Negócios são a finalidade maior do marketing. Com boas estratégias de conteúdo, comunicação, relacionamento e boas ferramentas de inbound marketing e CRM, seu escritório pode auferir receitas com pelo menos 4 tipos de negócios: vendas novas; up selling; cross selling; e venda de produtos. Tudo isso, em plena harmonia com o Código de Ética da OAB, Provimento 205/2021, e LGPD.
Se você é um advogado que quer investir mais em marketing mas tem dificuldade de visualizar como ele gera receitas e traz novos clientes, esse artigo é para você.
Venha entender quais são as 4 principais fontes de negócios que o marketing jurídico pode trazer para incrementar a sua carteira de clientes e fontes de receita.
As 4 principais fontes de negócios que o marketing jurídico pode trazer para você
Quer saber como o marketing jurídico gera dinheiro?
Conheça os 4 principais tipos de vendas que o marketing jurídico proporciona e que podem se tornar uma fonte de receita importante para seu escritório de advocacia.
Vendas a partir de leads
Toda ação de marketing tem por objetivo gerar negócios e vendas, mas o inbound marketing tem uma metodologia específica para atingir essa finalidade. O objetivo do inbound marketing é conquistar leads e fazer esse lead “descer” pelo funil de vendas, até tornar-se efetivamente um cliente que paga por um serviço.
Ele tem como diferencial a possibilidade de conseguir monitorar toda essa jornada, para que você entenda exatamente:
- o tempo gasto para fechar uma venda;
- a quantidade de ações necessárias (e-mails, conteúdos, abordagens diretas etc) para fechar uma venda;
- o tipo de conteúdo e ação que mais converte;
- o ROI (retorno sobre o investimento) feito em marketing;
- o tipo de serviço e faixa de preço que é mais fácil ou mais difícil de vender;
- e vários outros dados.
Com um bom planejamento e software de CRM, as primeiras fases desse ciclo podem ser executadas de forma automatizada, gerando baixo custo para o aceleramento dos relacionamentos com seus leads. Assim, você pode concentrar seus maiores esforços na fase de funil de vendas, exercendo um contato mais direto para fechar a venda.
O inbound marketing enquanto gerador de vendas via captação de leads é um dos eixos de receita de diversos escritórios de advocacia.
Outro ponto positivo do inbound marketing é que ele pode ser executado de forma 100% compatível com as diretrizes de publicidade da OAB e as normas da LGPD.
Logo, é uma fonte de receitas lícita, ética, segura, e acima de tudo, muito eficiente.
Quer saber mais sobre como o inbound marketing jurídico funciona? Confira nossos artigos:
- Conteúdo e inbound marketing jurídico: como essa combinação gera vendas na advocacia
- Como usar o CRM do inbound marketing jurídico para vender mais e melhor
Upselling
Melhor que vender para um novo cliente é vender mais para um cliente já conquistado (upselling). Esse é um tipo de venda que demonstra sua capacidade de fidelizar clientes e aumentar o ticket médio do escritório.
O marketing jurídico também pode te ajudar a fechar vendas adicionais. Atenção: não se trata de venda casada! Upselling é conseguir fazer com que um cliente que já comprou o serviço entenda o valor de comprar mais um. Isso pode ser alcançado com estratégias de conteúdo, comunicação e relacionamento que façam o cliente ter uma percepção de valor sobre um serviço jurídico que vai aumentar os benefícios de outro já contratado, ou compreender a necessidade de um outro tipo de serviço não contratado ainda.
Cross selling
A venda cruzada (cross selling) acontece quando conseguimos fazer o cliente entender o valor de serviços vendidos por outra área do escritório.
É uma estratégia pouco explorada, sobretudo em escritórios grandes nos quais é mais difícil promover uma integração entre diversos departamentos. Mas o marketing pode te ajudar a fazer mais negócios de cross selling!
Para isso, é preciso ter uma estratégia de conteúdo e CRM bem estruturada, para entregar ao cliente de uma área do escritório um conteúdo informativo certeiro sobre outra área do escritório. Essa entrega precisa ser bem calculada, pois pode ser que o serviço divulgado não tenha relação com aquele que o cliente já comprou, ou pior ainda, você pode acabar divulgando algo que ele já comprou. Nesse momento, o disparo de conteúdos não pode ser genérico, mas sim, personalizado, o que demanda um sistema de CRM bem alimentado e gerido.
Saiba mais sobre upselling e cross selling na advocacia, lendo o nosso artigo:
Vendas de livros e ingressos para eventos
O marketing jurídico também pode atuar na promoção de produtos jurídicos como livros e eventos informativos (webinars, palestras, cursos etc).
Assim como os artigos e posts, esses produtos também disseminam conhecimento e fortalecem a sua autoridade, com o diferencial de que são distribuídos mediante a cobrança de um valor.
Inclusive, quando o público-alvo desses produtos é formado por advogados e estudantes de Direito, a OAB até mesmo permite a publicidade ativa (isto é, a divulgação não restrita a um número determinado de pessoas e não buscada ou acionada pelo próprio público), de acordo com o Art. 4º, § 4º, do Provimento CFOAB 205/2021.
Por outro lado, se a sua intenção é alcançar potenciais clientes, você também pode lançar livros ou ser coautor junto a outros colegas, pode realizar seus próprios eventos e weninars.. A diferença está na forma de divulgação. Esses produtos não podem ser propagados e ofertados de forma ativa, devendo ser divulgados de forma a atingir somente público certo que foi atrás de informações jurídicas primeiro. Mas você pode divulgá-los no seu site, na sua newsletter etc.
O grande valor desse tipo de estratégia é a consolidação do seu nome enquanto referência em um assunto. Mas naturalmente, também acabam sendo fontes de receita.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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