A automação de e-mail é uma ferramenta de grande eficiência para acrescentar praticidade e velocidade em estratégias de inbound marketing jurídico. Ao eliminar a necessidade de trabalho manual para “conduzir” o cliente dentro do funil de vendas, advogados e escritórios ganham tempo, economizam trabalho, conseguem uma comunicação mais eficiente, relacionamento mais aprofundado, qualificação e nutrição de leads com mais agilidade e profissionalismo.
Acompanhe o artigo que preparamos para quem quer começar a aplicar a técnica da automação de e-mail para acelerar conversões e resultados no marketing digital jurídico.
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Automação de e-mail: o que é e como funciona no marketing jurídico
A automação consiste no envio programado, estratégico, de e-mails.
Os softwares usados no marketing digital e inbound marketing geralmente têm funções de automação, que servem para levar os leads (contatos cadastrados) para um nível mais fundo do funil de vendas. Se você ainda não conhece ou deseja relembrar o conceito do funil de vendas e as etapas da jornada do cliente, clique aqui para ler um artigo sobre isso.
Imagine uma situação em que um cliente entra no seu site e chega à landing page dedicada ao download do seu e-book, um e-book com conteúdo sobre um tema específico, pertinente à sua área de atuação.
Após preencher o formulário para receber o e-book na sua caixa de e-mail, o cliente fornece também o seu nome e aceita receber mais comunicações do seu escritório por e-mail (newsletters, convites para eventos, artigos e outros conteúdos). Tudo isso é feito com toda a clareza e consentimento requeridos pela Lei Geral de Proteção de Dados, uma vez que seu software estiver integrado aos protocolos dessa Lei.
A partir da autorização do cliente, ele receberá essas comunicações conforme uma seleção predeterminada, de acordo com o seu plano de conteúdo:
- conteúdos de meio de funil;
- até chegar aos conteúdos de fundo de funil.
Podem ser mensagens quinzenais sobre o escritório, newsletters, links para vídeos, palestras… Quaisquer conteúdos informativos (respeitando sempre os limites da publicidade advocatícia determinados pela OAB), sobre o tema que o cliente quer saber (Direito Trabalhista, Empresarial etc).
Esses e-mails são previamente redigidos, preparados e ficam agendados. O software de automação se encarrega de enviá-los.
Como a automação de e-mails melhora o relacionamento com o cliente
Quando os e-mails forem enviados, é possível colocar o sócio-proprietário do escritório, ou o advogado responsável pela área relacionada ao tema do e-book, assinando o e-mail. Ele irá se comunicar com o cliente de forma personalizada, chamando-o pelo seu nome.
Afinal, independente de seu público-alvo ser uma pessoa física ou jurídica, quem está recebendo a comunicação é uma pessoa. Há sempre um ser humano do outro lado da comunicação, mesmo que ele esteja representando uma empresa. Por isso, os e-mails precisam seguir uma comunicação mais pessoal, customizada.
Como a automação de e-mails acelera sua estratégia de inbound marketing jurídico
Geralmente, deixamos uma trilha de 2 ou 3 e-mails agendados, primeiramente tratando sobre problemas, e depois apresentando soluções.
Com isso, você fortalece a sua autoridade e a sua presença, fazendo-se lembrado e conhecido como referência para aquele assunto apresentado.
Conforme a comunicação se aprofunda, os conteúdos também se aprofundam, até chegar ao ponto em que as comunicações levarão a um relacionamento no sentido “tradicional”.
A automação permite que tudo isso aconteça de forma ágil e sem requerer o trabalho direto do advogado ou de um funcionário do escritório.
Os recursos humanos do escritório só “entram” na jogada quando chega o momento realmente personalíssimo: uma ligação, o agendamento de uma reunião ou visita, um convite para um evento restrito.
Comece agora mesmo a aplicar a automação de e-mails e outras técnicas de inbound marketing jurídico
O inbound marketing jurídico não é somente uma ferramenta para captação de leads e para vendas. É a iniciação de um relacionamento, desenvolvida com o conhecimento jurídico como matéria-prima.
Por usar de artigos e conteúdos instrutivos, o inbound marketing é a vertente do marketing que mais se alinha com os objetivos e permissões da OAB.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980