Artigos Postado no dia: 19 novembro, 2024

Como criar anúncios pagos que respeitem o Código de Ética da OAB

Advogado, você já pensou em usar anúncios pagos? Já teve algum tipo de receio ou até mesmo preconceito quanto a essa tática de marketing digital?

De fato, no ambiente digital, o uso de anúncios pagos por advogados (assim como o uso de qualquer outra estratégia de publicidade) exige atenção às regras específicas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mas se forem observadas essas regras, de uma forma ética, sóbria e alinhada com o restante da sua estratégia de marca e publicidade, os anúncios pagos podem ser bastante eficazes para expandir a sua visibilidade profissional, sem qualquer dano reputacional ou infração às diretrizes da OAB.

Vamos entender melhor como funcionam os anúncios pagos e como utilizá-los corretamente na advocacia.

 

Marketing digital: o que são anúncios pagos?

Anúncios pagos são estratégias de divulgação em que o profissional investe recursos financeiros para promover seus serviços em:

  • mecanismos de busca como o Google;
  • redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn;
  • em ou até mesmo em sites/blogs especializados.

Os anúncios direcionam o usuário ao site do profissional ou para o whatsapp, sendo posicionados nos meios descritos acima, e preferencialmente, em resposta a buscas que contenham palavras-chave específicas (conforme uma estratégia de SEO) e/ou a preferências do usuário, determinadas por meio da coleta de cookies, ou até mesmo segmentação de público alvo e persona.

Os anúncios pagos permitem segmentar o público-alvo com precisão, usando critérios como localização, interesses e comportamentos online.

No caso do marketing jurídico, essas ferramentas podem ser úteis para destacar a expertise do advogado em um determinado segmento, compartilhar conteúdos informativos ou atrair potenciais clientes de maneira estratégica.

Contudo, a utilização dessa estratégia precisa estar alinhada às diretrizes impostas pela OAB, especialmente o Provimento n. 205/2021, que regulamenta a publicidade na advocacia.

 

O que a OAB diz sobre o uso de anúncios pagos por advogados?

A OAB autoriza expressamente o uso de anúncios pagos por advogados, nos artigos 4º e 5º do Provimento n. 205/2021. Entretanto, ela impõe restrições claras para garantir que a publicidade preserve a sobriedade e a ética inerentes à profissão.

O Provimento n. 205/2021 estabelece que a publicidade deve ser:

  1. Informativa, isto é, os anúncios devem oferecer informações úteis do Direito, evitando apelos mercadológicos exagerados;
  2. Discreta e sóbria, sendo proibido o uso de expressões sensacionalistas, como “o melhor advogado” ou “garantia de vitória”;
  3. Transparente, devendo os advogados se identificar claramente nos anúncios, evitando qualquer conteúdo que possa induzir o público ao erro;
  4. Respeitosa e sem caráter comercial, não sendo  permitidas práticas que caracterizem captação indevida de clientes ou concorrência desleal.

Além disso, o Provimento também dispõe que é permitida a compra de palavras-chave em mecanismos de busca (por exemplo, como ocorre no Google Ads), o que significa que essa estratégia também pode ser usada em conjunto com a compra de anúncios. No entanto, fica proibido o uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo, como o YouTube.

Portanto, embora a OAB reconheça os anúncios pagos como uma forma legítima de divulgação, seu uso deve priorizar a credibilidade e a confiança na relação entre advogados e sociedade.

 

4 dicas para criar anúncios pagos em conformidade com as diretrizes de publicidade da OAB

Agora que já sabemos o que são anúncios pagos e como são vistos pela OAB, temos 4 dicas de como usar essa estratégia de forma lícita, ética e eficiente, a fim de obter os melhores resultados de performance no Google, nas redes sociais e qualquer outro meio que você selecionar:

  1. Escolha palavras-chave de forma moderada e ética
    Ao definir os termos que serão utilizados na campanha, evite palavras relacionadas à qualidade dos serviços advocatícios, prometam resultados ou induzam à competição..
  2. Invista em conteúdos informativos
    Aproveite o tráfego recebido pelos anúncios pagos para promover conteúdos informativos publicados no seu site e blog. Essa estratégia reforça o caráter informativo da publicidade e atrai potenciais clientes de forma ética, podendo converter os leitores ou telespectadores do seu conteúdo em leads, iniciando uma jornada de compra.
  3. Segmente o público de forma estratégica
    Personalize os anúncios para alcançar pessoas que realmente possam se beneficiar dos seus serviços e atendam ao perfil que você busca atender em seu escritório (região, faixa etária, profissão, outras características relacionadas à área do Direito que você atende). Porém, certifique-se de que essas informações estão sendo colhidas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
  4. Tenha uma identidade visual e comunicação discretas
    Evite cores chamativas, textos e imagens sensacionalistas. Aposte em designs limpos que transmitam seriedade e profissionalismo.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

 

(USAR FOTO NOVA)

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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