O inbound marketing já mostrou ser uma das vertentes mais eficientes de conquistar e fidelizar clientes. Seu sucesso se deve à capacidade de gerar um relacionamento entre a marca e o cliente, iniciado pela formação de um lead. Mas alimentar todos os leads manualmente pode se tornar uma tarefa quase impossível. Isso pode ser resolvido com fluxos de automação de inbound marketing, que economizam tempo e dinheiro, e maximizam a eficiência da sua estratégia.
Nesse texto, você vai entender como os fluxos de automação funcionam, e qual a importância deles em um plano de inbound marketing. Confira!
A importância dos leads no inbound marketing
O objetivo da primeira fase de uma estratégia de inbound marketing é converter uma visita em um lead.
Nesta fase, chamada topo do funil de vendas, o cliente toma conhecimento do conteúdo da marca e é convidado a fornecer seu e-mail para contato, ou a subscrever a uma newsletter da marca, por exemplo.
Assim, um lead é o que acontece quando um usuário deixa de ser um visitante casual do seu website ou rede social, e passa a ser um contato que receberá os futuros conteúdos da marca em sua caixa de e-mail, ou por mensagens de texto de celular, aplicativos de mensagem etc.
As próximas fases do funil de vendas são o meio e o fundo do funil.
No meio do funil, o relacionamento entre a marca e o cliente é estreitado. Uma vez que a marca já tem o contato e a permissão do usuário para continuar enviando conteúdo, esse é o momento de apresentar soluções mais específicas e certeiras para as necessidades do cliente.
Por fim, no fundo do funil, vemos os resultados do relacionamento construído entre a marca e o cliente, gerando a venda.
Como é possível perceber, os leads desempenham um papel fundamental no ciclo de inbound marketing, pois são eles que iniciam o relacionamento entre marca e cliente.
Os leads também fornecem informações valiosas sobre a eficácia das ações que a marca desenvolve. É por meio das estatísticas de conversão em leads que a marca pode verificar se seu conteúdo está atingindo o público alvo desejado, e se o conteúdo está produzido de forma adequada para estimular o usuário a continuar interessado na marca.
Mas, até chegar ao resultado desejado, a marca precisa alimentar muito bem os leads, provendo os conteúdos e informações adequadas de acordo com cada etapa em que o relacionamento se encontra.
Usando de fluxos de automação para aumentar a conversão em leads
Alimentar cada um dos leads manualmente é uma tarefa que pode demandar mais tempo do que sua equipe pode ser capaz de dispor, e mais dinheiro do que você deveria gastar. Todos esses recursos podem ser melhor direcionados se você usar de fluxos de automação de marketing.
Por meio de softwares de automação, os leads podem ser alimentados com base na fase do funil de vendas em que ele se encontra, e também com base em quaisquer outras informações que forem relevantes para a sua estratégia, como:
- O perfil do cliente;
- O produto ou serviço que a marca dispõe no momento;
- Entre outros.
Combinados todos esses dados, o próprio software se encarregará de enviar ao cliente o conteúdo mais adequado.
A automação de marketing propicia a otimização dos recursos humanos e financeiros, além de um ganho em eficiência na conversão em leads. É também uma maneira mais fácil e rápida de obter métricas para futuros estudos e análises dos resultados de cada etapa da estratégia, pois fornece dados como:
- Índices de conversão em leads;
- Índices de cancelamento de subscrição (unsubscribing);
- Índices de cliques;
- Índices de abertura de e-mails;
- Entre outros.
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Alexandre de Souza Teixeira
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