Artigos Postado no dia: 15 setembro, 2022

As 5 principais estratégias de marketing para saúde em 2022 e que continuarão em 2023

Como tem sido o marketing para saúde em 2022? O ano já está quase acabando, mas não é tarde para você entender o que está em alta na área da saúde e entender como essas estratégias têm evoluído.

No decorrer de 2022, muitas tendências se fortaleceram e até mesmo se ramificaram, gerando novas subtendências. Venha entender neste artigo quais são as principais estratégias que profissionais da saúde têm usado e como elas estão se transformando.

As 5 principais estratégias de marketing para saúde em 2022 E QUE SEGUIRÃO EM 2023.

Integração de redes sociais

É difícil manter uma presença em todas as principais redes sociais, mas essa estratégia se torna mais fácil e até mesmo mais poderosa se você trabalhar todas as redes de forma integrada. É o que têm feito os principais profissionais da saúde em 2022.

Algumas redes, inclusive, estimulam isso. O TikTok, por exemplo, tem o seu próprio botão de direcionamento para o Instagram no perfil de cada conta.

É importante criar conteúdos que possam ser distribuídos em mais de uma plataforma, mas não necessariamente sendo o mesmo conteúdo a ser postado em todas elas. As estratégias de marketing mais inteligentes e poderosas têm sido aquelas que fazem os conteúdos “conversarem” entre si, de uma forma que estimula as pessoas a te seguirem em todas essas redes, mas por outro lado não prejudicam o entendimento de quem acompanha apenas uma.

 

Conteúdos de vídeo (Reels, TikTok, lives)

O conteúdo de vídeo tem ganhado cada vez mais força, de forma que até o Google está começando a indicá-los mais vezes nos resultados das buscas.

Com o crescimento da popularidade do TikTok e dos Reels do Instagram, os conteúdos curtos e dinâmicos têm sido os favoritos do público e dos algoritmos. Não é à toa que são uma das principais estratégias de marketing para saúde em 2022, e espera-se que continuem crescendo em 2023.

Mas os conteúdos de vídeo mais longos e com maior profundidade também têm o seu público. Nesse sentido, um grande destaque são as lives (transmissões ao vivo). São um recurso barato e relativamente fácil, no qual o profissional “conversa” com a sua audiência. Pode parecer simples, mas é justamente esse aspecto conversacional que causa maior conexão e intimidade, mantendo as pessoas engajadas durante toda a transmissão.

 

Caixinha de perguntas no Instagram

As caixinhas de perguntas disponibilizadas nos Stories do Instagram são interativas, simples e permitem tirar dúvidas de forma objetiva, sem expor quem pergunta, mas gerando grande visibilidade para quem responde. São ideais para os profissionais da saúde, pois permitem responder dúvidas sobre saúde de forma geral e abstrata. Ou seja: responde-se apenas o suficiente para satisfazer a curiosidade das pessoas, mas sem exatamente fazer uma consulta. Afinal, isso não é permitido, e nem é interessante. A ideia é engajar as pessoas e entregar conhecimento, mas que leve essas pessoas a quererem marcar uma consulta com você algum dia!

Em 2022, uma tendência que ganhou força foi usar os vídeos ou prints das respostas às perguntas das caixinhas como conteúdo pra postar no feed do Instagram ou compartilhar em outras redes (Facebook, Twitter etc). É uma excelente forma de aumentar o alcance e prolongar o tempo de vida desses conteúdos curtos.

 

Cortes de podcasts

Já faz tempo que os podcasts deixaram de ser “tendência”: hoje, eles são uma realidade tão normal quanto os programas de TV ou canais no Youtube. Os podcasts nada mais são que um espaço de comunicação, conteúdo e publicidade como outros que existiam nos meios de comunicação como rádio e TV, ou na Internet. A diferença é que eles têm atingido cada vez mais pessoas devido à sua acessibilidade e praticidade para ouvir no caminho para casa, na rua, em casa ao realizar atividades domésticas etc.

Ter o seu próprio podcast é uma das principais estratégias de marketing para saúde em 2022.

Mas também há outra ação que vem crescendo muito no marketing para saúde: a participação de profissionais de saúde em podcasts de terceiros.

Você já deve ter visto vídeos de “cortes” de podcasts no perfil de algum profissional da saúde no Instagram, Facebook ou TikTok. A verdade é que esses podcasts têm convidado profissionais de todos os tipos para falar de suas vidas profissionais e discutir os principais tópicos relacionados às suas especialidades.

 

Site da marca pessoal ou da clínica

O bom e velho site ainda é uma das principais estratégias de marketing em qualquer segmento, inclusive na saúde. Ele ainda é um dos poucos recursos, ou talvez o único, em que você tem controle de praticamente tudo. Você é quem decide o visual, as funcionalidades, o conteúdo etc. Nas redes sociais, você ainda está sujeito às funcionalidades e design delas, e sujeito às mudanças de algoritmo.

No site, a propriedade intelectual do conteúdo é totalmente sua. Além disso, o site também te permite colher dados que poderão te ajudar a gerar mais vendas, por meio dos softwares de CRM e estratégias de inbound marketing, que trabalham a jornada de compra do cliente desde o primeiro acesso até a venda.

Por fim, o site ainda é uma forma importante de consolidar o seu nome na Internet, nas buscas do Google, e consolidar também a sua autoridade e profissionalismo. Os grandes profissionais da saúde não abrem mão de ter seu site próprio.

Google ads, impulso de postagens, inbound marketing….Enfim, estas ações também são muito importantes e já falamos bastante por aqui.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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