Advogado, você já pensou em usar anúncios pagos? Já teve algum tipo de receio ou até mesmo preconceito quanto a essa tática de marketing digital?
De fato, no ambiente digital, o uso de anúncios pagos por advogados (assim como o uso de qualquer outra estratégia de publicidade) exige atenção às regras específicas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mas se forem observadas essas regras, de uma forma ética, sóbria e alinhada com o restante da sua estratégia de marca e publicidade, os anúncios pagos podem ser bastante eficazes para expandir a sua visibilidade profissional, sem qualquer dano reputacional ou infração às diretrizes da OAB.
Vamos entender melhor como funcionam os anúncios pagos e como utilizá-los corretamente na advocacia.
Marketing digital: o que são anúncios pagos?
Anúncios pagos são estratégias de divulgação em que o profissional investe recursos financeiros para promover seus serviços em:
- mecanismos de busca como o Google;
- redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn;
- em ou até mesmo em sites/blogs especializados.
Os anúncios direcionam o usuário ao site do profissional ou para o whatsapp, sendo posicionados nos meios descritos acima, e preferencialmente, em resposta a buscas que contenham palavras-chave específicas (conforme uma estratégia de SEO) e/ou a preferências do usuário, determinadas por meio da coleta de cookies, ou até mesmo segmentação de público alvo e persona.
Os anúncios pagos permitem segmentar o público-alvo com precisão, usando critérios como localização, interesses e comportamentos online.
No caso do marketing jurídico, essas ferramentas podem ser úteis para destacar a expertise do advogado em um determinado segmento, compartilhar conteúdos informativos ou atrair potenciais clientes de maneira estratégica.
Contudo, a utilização dessa estratégia precisa estar alinhada às diretrizes impostas pela OAB, especialmente o Provimento n. 205/2021, que regulamenta a publicidade na advocacia.
O que a OAB diz sobre o uso de anúncios pagos por advogados?
A OAB autoriza expressamente o uso de anúncios pagos por advogados, nos artigos 4º e 5º do Provimento n. 205/2021. Entretanto, ela impõe restrições claras para garantir que a publicidade preserve a sobriedade e a ética inerentes à profissão.
O Provimento n. 205/2021 estabelece que a publicidade deve ser:
- Informativa, isto é, os anúncios devem oferecer informações úteis do Direito, evitando apelos mercadológicos exagerados;
- Discreta e sóbria, sendo proibido o uso de expressões sensacionalistas, como “o melhor advogado” ou “garantia de vitória”;
- Transparente, devendo os advogados se identificar claramente nos anúncios, evitando qualquer conteúdo que possa induzir o público ao erro;
- Respeitosa e sem caráter comercial, não sendo permitidas práticas que caracterizem captação indevida de clientes ou concorrência desleal.
Além disso, o Provimento também dispõe que é permitida a compra de palavras-chave em mecanismos de busca (por exemplo, como ocorre no Google Ads), o que significa que essa estratégia também pode ser usada em conjunto com a compra de anúncios. No entanto, fica proibido o uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo, como o YouTube.
Portanto, embora a OAB reconheça os anúncios pagos como uma forma legítima de divulgação, seu uso deve priorizar a credibilidade e a confiança na relação entre advogados e sociedade.
4 dicas para criar anúncios pagos em conformidade com as diretrizes de publicidade da OAB
Agora que já sabemos o que são anúncios pagos e como são vistos pela OAB, temos 4 dicas de como usar essa estratégia de forma lícita, ética e eficiente, a fim de obter os melhores resultados de performance no Google, nas redes sociais e qualquer outro meio que você selecionar:
- Escolha palavras-chave de forma moderada e ética
Ao definir os termos que serão utilizados na campanha, evite palavras relacionadas à qualidade dos serviços advocatícios, prometam resultados ou induzam à competição.. - Invista em conteúdos informativos
Aproveite o tráfego recebido pelos anúncios pagos para promover conteúdos informativos publicados no seu site e blog. Essa estratégia reforça o caráter informativo da publicidade e atrai potenciais clientes de forma ética, podendo converter os leitores ou telespectadores do seu conteúdo em leads, iniciando uma jornada de compra. - Segmente o público de forma estratégica
Personalize os anúncios para alcançar pessoas que realmente possam se beneficiar dos seus serviços e atendam ao perfil que você busca atender em seu escritório (região, faixa etária, profissão, outras características relacionadas à área do Direito que você atende). Porém, certifique-se de que essas informações estão sendo colhidas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. - Tenha uma identidade visual e comunicação discretas
Evite cores chamativas, textos e imagens sensacionalistas. Aposte em designs limpos que transmitam seriedade e profissionalismo.
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(USAR FOTO NOVA)
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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