Artigos Postado no dia: 1 outubro, 2020

Como o conteúdo digital impacta a relação médico-paciente

Um médico leva em média 6 anos para se formar – fora os anos de residência médica. Em 6 anos, muita coisa pode acontecer no mundo digital!

Você já parou pra pensar em tudo que mudou na relação médico-paciente nos últimos anos por causa do Google, Whatsapp, Instagram?

A percepção do público sobre o trabalho do médico é transformada o tempo inteiro, no mesmo ritmo em que as redes sociais e a Internet impactam todos os outros setores do mercado e do conhecimento.

Neste artigo, vamos entender um pouco melhor essas mudanças e analisar como se inserir nessa nova realidade.

 

Mudanças que a Internet e tecnologia trouxeram à relação médico-paciente

Google virou Doutor

Qual médico nunca ouviu, em uma consulta, o paciente dizer: “Doutor, mas eu pesquisei e vi no Google que…”?

É uma realidade: o Google se tornou a primeira fonte de informação à qual as pessoas recorrem quando têm dúvidas sobre saúde.

Por um lado, muitos acreditam que esta disponibilidade de conteúdo precariza o trabalho dos profissionais.

Mas por outro lado, o Google também abriu espaços para médicos se tornarem conhecidos e firmarem a sua autoridade perante novos públicos.

DMs do Instagram, Whatsapp e websites viraram recepções

Para quem já passa a maior parte do dia em frente ao celular, mandar uma mensagem pelo DM (direct) do Instagram ou Whatsapp é muito mais natural do que ligar para marcar uma consulta.

E de fato, é o que muitos pacientes fazem!

Nem todos os consultórios realizam agendamentos desta forma – mas caso você tenha uma equipe preparada e queira usar desta ferramenta, as chances de aumentar o número de atendimentos marcados é altíssima.

Além disso, muitos laboratórios e hospitais também usam da Internet para enviar resultados de exames, o que facilita a vida de seus pacientes e poupa tempo da equipe!

Médicos viraram influenciadores

A ideia do médico como figura pública que leva sua expertise para programas de TV e jornais já existia antes da Internet.

Mas as redes sociais democratizaram ainda mais a conexão entre o médico e a comunidade.

Hoje, mesmo um médico que não tenha um relacionamento com a imprensa, ou que more longe das grandes mídias de comunicação, pode construir sua própria plataforma e produzir conteúdos informativos na Internet.

Quais os riscos do conteúdo digital?

As vantagens que o marketing digital oferecem aos médicos são inúmeras, mas é preciso estar atento para não violar as disposições do Código de Ética Médica (Resolução n.º 2.217/2018 do CFM).

A começar pelo teor do conteúdo: ele deve ser meramente informativo, sem caráter comercial.

O médico também não pode participar de anúncios comerciais usando de suas credenciais ou sua condição de médico.

Assim, por mais que seja importante construir uma autoridade no meio digital, e inevitavelmente isso gera influência, o médico não pode divulgar produtos ou serviços ou fazer parcerias comerciais de divulgação.

Como aproveitar o melhor dos conteúdos digitais

O conteúdo digital aproxima médicos de seus pacientes e potenciais pacientes, aumentando as chances de trazê-los para seu consultório.

Algumas das estratégias de conteúdo mais bem sucedidas no marketing médico são a produção de vídeos para youtube, Instagram Stories, Instagram Reels, e outras plataformas de conteúdos curtos, rápidos e dinâmicos.

Uma ação de marketing médico que obtém excelente performance e resultados nessas mídias é a de perguntas e respostas.

Instagram Stories com “caixinhas” de perguntas estimulam o engajamento e encorajam as pessoas a se abrirem sobre suas dúvidas, pois os Stories respondidos não expõem o autor da pergunta.

Neste momento, você pode se perguntar: Mas, ao entregar tantas respostas e solucionar dúvidas gratuitamente para as pessoas, não estarei perdendo a chance de torná-las minhas pacientes?

E a resposta é: Não! Pelo contrário.

Você vai se surpreender com a quantidade de mensagens e perguntas que vai receber mesmo após postar conteúdos e tirar dúvidas publicamente.

Este pode ser o início de um relacionamento médico-paciente.

Quando você consegue fazer um paciente se sentir à vontade para interagir com você, e fazê-lo confiar no seu conhecimento e experiência, aumentam as chances de ele escolher você para marcar uma consulta.

Porém, não subestime o poder dos blogs, participações em imprensa escrita e outros conteúdos escritos de maior profundidade também.

Diferente dos Stories, os textos e blog posts não desaparecem e são mais fáceis de serem encontrados com SEO e palavras-chave. É preciso explorar essa vantagem, apostando em uma boa estratégia de posicionamento no Google.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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