Publicidade e advocacia são uma combinação delicada e que deve ser conduzida com cuidado. A publicidade é um campo muito amplo, e não está sozinha: campos afins como a comunicação e o marketing também trazem muitas possibilidades para um advogado.
Não fique perdido entre todos esses mundos! Neste artigo, você vai entender qual é a diferença entre publicidade, comunicação e marketing. Também vai entender qual é o posicionamento da OAB sobre tudo isso, e quais são as principais estratégias dessas áreas que usamos para alcançar resultados na advocacia sem riscos ético-administrativos.
Siga conosco na leitura deste artigo.
Publicidade, comunicação, marketing: qual é a diferença?
A Comunicação é um grande ramo que abrange várias vertentes.
Por exemplo, as graduações em Comunicação Social geralmente habilitam o profissional a trabalhar tanto com Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.
A Publicidade geralmente é estudada e praticada junto com a Propaganda, que é voltada à divulgação de ofertas de produtos e serviços.
Mas hoje em dia já se fala também em “separar” a publicidade do marketing, sobretudo o marketing digital e outras sub-áreas como inbound marketing e marketing de conteúdo. De tão ricos em possibilidades e técnicas próprias, essas áreas acabam se tornando “autônomas”, apesar de nunca perderem pontos em comum com outras.
Logo, quando falamos em Comunicação, estamos falando da grande área que abrange diversos recursos de comunicação.
Quando falamos em Publicidade, estamos falando de estratégias e ferramentas gerais para aumentar a visibilidade de uma marca. Isso envolve a divulgação na Internet, em eventos offline, na imprensa e outros canais. Especificamente no ramo do marketing jurídico, não fazemos uso da área da Propaganda, uma vez que a OAB não permite a oferta direta de produtos ou serviços advocatícios.
Por fim, quando falamos em Marketing, estamos falando de estratégias e ferramentas que visam não somente à divulgação, mas também recursos indiretos que levam à divulgação e vendas, como: a distribuição de conteúdo, o aumento da reputação e o fortalecimento da marca (marketing combinado com branding), a atração espontânea de pessoas sem outbound (ou seja, sem “busca” direta do contato com a pessoa).
Publicidade ativa e publicidade passiva na advocacia segundo a OAB
O Provimento n.º 205/2021 da OAB admite a publicidade ativa e a publicidade passiva na advocacia, “desde que não esteja incutida a mercantilização, a captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros” (art. 4º).
Para entendermos a diferença entre essas duas estratégias, é preciso nos ater aos conceitos trazidos pela própria OAB:
- Publicidade ativa: divulgação capaz de atingir número indeterminado de pessoas, mesmo que elas não tenham buscado informações acerca do anunciante ou dos temas anunciados (art. 4º, VI) (grifos nossos)
- Publicidade passiva: divulgação capaz de atingir somente público certo que tenha buscado informações acerca do anunciante ou dos temas anunciados, bem como por aqueles que concordem previamente com o recebimento do anúncio (art. 4º, VII) (grifos nossos)
Grifamos alguns trechos dos conceitos acima para conseguir responder a pergunta: Qual é a diferença entre publicidade ativa e publicidade passiva na advocacia segundo a OAB?
A diferença está na forma como as pessoas chegam até você ou até seu conteúdo
Conforme dissemos no nosso artigo Publicidade ativa e passiva: qual a diferença no marketing jurídico?
“Fazer publicidade ativa é buscar atingir um público que ainda não te pertence.”
“Fazer publicidade passiva é atingir um público que já te pertence por exemplo, sem usar de recursos pagos/patrocinados.”
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Interpretando sob o ponto de vista da Comunicação, podemos dizer que a publicidade ativa e passiva envolvem conceitos de inbound marketing, gestão de relacionamento com o cliente (CRM – Customer Relationship Management), marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e imprensa.
Mas não se preocupe se todos esses termos parecem confusos para você.
O que importa não é tanto entender como eles se diferenciam em nomenclatura, mas sim, entender quais as melhores estratégias para alcançar resultados, de uma forma ética que não infrinja as diretrizes da OAB.
Por isso, no item a seguir, vamos destrinchar essas ações para que você consiga perceber como elas são feitas na práticas.
Como aplicar estratégias de publicidade e comunicação para alcançar resultados na advocacia
Confira abaixo as principais estratégias e ações de publicidade e comunicação usadas no âmbito geral do marketing jurídico. Lembrando que todas elas devem ser executadas dentro dos limites determinados pela OAB, e com atenção aos princípios da publicidade informativa, sobriedade, respeito à dignidade da advocacia e proibição à mercantilização e captação de clientela.
Inbound marketing e CRM
- Uso do conceito de “funil de vendas“;
- Planejamento de estratégias de conteúdo e relacionamento para cada etapa do funil;
- Implementação de um software de CRM para fazer a gestão do funil de vendas, gestão dos contatos, do consentimento de base legal, disparo dos e-mails etc;
- Impulsionamento de posts em redes sociais;
- Google Ads;
- Entre outras estratégias e ações.
- Blog post hospedado em site próprio;
- Planejamento de pauta para postagem de conteúdos de texto, vídeo ou áudio;
- Uso de técnicas de copywriting (escaneabilidade, gatilhos mentais, Call to Action);
- Uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), posicionamento estratégico de palavras-chave nos conteúdos, análise semântica latente (LSI – Latent Semantic Index);
- Dosagem entre linguagem jurídica formal e linguagem informal;
- Distribuição dos conteúdos meio de redes sociais, newsletters, e-books, listas de transmissão no WhatsApp e Telegram, de preferência sempre direcionando o público para o seu blog/site;
- Entre outras estratégias e ações.
- Materiais institucionais para boas-vindas, congratulações e outras ações personalizadas junto ao cliente;
- Eventos institucionais;
- Eventos exclusivos para clientes;
- Participação em palestras, seminários, rodas de debates;
- Entre outras estratégias e ações.
- Publicação de conteúdos em portais jornalísticos e jurídicos de terceiros;
- Divulgação de teses e conquistas do escritório em sites jurídicos;
- Participação em artigos para a imprensa;
- Entre outras estratégias e ações.
Comece agora a usar a publicidade, comunicação e marketing na advocacia
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender a diferença entre essas áreas e como aplicá-las para melhorar seu posicionamento e resultados no mercado jurídico!
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980