Artigos Postado no dia: 25 fevereiro, 2021

Como começar a usar o Clubhouse para fazer marketing médico?

A cada nova rede social no mercado, surgem mais oportunidades de se fazer marketing. Porém, é importante entender como cada rede funciona, para não errar na estratégia nem desvirtuar o propósito da rede. O Clubhouse, por exemplo, pode trazer excelentes oportunidades para o marketing médico. Mas para isso, o médico deve se adequar ao contexto da rede e seguir o Código de Ética Médico.

Por onde começar? Neste artigo, vamos trazer as primeiras noções de marketing médico no Clubhouse e 5 dicas para começar. Confira!

 

 

Marketing médico no Clubhouse: primeiras noções

O Clubhouse é um app e rede social com entrada condicionada a convites. As interações se dão por meio de conversas de áudio, em salas criadas pelos membros da rede conforme os seus interesses em comum.

Assim como no inbound marketing, estratégia de sucesso para médicos e profissionais da saúde, o marketing no Clubhouse está mais atrelado a estratégias de conteúdo do que a propaganda ou a práticas de comercialização. Até mesmo porque as práticas de comercialização não são permitidas pelo Conselho Federal de Medicina.

O Clubhouse funciona melhor como um espaço para discussões informais, mesmo que seja sobre assuntos de grande relevância. Os conteúdos que geram maior audiência (medida pelo número de participantes na sala) são aqueles que conseguem reunir personalidades interessantes ou populares, com interações espontâneas e troca de experiências genuínas.

Mas isso não significa que não deve haver planejamento: no marketing de conteúdo, é sempre importante escolher os melhores temas e horários para realização das ações.

 

5 dicas para começar a usar o Clubhouse para marketing médico

Esteja presente

É isso mesmo: só a sua presença nesta rede social já pode fazer muita diferença.

Participar de salas, mesmo que apenas como ouvinte, também é uma maneira de ganhar visibilidade.

Capriche na sua bio

Sua bio é o único espaço do Clubhouse em que você poderá ter conteúdo escrito. Para o usuário que nunca não ouviu uma participação sua em uma sala, a sua bio é o único ponto de referência seu que ele terá no Clubhouse.

Por isso, invista atenção e cuidado com a sua bio. Escolha uma foto que demonstre profissionalismo. Não se esqueça de vincular também a sua conta profissional do Instagram e do Twitter, se você tiver.

Além disso, lembre-se que as regras de publicidade médica não permitem que o médico:

  • anuncie especialidades para as quais não possui título;
  • use expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” etc;
  • sugira que seu serviço é o único capaz de proporcionar o tratamento para o problema de saúde;
  • entre outras proibições.

Por isso, sua bio no Clubhouse deve se abster de auto promoção, contando com uma descrição técnica e moderada de sua formação, área de atuação e seu website. Uma dica é escrever o problema que você resolve na área da saúde.

Modere salas

Além de trazer visibilidade para você e ser uma excelente estratégia de conteúdo, moderar salas te torna relevante perante o algoritmo do Clubhouse.

Construa uma rede de contatos

O networking é um dos pontos mais fortes do Clubhouse, o que o torna uma rede social de grande relevância para o marketing de relacionamento.

Siga pessoas, grupos, participe de salas, compartilhe convites e construa sua rede de contatos para ganhar visibilidade e fazer relacionamento.

Não exagere no “mediquês”

Não adianta usar o Clubhouse como uma sala de estudos de caso, criando salas sobre assuntos técnicos demais ou usando linguajar específico da profissão. Dessa forma, você só atingirá colegas de profissão – o que pode até ser vantajoso para o networking, mas dificilmente alcançará pessoas que podem se tornar seus pacientes.

Diversifique seus conteúdos e busque uma linguagem acessível.

 

Complementando a sua estratégia de marketing médico no Clubhouse

Agora que você já sabe por onde começar se quiser fazer marketing médico no Clubhouse, entre em contato com a In Company e vamos criar o melhor planejamento para você!

A In Company é especializada em projetos de marketing digital, assessoria de imprensa digital e marketing de relacionamento e estratégias de comunicação para médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas de diversas áreas.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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