Artigos Postado no dia: 20 outubro, 2022

Como criar uma marca médica forte e acelerar seu marketing ?

Marca médica

Marca médica é um conceito muito amplo, que abrange tanto aspectos tangíveis quanto intangíveis. Criar ou gerir uma marca não é a mesma coisa que fazer marketing. Mas quando a marca é forte e bem gerida, ela pode aumentar o potencial das ações de marketing dentro de um projeto voltado para o segmento da saúde.

Neste artigo, vamos entender de maneira bem simples qual é a diferença entre marca e marketing, qual dos dois vem primeiro, e como fazer com que um ajude o outro a trabalhar para você.

 

Marca vs marketing: entenda a diferença e qual vem primeiro

Muitos médicos investem na criação de site, logotipo e gestão de redes sociais, tudo ao mesmo tempo, acreditando que tudo se trata da mesma coisa.

Embora estas ações sejam dependentes umas das outras, é importante diferenciar marca de marketing.

Uma marca é um conjunto de valores e sinais distintivos que identificam você, como médico, ou o nome da sua clínica. A marca médica é formada pelo nome que você adota profissionalmente, ou o nome da sua clínica, e os elementos visuais criados para a divulgação desses nomes, na forma de um logotipo.

A sua marca médica também pode se tornar um ativo financeiro bastante forte quando você faz a devida gestão dela (atividade que chamamos de branding), e quando a registra no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (NPI) e toma todos os cuidados para protegê-la de imitações ou outras formas de uso indevido por terceiros.

Mas a marca médica não é só isso. Esse o conceito tangível de uma marca. Na prática, a marca também atrai para si uma série de valores que se tornam um diferencial competitivo, tais como:

  • a sua reputação;
  • os valores e mensagens que a sua marca comunica implicitamente;
  • e tudo mais que o consumidor pensará quando se deparar com a sua marca pela primeira vez ou com o passar do tempo, pois a marca é um organismo vivo e muda constantemente.

Esses aspectos intangíveis da marca podem ser conquistados com o tempo, mas é fundamental que eles sejam fruto de um planejamentoAssim, você poderá ter controle sobre como sua marca é percebida, e consequentemente, com você é percebido no mercado.

Feito esse planejamento, aí sim é o momento de pensar nas ações de marketing.

O marketing envolve as ações de divulgação, atração e relacionamento que podem resultar em negócios. Ou seja, o marketing médico é o conjunto de ações executadas com a finalidade de levar uma pessoa a se tornar seu paciente e contratar seus serviços médicos.

Ações de marketing realizadas com marcas imaturas ou mal desenvolvidas podem ser um problema. Afinal, nem toda visibilidade ou promoção é benéfica.

É importante que as ações de marketing também passem por um planejamento e estejam alinhadas com os valores da marca. Caso contrário, não irão atrair o tipo de paciente que tem o perfil da sua clínica, ou o tipo de paciente certo que você atende.

 

Como criar uma marca médica forte

Por mais contraditório que isso pareça, a receita para criar uma marca médica forte é não usar a receita de outras marcas.

Sua marca médica deve representar o que há de único em você, pois só assim você se diferenciará dos seus competidores.

Mas há alguns princípios e ações básicas que devem ser consideradas na hora de planejar, criar e gerir uma marca forte.

  1. Primeiramente, é importante se manter fiel ao seu estilo para criar sua logomarca e identidade visual, evitando adotar um padrão ou estética apenas porque está em alta no momento.
  2. Também é importante que a sua marca comunique de forma clara aquilo que você quer passar. Deve-se evirar logomarcas com letras pouco legíveis, combinações de cores que dificultem a visualização ou sejam desagradáveis de olhar, ou com figuras e demais elementos visuais que não sejam claros quanto à mensagem que passam.
  3. Sua marca também deve estar em sintonia com a decoração do espaço físico onde você trabalha.
  4. Mas a logomarca não é a única preocupação na criação da marca médica. É fundamental que você tenha um planejamento de valores, palavras-chave que gostaria que fossem as associações feitas com sua marca, um moodboard de referências para sua comunicação visual, e outros conceitos abstratos que sirvam de referência na hora de criar ações da sua marca.
  5. A gestão da marca médica também se faz pela escolha do que fazer, falar, ou não fazer ou falar. Isso se reflete em: posicionamentos sobre questões atuais, estilo dos posts que você fará, eventos que você comparecerá, linguagem que usará com seus pacientes e também nas redes sociais etc.

 

Como uma marca médica forte potencializa suas ações de marketing na saúde

A marca direciona todo o planejamento de marketing.

É pelos valores da marca que definimos quais serão os canais de comunicação utilizados, quais serão os conteúdos explorados, como será a frequência de publicação, quais as ações de relacionamento serão feitas.

Quando a marca está bem posicionada no mercado e na mente do consumidor, ela começa a gerar negócios sozinha, pois carrega consigo os valores que convencerão as pessoas a comprarem de você.

Quer um exemplo?

Imagine uma situação onde falta clareza e informação sobre um determinado problema de saúde na sociedade.

Todas as pessoas estão aflitas e procurando por informação online.

De repente, você se depara com um post sobre o assunto no Instagram, postado por um médico que é reconhecido por seu nome, pela sua forma de se comunicar, um profissional que você reconheceria em qualquer lugar simplesmente pela forma de se posicionar, que sempre se manteve coerente com suas ações e é respeitado por isso.

Em seguida, você vê outro post sobre o mesmo tema, mas tem algumas informações diferentes do post anterior.

Quando você clica no perfil para saber quem é o dono desse perfil, vê que também é médico, mas não consegue entender muito bem qual é o nicho dele, e vê que os posts são desconexos e não transparecem muito profissionalismo.

Em qual dos dois profissionais você vai acreditar?

Naturalmente, no primeiro, porque é um profissional que já provou muitas vezes que sabe do que fala. Logo, as chances de ele estar certo mais uma vez são maiores.

Isso não quer dizer que o outro médico esteja errado ou não seja um bom profissional. Porém, ele precisará trabalhar mais para conquistar esse poder de convencer simplesmente pelo nome que carrega.

Invista nos dois: sua marca médica e seu projeto de marketing médico

Este é um exemplo simples e que se restringe ao Instagram, mas no dia a dia, a marca comunica e vende de várias outras formas que nem sempre são mensuráveis.

Mas sabe o que é mensurável? Os resultados que você terá com o marketing, sobretudo se você implantar sistemas de gestão da jornada de compra dos pacientes que conquista online.

Por isso é importante diferenciar marca de marketing, e construir uma marca forte que potencializará suas ações de marketing.

 

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