Muito tem se falado em bem estar e autocuidado. As pessoas estão se preocupando mais com a sua saúde física e mental.
Se você é um profissional da saúde, estas também sempre foram as suas maiores preocupações. A diferença é que, agora, com o marketing digital e o inbound marketing, você tem mais recursos para chegar às pessoas e mostrar como pode ajudá-las.
Entenda a recente transformação que aconteceu nas indústrias do bem estar e do autocuidado, e saiba como isso influencia o branding para a saúde.
As crenças que impulsionam o branding para a saúde
O grande potencial do marketing digital e do inbound marketing na construção de uma marca da saúde está na capacidade de transmitir uma crença, um propósito.
No branding (construção de marca), o propósito não pode ser apenas vender e angariar clientes.
É preciso que haja uma crença maior impulsionando a marca.
A escritora de branding Jasmine Bina entende que as pessoas não compram os benefícios de um produto ou serviço: elas compram crenças. Ela diz:
“A crença é o novo benefício. Usuários não estão comprando o produto, mas sim, o benefício maior que torna o produto necessário.
E para todos que acham que vendem produtos mais ‘práticos’, imunes a esse tipo de fronteira de branding, como pasta de dente ou serviços móveis ou hipotecas, garanto que há alguém planejando roubar seu mercado com uma crença agora.”
(Fonte: Medium)
No caso das marcas de saúde, a grande crença que está por trás é o bem estar e a importância de se cuidar.
A revolução do wellness e selfcare
A indústria do welness and self care (bem estar e autocuidado), nos Estados Unidos e na Europa, tem passado por um enorme processo de reinvenção, influenciando até mesmo outras indústrias.
Com o aumento das taxas de ansiedade, depressão e até mesmo suicídio, a conscientização sobre o bem estar e a saúde física e mental também cresceram.
Esta conscientização se reflete não somente nos produtos e serviços de saúde mais conhecidos, mas também nas pequenas atitudes que trazem bem estar e uma vida tranquila e saudável.
Vejamos um exemplo.
No mesmo artigo acima citado, Jasmine Bina narra o case de uma marca de pasta de dentes que reinventou o seu branding, associando os rituais do dia a dia com a crença do bem estar e autocuidado.
A marca focou a sua comunicação no estado de espírito que os seus clientes desejam ter ao acordar, ou antes de ir dormir: sentimentos de felicidade, equilíbrio, satisfação.
Assim, a marca inseriu seu produto no contexto desses sentimentos.
Afinal, o produto faz parte desses momentos do dia dia, seria natural que fizesse parte dos sentimentos associados a eles também.
Marketing digital e inbound marketing para a área da saúde
O marketing digital oferece diversos recursos que podem ajudar na construção de uma marca e na propagação do seu propósito, como:
- websites e landing pages;
- blogs;
- redes sociais;
- vídeos;
- newsletters;
- e-mail;
- formulários de pesquisa;
- mídia programática;
- e outros.
Muitos dos recursos desta lista fazem parte do inbound marketing, ou marketing de entrada.
O inbound marketing é uma vertente do marketing voltada para a conversão espontânea de usuários, por meio do oferecimento de conteúdo.
Por meio do conteúdo publicado no website, blog ou rede social da marca, ela poderá disseminar o seu propósito.
Assim, é possível mostrar ao usuário como a marca pode ajudá-lo a ter maior bem estar e uma vida saudável e feliz, por meio de conteúdos informativos.
E com esta estratégia, as marcas também são selecionadas pelo google para ir ao topo no momento das pesquisas, pois elas estão fornecendo conteúdos relevantes para o mercado, e o google precisa de marcas postando informações para que o seu sistema funcione.
Nós da In Company, por exemplo, estamos sempre postando artigos sobre as melhores estratégias e tendências sobre marketing, especialmente marketing digital para profissionais da saúde e da área jurídica.
Acompanhe-nos para receber esse conteúdo!
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Na In Company, nós atendemos dentistas, médicos, clínicas, consultórios, hospitais, e diversos profissionais da saúde, tais como: fisioterapeutas, nutricionistas, estúdios de yoga e pilates, academias, coaches de saúde fitness e outros.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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