Artigos Postado no dia: 10 março, 2022

Privacidade de dados: como ajustar a sua estratégia de marketing médico à nova era de proteção de dados

Privacidade de dados é uma preocupação constante da sociedade, do mercado, e também é uma exigência legal. No marketing médico, o tratamento de dados é constante; logo, a preocupação com as leis de proteção de dados também deve ser. Este cuidado permeia todos os pontos de uma estratégia de marketing. Vai desde a visita de um indivíduo ao seu site (onde acontece a colheita dos cookies do navegador), até o momento em que este indivíduo responde à sua ação e fornece seus dados de contato para avançar no relacionamento com você.

Neste artigo, você vai entender um pouco:

  • como as leis de privacidade de dados impactam o marketing;
  • quais os riscos que você e sua clínica correm se não se adequarem a essas leis;
  • quais as principais medidas usadas para agilizar e facilitar a implementação de políticas de privacidade de dados no marketing médico.

Como as leis de proteção de dados afetam o marketing médico

Embora já existissem leis sobre segurança de dados na Internet, como o Marco Civil da Internet, foi em 2021 que entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Essa lei veio para atender a uma grande demanda da sociedade, sobretudo por parte de consumidores que se sentiam vulneráveis na Internet e nas suas relações com as empresas. Ao redor do mundo, outros países também adotam leis parecidas. Uma delas é General Data Protection Regulation (GDPR) da Europa, que inclusive, serviu de base para a lei brasileira.

Essas leis afetam diretamente o marketing, para todas as empresas e também para pessoas físicas (como digital influencers), órgãos públicos e até pessoas jurídicas que não prestam serviços com finalidade comercial.

Qualquer pessoa física ou jurídica que realize operações com dados pessoais de terceiros deve seguir a LGPD. E no marketing, temos contato com dados de terceiros o tempo todo, especialmente na Internet.

Muitas das estratégias do inbound marketing, por exemplo, precisam diretamente dos dados para serem realizadas, como:

  • navegação no website, onde há colheita de cookies;
  • preenchimento de formulários de dados para recebimento de newsletters, download de conteúdos etc;
  • envio de convites para eventos por meio do WhatsApp, e-mail etc;
  • entre outras.

É importante que o marketing médico tome cuidado com os dados pessoais de terceiros em todos os tipos de situações, inclusive os dados pessoais sensíveis colhidos nas consultas médicas e que às vezes são usados em conteúdos informativos!

 

Marketing médico: quais os riscos envolvidos no tratamento de dados?

Qualquer tratamento de dados realizado fora das regras da LGPD podem gerar consequências cíveis, criminais, e administrativas, como multas, suspensão de funcionamento da base de dados, indenizações, e outras.

Logo, uma estratégia de marketing médico que não tenha esse cuidado com a privacidade de dados pode trazer prejuízos para toda a atividade e finanças de uma clínica.

 

Como ajustar a sua estratégia de marketing médico à nova era de proteção de dados

A forma mais fácil e ágil de implementar medidas de proteção de dados na sua estratégia de marketing médico é usar um software de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente). Esses softwares apresentam várias funcionalidades que são de grande utilidade no marketing digital, mas além delas, ele também ajuda a fazer a gestão do consentimento dos titulares de dados.

Ao integrar um software de CRM ao seu site e às landing pages que pedem dados dos usuários, o software vai colher somente os dados informados e autorizados pelo usuário. Esses dados serão usados apenas para as ações que você programar e informar, conforme o que for solicitado pelo usuário. Isso é muito importante, pois a LGPD exige que todo tratamento de dados seja feito com o consentimento do seu titular, e somente na medida necessária para a sua finalidade, dentro de uma determinada duração. Tudo isso deve ser informado de forma clara ao titular dos dados.

O titular dos dados tem o direito de requerer, a qualquer momento, que seus dados sejam excluídos da base de dados. Esse tipo de ação é muito mais fácil de ser realizada quando a gestão dos dados é feita com um software.

Além da adoção de um software de CRM, outras medidas importantes para que o marketing médico esteja em conformidade com as leis de proteção de dados são:

  • ter uma política de cookies;
  • dispor, em seu site, os seus Termos de Uso e Política de Privacidade;
  • contar com assessoria especializada ao produzir conteúdos para site, blog e redes sociais, para evitar a exposição indevida de dados de terceiros;
  • treinar a sua equipe para ter cuidado com os dados dos pacientes que respondem às ações de marketing;
  • entre outras.

 

Marketing médico e respeito à privacidade de dados exigem conhecimento especializado

A praticidade das ferramentas digitais faz com que lidemos com dados de terceiros o tempo inteiro, de forma muito natural. Às vezes nem percebemos o potencial de risco que uma estratégia de marketing tem, quando não realizada com um planejamento prévio voltado à implementação de políticas de privacidade de dados.

É importante que a sua clínica tenha políticas de compliance de dados, com o auxílio de profissionais especializados do Direito e da Tecnologia da Informação. E no marketing, não é diferente: você precisa de uma assessoria especializada, que entenda das necessidades de um projeto de marketing, mas que ao mesmo tempo, saiba realizá-las de forma ética e segura, com atenção à privacidade de dados.

Na In Company, nós temos protocolos específicos de implementação da LGPD em estratégias de marketing digital.

Estamos preparados para atender você e elaborar um plano de marketing personalizado para sua clínica ou hospital.

Estamos à disposição se quiser agendar uma reunião.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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