Artigos Postado no dia: 16 novembro, 2022

Como escolher a melhor empresa ou agência de marketing jurídico para seu escritório de Advocacia

Empresa ou Agência de marketing jurídico ou marketing “generalista”? Qual das duas escolher? Na prática, muitos advogados acabam escolhendo aquela que o orçamento permite, ou aquela que seus colegas recomendam.

É perfeitamente possível desenvolver um bom projeto de marketing jurídico que cabe no seu orçamento e que corresponde às suas expectativas. Mas para isso, é preciso entender o que é o marketing jurídico e ser cuidadoso ao escolher a empresa que vai cuidar disso para você.

Acompanhe essa leitura para descobrir o que você precisa saber para escolher a melhor empresa ou agência de marketing jurídico, inclusive, com 4 dicas para tomar a decisão certa.

 

Marketing jurídico enquanto nicho de mercado

O marketing jurídico se difere do marketing “geral” por causa de dois fatores principais:

  • o fator jurídico (leis);
  • o fator mercadológico.

Para entender isso, vamos fazer uma rápida analogia com o Direito

Algumas áreas do Direito precisam ser estudadas separadamente porque são guiadas por leis e princípios diferentes. Por exemplo, o Direito Penal é um ramo do Direito Público, guiado por princípios muito diferentes do Direito Civil e os contratos, por exemplo, os quais seguem o princípio da autonomia privada.

Por outro lado, algumas áreas do Direito não são necessariamente tão diferentes entre si em termos legais e principiológicos; mas acabam “nascendo” a partir de demandas do mercado. Por exemplo: o Direito das Startups nasceu de uma necessidade de “modernizar” algumas práticas do Direito Empresarial, adaptando-as à realidade das startups.

O marketing jurídico também traz esses dois fatores que o distinguem do marketing aplicado ao comércio e serviços em geral.

Em primeiro lugar, o marketing jurídico segue regras e orientações específicas. Não são regras que ditam exatamente como tudo deve ser feito, mas no mínimo, essas regras guiam e até mesmo limitam a atuação do marketing jurídico. Estamos falando do Código de Ética e Disciplina da OAB, do Provimento n. 205/2021, e das decisões dos Tribunais de Ética e Disciplina.

Em segundo lugar, o marketing jurídico também é feito de estratégias e direcionamentos traçados a partir de uma análise do mercado jurídico, e também da cultura jurídica.

Então, o marketing jurídico é uma combinação de todos esses elementos, requerendo do profissional de marketing um conhecimento especializado e um olhar atento à advocacia enquanto mercado, e não apenas ofício.

 

Empresa de marketing jurídico ou marketing generalista: qual escolher?

Como você viu no item anterior, o marketing jurídico se justifica como um nicho de mercado próprio. Como tal, exige profissionais especializados.

Fica fácil concluir então que uma empresa especializada em marketing jurídico terá melhores condições de desenvolver um projeto de marketing jurídico que gere bons resultados e esteja de acordo com as diretrizes da OAB.

Isso não quer dizer que uma empresa de marketing “geral” nunca conseguirá fazer um trabalho, ou que toda empresa de marketing jurídico necessariamente será boa. Mas com certeza, contar com profissionais que entendem de marketing jurídico é um diferencial que você vai sentir na prática, ao desenvolver cada ação, e ao medir os resultados.

 

3 dicas para escolher a melhor empresa ou agência de marketing jurídico para seu escritório de advocacia

Agora que você já entendeu por que uma empresa de marketing jurídico tem melhores condições de atender seu escritório de advocacia, confira essas dicas para escolher a empresa mais certa para você:

Entenda o básico sobre marketing jurídico

Por que é importante saber pelo menos o básico sobre marketing jurídico antes de contratar uma empresa, se é ela quem fará o trabalho por você? Muito simples: se você não entende nada sobre o que é o marketing jurídico, não saberá avaliar o trabalho da empresa e ter expectativas claras sobre o que ela pode fazer por você.

Muitos advogados acabam se decepcionando ao perceber que uma empresa de marketing jurídico não está fazendo as coisas do jeito que eles imaginavam que seriam. Quando, na verdade, o que eles imaginavam que seria é algo que não funciona no marketing jurídico, ou talvez nem seja permitido fazer.

Por isso, é importante ter uma noção, ainda que mínima, sobre o que é marketing jurídico, antes de contratar esse tipo de serviço.

 

Pesquise sobre a história e o trabalho da empresa

Para depositar a sua confiança em uma empresa e escolhê-la para trabalhar para você, é preciso saber como ela trabalha para si própria. Se a empresa é cuidadosa na forma como se apresenta no mercado, se tem uma marca bem construída, se promove a inovação e a ética em seu trabalho, há grandes chances de que ela também vá aplicar todos esses valores ao trabalhar para você.

Além disso, também é importante conhecer sua história, tempo de atuação no mercado, a expertise de seus profissionais.

Por fim, observar o trabalho que a empresa fez e faz para outros escritórios de advocacia também te dá uma ideia do que você pode obter dos seus serviços.

 

Defina quanto você poderá investir

Seu orçamento nem sempre será determinante para fechar um negócio com uma empresa de marketing, pois muitas estão dispostas a se adaptar à sua realidade. Mas ele será determinante para definir a quantidade e qualidade de serviços que a empresa pode prestar.

O marketing jurídico pode abranger diversos tipos de serviços:

  • Criação de branding institucional;
  • Desenvolvimento ou repaginação de website;
  • Desenvolvimento de app;
  • Produção de conteúdo para redes sociais, blog posts, Youtube;
  • Assessoria de imprensa digital;
  • Gestão de fluxos de automação de inbound marketing;
  • Criação e gestão de newsletters, listas de transmissão (Telegram, WhatsApp etc);
  • E vários outros.

Se você tem um teto para investir com marketing jurídico, é importante deixar isso claro para que você e a empresa definam juntos quais são os serviços mais essenciais em que vão focar, inclusive definindo questões referentes a quantidade, qualidade e frequência.

 

Equipe e especialidades profissionais

Talvez o item mais importante, a agência escolhida deve ter um equipe especializada em marketing jurídico e ao mesmo tempo especializada em marketing digital. Os profissionais devem ser multidisciplinares para serem capaz de tocar todas as estratégias possíveis no marketing jurídico, tais como: designers, programadores, webdesigners, planejamento, redatores, social mídia, tráfego pago, inbound marketing, atendimento e coordenação.

Na In Company, graças a Deus temos todo esse time para você!

 

 

Quer saber mais sobre marketing jurídico e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

 

  • FAÇA O CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – Atualizado com o novo código de ética da OAB, provimento 205/2021.

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

Inscrições: ACESSE AQUI.

 

  • ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados