marketing executada com ferramentas digitais, primordialmente na Internet.

Cada técnica ou estratégia gera possibilidades diferentes de negócios. Alguns exemplos de como o marketing digital, em geral (ainda não estamos falando do marketing jurídico) gera receitas, são:

  • vendas de produtos (e-commerce, infoprodutos etc);
  • receitas com anúncios (monetização de blogs e vídeos do YouTube);
  • publicidade paga (as famosas “publis”);
  • conversão de leads para relacionamento e geração de venda no longo prazo (inbound marketing);
  • entre outros.

As possibilidades são muitas no marketing digital, mas o cenário muda um pouco quando entramos no terreno da advocacia.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na sua função de zelar pela dignidade e credibilidade do ofício da advocacia, tem algumas diretrizes sobre a forma de fazer publicidade.

Os inscritos nos quadros da OAB estão sujeitos a essas regras, sob pena de incorrer em infrações e suas respectivas penalidades.

Então, o marketing digital jurídico também oferece oportunidades de negócios e receitas para o advogado, mas com algumas ressalvas que levam à necessidade de um planejamento de marketing bastante cuidadoso e estratégico.

 

Marketing digital aplicado à advocacia

A OAB restringe um pouco as possibilidades de marketing para advogados. Algumas ações que são o cerne do marketing feito em outros segmentos de mercado (como a menção a valores, descontos, uso de adjetivos e slogans de autopromoção e gatilhos de persuasão) são expressamente vedadas aos advogados.

Mas nem tudo são proibições. O Provimento n. 205/2021 do CFOAB deixa bem claro que é permitida a publicidade de teor informativo, o marketing de conteúdos jurídicos, primando pela discrição e sobriedade.

Isso não é pouco! O marketing de conteúdo é uma estratégia riquíssima e que se mostra muito eficiente para criar relações duradouras entre advogado e cliente.

Diferentemente das estratégias cujo trunfo está no preço ou no destaque às características do produto ou serviço, o marketing de conteúdo atua em uma premissa anterior à oferta.

A intenção do marketing de conteúdo é informar o público, fazendo-o perceber a complexidade dos temas que levam à necessidade de contratação de um advogado. É como se, em vez de apenas tentar vender um sapato usando o argumento de que ele é confortável, estivéssemos mostrando por que é importante buscar conforto ao escolher um sapato.

No marketing de conteúdo jurídico, divulgamos conhecimento sobre temas jurídicos ou temas que guardam alguma relação com o Direito. São temas pelos quais as pessoas buscam informação na Internet. Então, nada mais fazemos que satisfazer a esses interesses, otimizando sites e páginas para que eles tenham maiores chances de aparecerem para essas pessoas.

E como isso gera dinheiro?

Basicamente, atraindo as pessoas ao seu site e suas páginas para que elas se tornem uma audiência fiel e sintam-se à vontade para avançar no relacionamento com você, até o dia em que está pronto para comprar seu serviço.

Esse “avanço” pode se dar de várias formas, em variados graus de organicidade. A esse fluxo que vai desde o primeiro contato com o conteúdo até a venda, damos o nome de “jornada de compra”.

A jornada de compra é o conceito-base do inbound marketing, uma outra vertente do marketing digital que faz uso do marketing de conteúdo.

Se você é ansioso ou é o tipo de advogado que prefere metodologias do que deixar acontecer naturalmente, então o inbound marketing é perfeito para você.

 

Como funciona o inbound marketing jurídico

A jornada de compra do inbound marketing é trabalhada mediante um conceito fictício chamado “funil de vendas”.

Toda a ideia por trás da metodologia consiste em atrair pessoas para nosso funil, e “afunilar” esse relacionamento até chegar a um ponto de confiança e convencimento do cliente sobre o seu serviço.

De forma resumida, o funil de vendas se baseia em:

 

Fase do funil Objetivo principal
Topo de funil atração de clientes em potencial
Meio de funil nutrição ou qualificação desses leads
Fundo de funil conversão em venda
Fundo de funil estendido Retenção, fidelização, cross selling, upselling ou reconquista de ex cliente.

 

Para cada objetivo, há estratégias digitais de conteúdo e CRM que podem acelerar o processo de afunilamento.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

 


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