
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o marketing e o branding. Mas essas revoluções não acontecem apenas na área de tecnologia e vendas do comércio e serviços em geral. A IA já chegou no marketing jurídico também, embora seu potencial ainda esteja longe de ser totalmente explorado! Não importa o tamanho do seu escritório: você pode fazer uso da IA para otimizar processos, reduzir custos, ganhar eficiência, incrementar suas estratégias de marketing e de branding.
Vamos saber como?
Confira nossa análise, juntamente como um breve estudo de caso e algumas dicas.
A revolução do branding com a inteligência artificial
Muito se fala sobre o uso de IA para produzir conteúdo, pesquisar e fornecer ideais de pauta; mas a aplicação da IA em estratégias mais amplas de branding e marketing ainda não são muito discutidas, sobretudo as estratégias que não podem depender apenas do uso de informações disponíveis em bases de dados.
Afinal, essa parte conceitual e estratégica do trabalho demanda algumas habilidades que ainda não sabemos se a IA está preparada para absorver. Será que a IA saberia fazer trabalhos de análise interna? Será que saberia fazer pesquisa de mercado e fornecer insights aprofundados que ajudem na criação de uma marca? Será que, alimentando-se de dados disponíveis na Internet, a IA seria capaz de planejar o posicionamento de uma marca, seus valores, sua comunicação?
De fato, a IA tem algumas limitações, mas o “pulo do gato” está em identificar que ela não precisa apenas ser alimentada com informações da Internet e seguir criando coisas segundo os mesmos padrões com os quais já vem configurada. A IA também pode ser treinada e alimentada pela sua própria equipe, para uso 100% interno, para gerar insights e materiais totalmente alinhados aos valores e objetivos da sua empresa.
Inteligência artificial para personalização de marketing: o caso da Milka
A marca de chocolates Milka foi destaque em 2023 e início de 2024 ao lançar uma campanha ao usar IA em uma campanha de marketing personalizado.
A marca disponibilizou um QR code nas embalagens dos chocolates, por meio do qual os consumidores podiam informar palavras que expressavam seus sentimentos, e a IA transformaria essas palavras em um rap, resultando em um vídeo personalizado com uma performance do rapper Snelle (fonte: Milka’s Innovative Leap: Personalised Rap Messages Take Centre Stage – School of Marketing).
Esse é um bom exemplo de uso de IA a serviço do marketing e do branding, aliando a personalização (forte tendência do marketing atual) aos valores da marca. Perceba que não se trata de delegar totalmente à IA a criação ou planejamento de algo, mas sim, de usá-la a serviço da execução de ideias que provêm da própria marca ou de seus consumidores.
7 dicas para usar a inteligência artificial na sua estratégia de branding e marketing jurídico
A história acima pode ter te inspirado, mas e agora, como aplicar isso ao marketing jurídico?
Em entrevista ao Worcester Business Journal, a Diretora de Operações da agência Vision Advertising, Julia Becker Collins, compartilhou suas dicas para fazer o melhor uso de IA no marketing, como: usar a IA como um estagiário, supervisionando e revendo tudo que ela faz; não usar IA para criar conteúdo que é integral para vendas (como copy para website) ou produtos que serão pagos; usar IA para gerar listas e prompts em vez de conteúdos completos etc (fonte: 4 Things I know about … Using AI in marketing | Worcester Business Journal (wbjournal.com).
Mas nós também temos algumas sugestões com base na nossa experiência especializada em marketing jurídico:
- Use IA para fazer pesquisas de tendências, pautas e palavras-chave para seu marketing de conteúdos jurídicos;
- Ao produzir conteúdos, use a IA para te ajudar a começar: elaborando introduções ou subtítulos a partir dos quais você pode continuar produzindo o texto;
- Em conteúdos e estudos sobre Direito comparado ou atualizações legais, use a IA para comparar textos de leis diferentes e prover comentários sobre as principais diferenças (mas claro, revise depois!);
- Use a IA para criar gráficos a partir de dados e informações, a fim de gerar conteúdos mais visuais e atraentes (técnicas de legal design / visual law);
- Use a IA para monitorar as menções da sua marca (nome do escritório) no Google, na mídia etc;
- Use a IA para ajudar a avaliar padrões de ranqueamento dos escritórios nos rankings de advocacia, para poder traçar a sua estratégia para que seu escritório apareça nesses rankings também;
- Integre a IA às suas ferramentas de business analytics/business intelligence para ter insights sobre os serviços do escritório que mais se beneficiariam de uma campanha de marketing, os clientes com maior potencial de cross selling ou up selling, e outros insights a partir da performance do escritório.
Do que estamos falando quando falamos de IA?
Nas dicas acima, você nos viu falando “use a IA para…” e em seguida descrevemos várias ações de diversas naturezas. Afinal, quem é essa IA que faz tudo isso?
Naturalmente, para propósitos diferentes, você deve buscar softwares e ferramentas de IA diferentes.
Embora algumas IAs já estejam bastante desenvolvidas e possam ser usadas para diversos fins (como o ChatGPT/GPT-4), é importante conhecer as funcionalidades e limitações de cada uma, bem como, usá-la bastante para que ela fique “treinada” de acordo com aquilo que você espera dela.
Também é importante que seu escritório tenha diretrizes claras de uso de IA, a fim de evitar riscos de ordem ética e até mesmo jurídica (como riscos relacionados à proteção de dados, sigilo profissional, uso de propriedade intelectual de terceiros, etc).
Quer saber mais sobre marketing jurídico e marketing digital conforme diretrizes da OAB?
Então, aproveite as oportunidades abaixo:
- CURSO DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – uma visão estratégica do que investir no seu plano de marketing: https://incompanypr.com.br/curso-palestra/curso-de-marketing-juridico-digital-uma-visao-estrategica-do-que-investir-no-seu-plano-de-marketing/
- PALESTRA: INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm
- E-BOOK: INBOUND MARKETING JURÍDICO: https://in-company.rds.land/ebook2020-inboundmarketingjuridico
- Blog In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
- In Cast, o podcast da In Company: https://incompanypr.com.br/incast/
- ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980