Identificar conexões entre usuários vai te ajudar a poupar tempo e recursos no marketing médico. Essa estratégia é utilizada pelas maiores marcas do mundo para oferecer os produtos ideais para seu público. No marketing, essa estratégia também se aplica por meio do funil de vendas, um conceito de inbound marketing que ajuda médicos a conquistarem pacientes por meio do conteúdo informativo.
Nesse artigo, você vai entender mais sobre a identificação de conexões entre usuários, e como extrair o melhor dessa estratégia no marketing médico.
Identificando conexões entre usuários no marketing digital
Produzir bons conteúdos é fundamental para atrair potenciais pacientes na Internet. Mas tão importante quanto isso é aproveitar as oportunidades decorrentes das conexões entre usuários que se encontram em estágios ou perfis parecidos.
Essa teoria é trazida no livro “A Armadilha do Conteúdo”, escrito pelo professor de estratégia da Harvard Business School, Bharat Anand. Segundo Anand, é fundamental aproveitar as oportunidades de uso dos conteúdos de acordo com as afinidades entre os consumidores. Essa é uma estratégia utilizada por diversas marcas para oferecer os produtos ideais aos seus consumidores. Também é uma estratégia utilizada por diversos provedores de conteúdo que se destacam na era digital.
Nas palavras de Anand: “(…) focar nos relacionamentos com os consumidores individuais um por um, ou no conteúdo produzido para cada um deles, é desconhecer o segredo do sucesso em um mundo conectado. O sucesso vem não apenas de criar conteúdo – ele vem de Criar para Conectar” (p. 100).
Por isso, a chave para criar uma estratégia de conteúdo forte e poderosa não é necessariamente criar mais e mais conteúdos a fim de atingir o máximo de pessoas possíveis, mas sim, aproveitar as conexões entre diferentes personas ou diferentes usuários que estão em fases parecidas da jornada de compra, otimizando assim a distribuição do seu conteúdo.
Isso pode ser feito por meio da estratégia do funil de vendas.
Quais são as etapas do funil de vendas no marketing médico?
O funil de vendas é uma ferramenta de inbound marketing que é adotada em diversas vertentes do marketing, como o marketing jurídico, e também o marketing médico.
Ele funciona para qualquer segmento de mercado, pois baseia-se em uma ideia que se aplica a qualquer tipo de relacionamento de consumo. O que tornará o funil de vendas no marketing médico diferente dos demais segmentos será a adoção dos canais de distribuição de conteúdo, e claro, o teor do conteúdo.
Basicamente, o funil de vendas é dividido em etapas classificadas conforme o nível de engajamento que as pessoas online têm com o seu conteúdo:
- No topo do funil, o indivíduo ainda está conhecendo você, sua marca médica;
- No meio do funil, o indivíduo já demonstrou um interesse inicial pelo seu conteúdo, já te conhece melhor;
- No fundo do funil, o indivíduo já formou a sua opinião sobre você e está pronto para tomar a decisão de consumir seu serviço.
É na identificação dessas etapas do funil de vendas que o aproveitamento das conexões vai fazer a diferença. As fases do funil de vendas são formas de categorizar o nível de interesse e engajamento que um determinado grupo de indivíduos tem com o seu conteúdo.
Indivíduos que se encontram em uma mesma fase do funil de vendas podem receber o mesmo tipo de conteúdo. Você não precisa criar um conteúdo direcionado especificamente para cada pessoa. Esse nível de personalização será atingido mais tarde, conforme a jornada for se “afunilando”, e o indivíduo descer até o fundo do funil.
Como a identificação das conexões entre usuários gera leads/novos pacientes no marketing médico
Dentro do seu planejamento de conteúdos informativos sobre temas relacionados à sua área da Medicina ou Saúde, você preparará conteúdos adequados para cada etapa do funil de vendas.
Os conteúdos para topo de funil serão postados no seu site, blog, redes sociais, canal do Youtube etc. São conteúdos de acesso aberto a qualquer pessoa que chegue até você pelo Google, por indicação, ou por qualquer outro meio.
Mas conforme o funil de vendas vai se estreitando, os conteúdos a serem enviados serão diferenciados.
Um software de CRM poderá automatizar o envio desses conteúdos.
A identificação da fase do funil em que cada usuário se encontra é feita conforme as ações que os usuários da Internet tomarem em relação ao seu site. Quando um usuário se inscreve para receber sua newsletter, ou informa seu e-mail para fazer download de um material, por exemplo, ele já se torna um lead. A partir daí, o software vai enviar conteúdos de meio de funil para esse lead.
Toda essa programação é realizada previamente.
Assim, você ganha tempo, otimiza seus conteúdos e evita que conteúdos inadequados sejam enviados cedo demais ou tarde demais para as pessoas.
Além disso, o aproveitamento das conexões te ajudar a se concentrar na produção de um conteúdo mais relevante para cada tipo de indivíduo que faz parte do seu público alvo. Ao planejar e produzir conteúdo, você priorizará a qualidade e adequação, em vez da quantidade.
Conexões entre usuários: como extrair o melhor dessa estratégia
Como você deve ter percebido, o funil de vendas e as estratégias de aproveitamento das conexões entre usuários demandam um planejamento especializado, e uma colheita e análise de dados bastante cuidadosos.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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