
A Tecnologia da Informação (TI) revolucionou praticamente tudo. No marketing digital, em especial, as ferramentas de TI trouxeram uma dimensão analítica que não pode ser negligenciada em nenhum projeto.
Com o marketing jurídico não é diferente. Advogados e escritórios de advocacia precisam se guiar por dados para segmentar suas estratégias e também para mensurá-las, entendendo como devem ser otimizadas para gerar melhores resultados. São as ferramentas analíticas e de automação movidas a TI que fazem isso acontecer.
Neste artigo, exploraremos como a Tecnologia da Informação revolucionou o marketing digital em geral e, mais especificamente, como ela pode ser usada para melhorar resultados no marketing jurídico.
Como a TI revolucionou o marketing digital
A evolução da TI trouxe aos profissionais de marketing a possibilidade de coletar dados em tempo real. Isso permitiu uma análise de dados muito mais rica e precisa.
Dessa forma, a TI adicionou toda uma dimensão analítica ao marketing digital, moldando áreas e especialidades relacionados a marketing analytics, data analytics e customer
insights.
Com a coleta e análise de dados proporcionados pela TI, o marketing digital passou a se orientar por essas métricas, pelos dados que permitem identificar padrões de comportamento do público e pelos resultados gerados em cada campanha de marketing.
Esse enfoque baseado em dados não só tornou o marketing mais eficaz, mas também mais mensurável, permitindo que as empresas avaliassem o retorno sobre o investimento (ROI) de maneira mais clara.
4 exemplos de ferramentas de Tecnologia da Informação que podem ajudar o marketing jurídico a alcançar melhores resultados
Desde o Google até as redes sociais, as principais plataformas exploradas no marketing digital fornecem as suas próprias funcionalidades analíticas. Além disso, sofisticam-se cada vez mais os softwares e plugins que também ajudam a monitorar e analisar dados.
Confira abaixo 4 exemplos de ferramentas movidas a TI que te ajudam a ter uma melhor visão sobre o desempenho de suas ações de marketing jurídico, propiciando os dados necessários para otimizar a estratégia e gerar melhores resultados.
1 ⦁ Softwares de CRM: a combinação de um software de CRM (Customer Relationship Management) com estratégias de inbound marketing tem um enorme potencial de resultados para advogados, além de permitir a operacionalização de uma estratégia baseada em ⦁ conteúdo, que é a publicidade mais segura e compatível com as diretrizes da OAB. O software de CRM possibilita a automatização e gerenciamento de interações com leads a partir de uma manifestação de interesse deles mesmos. Além disso, colhe e gera dados a todo momento, o que te permite verificar (até em tempo real, se assim quiser) todo o desenrolar da jornada de relacionamento e identificar os pontos de sucesso ou pontos que merecem ajuste na estratégia.
2 ⦁ Google Analytics: o Google Analytics oferece diversas ferramentas de monitoramento de tráfego, análise de performance de páginas e conteúdos, previsão de comportamento do usuário, geração de relatórios sobre tudo isso e muito mais. Essas ferramentas ajudam a tomar decisões informadas para otimização da estratégia de marketing jurídico, melhora da experiência do usuário e até mesmo a verificação dos resultados financeiros;
3 ⦁ Power BI para Marketing: o Power BI é uma ferramenta voltada para a visualização de dados (por meio de relatórios, dashboards etc). Ele também é usado para diversas legal ops e atividades de gestão. Quando usado no marketing jurídico, o Power BI ajuda o advogado ou gestor de marketing a ter uma visão clara da performance de uma campanha de marketing específica ou até mesmo de todo o projeto;
4 ⦁ LinkedIn Analytics: assim como várias redes sociais que são usadas com a finalidade de marketing, o LinkedIn fornece métricas de páginas e conteúdos que podem ser fundamentais para entender mais sobre sua audiência, e inclusive, analisar se você está atingindo quem quer atingir de fato. Também oferece métricas relacionadas aos colaboradores do escritório, o que pode ajudar não somente os projetos da área de Recursos Humanos como também no employer branding e endomarketing
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