Artigos Postado no dia: 6 julho, 2023

Como criar um plano de marketing para a área da saúde em 5 passos

Tudo começa com um plano! É possível ter sucesso sem um plano, mas confiar na sorte e na aleatoriedade não são estratégias inteligentes para um negócio na saúde.

Sem um bom plano de marketing na área da saúde, dificilmente você poderá replicar o sucesso das estratégias que deram certo ou corrigir as que deram errado.

Ter um plano de marketing bem estruturado é o que ditará o tom da execução da sua estratégia de marketing na saúde, evitando que você desperdice tempo, oportunidades, leads e tenha um baixo ROI.

Nesse artigo, você vai conferir 5 passos básicos para criar um plano de marketing sólido.

 

Como criar um plano de marketing para a saúde em 5 passos

Marketing não é só divulgação e marcar presença na Internet.

É importante ter um método, ter métricas e contar com apoio de profissionais especializados para avaliar a performance da sua estratégia.

Mas antes, é preciso garantir o básico.

Confira os 5 principais passos para criar um plano de marketing com pilares fortes para que a sua execução gere bons resultados:

 

  1. Definasuamarca e seu paciente ideal

Tudo começa por entender quem é você e quem você quer atender.

Sua vida profissional leva muito da suas características pessoais, mas para passar segurança ao seu público e permitir que eles façam uma escolha sobre o profissional que irá atendê-los, é fundamental ter uma marca bem definida.

A marca vai além do logotipo: é a definição de todos os elementos intangíveis dos quais você quer dotar o seu nome e sua imagem.

Isso envolve um trabalho profundo e minucioso de branding, no qual você fará escolhas sobre os valores aos quais quer estar associado e os sentimentos que quer transmitir aos seus pacientes. A partir daí, define-se o tom de voz da sua marca, paleta de cores, símbolos e muito mais.

Já quanto à definição do paciente ideal, trata-se de entender quem são as pessoas que você gostaria de atender, a partir de critérios que vão desde a sua área de especialidade até a localização da sua clínica, a precificação dos seus serviços e muito mais.

No livro “Administração de Marketing”, os renomados autores Philip Kotler e Kevin Keller escreveram:

 

As empresas não conseguem atender todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Precisam, portanto, identificar os segmentos de mercado que poderão atender com eficácia. Essa decisão requer um profundo entendimento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica sobre o que distingue cada segmento.”

 

A definição do seu paciente ideal vai ajudar muito a construção da sua marca. Mais adiante, vai ajudar também a construção das suas estratégias e ações de marketing, para as quais você precisará de uma persona.

 

  1. Escolhaumaassessoria especializada em desenvolvimento de plano de marketing

Não há obstáculos para executar ações de marketing sozinho ou com ajuda de pessoas não especializadas. Mas há riscos nessa forma de atuação!

Por um lado, há o risco de infringir o Código de Ética da sua profissão, que traz diretrizes para a forma de fazer publicidade.

Por outro lado, há o risco do ponto de vista comercial. Sem conhecimentos e ferramentas especializadas para acelerar ou automatizar processos, colher dados e analisá-los, você corre o risco de perder oportunidades de negócio e ter um baixo ROI (Retorno sobre Investimento) — ou, o que é pior, gastar mais com marketing do que ele rende pra você!

Nesse sentido, contar com uma assessoria especializada em marketing para saúde é um passo essencial para quem quer começar. Fazer tudo certo desde o início evitará desperdícios de dinheiro e oportunidades.

 

  1. Tenhaumaidentidade institucional 

Depois que você passa pelo processo de definição que nós descrevemos anteriormente no primeiro passo, é hora de traduzir tudo isso em itens de identidade e comunicação institucional.

É nesse momento que uma agência especializada irá fazer o trabalho de criação dos materiais físicos e digitais que você utilizará.

Não se preocupe se você não conseguiu avançar muito no primeiro passo, pois é natural e até mesmo ideal que a agência faça um pouco dessas definições junto com você.

A sua identidade institucional informará a criação do seu website, cartões de visita, redes sociais, blog e todos os canais de comunicação da sua clínica.

 

  1. Crie um site

O site é um vetor importante da sua estratégia de marketing. Muito mais do que divulgar você e seus serviços, ele vai funcionar como um catalisador para a sua estratégia de conversão de leads.

É por meio do seu site que você atrairá e colherá dados que proporcionarão o desenrolar da jornada de compra, tudo em conformidade com protocolos de proteção de dados.

Um ponto importante é que todo o conteúdo e dados hospedados e colhidos pelo seu site são seus, diferentemente das redes sociais, onde você depende das empresas proprietárias das plataformas para ter acesso a métricas.

Então, um site com boa hospedagem, bom design, bom SEO vai te ajudar a criar a sua própria carteira de leads, e manter seu nome sempre como referência no Google.

 

  1. Estabeleça um plano de conteúdo

O conteúdo é o que dará vida à sua estratégia de marketing e vai mantê-la ativa. Afinal, você não conseguirá viver só de “nome”. Ter um site institucional não é suficiente para manter-se relevante e atraindo leads. Você precisa movimentar essa estrutura de branding e marketing, e isso é feito quando entregamos conteúdo relevante.

O marketing de conteúdo sobre saúde é uma estratégia segura de acordo com os Códigos de Ética das profissões na área da saúde, desde que tal conteúdo seja feito com a intenção de prestar esclarecimentos.

Mas até isso exige método. Criar um plano de conteúdo é:

  • definir soluções de saúde que serão o foco das suas estratégias;
  • pesquisar temas relevantes para seu público alvo, conforme sua área de especialidade, o perfil dos seus pacientes e os temas e palavras-chave que estão em alta em determinada época;
  • definir palavras-chave conforme técnicas de SEO;
  • estabelecer uma frequência de publicação de conteúdos.

Os conteúdos e publicações utilizados no marketing de conteúdo na área da saúde podem ser distribuídos por:

  • blog posts (em blog vinculado ao seu site);
  • redes sociais;
  • e-books;
  • podcasts;
  • newsletters;
  • assessoria de imprensa digital em blogs;
  • e outros.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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