O processo digital revolucionou a forma de advogar e trouxe oportunidades para quem quer atuar em outras cidades ou Estados. Mas para atrair esses clientes e competir com advogados de todo o Brasil, é importante usar a Internet como sua aliada na busca de maior visibilidade, reconhecimento e construção de relacionamentos de confiança com seu público alvo.
Nesse artigo, vamos falar sobre a relação entre o processo digital e o marketing jurídico, e sobre quais são as estratégias de marketing jurídico digital que estão fazendo escritórios conquistarem clientes de todas as regiões do país. Saiba por onde começar e quais são os investimentos que farão a diferença nos seus resultados.
O processo digital e o marketing jurídico a serviço da nova advocacia
Com a implantação do processo eletrônico e os sistemas de processos judiciais digitais (como o Projudi, PJe, E-proc etc), tornou-se muito mais fácil advogar em outros Estados.
Por isso, mais do que nunca o seu projeto de marketing jurídico digital deve ter essa mesma abrangência.
Se você quiser conquistar clientes fora do âmbito geográfico de localização do seu escritório, é fundamental investir em campanhas direcionadas a todo o Brasil, ou às suas localidades de interesse especificamente.
Na In Company, atendemos diversos escritórios que têm clientes em todas as regiões do Brasil, sem necessariamente ter filiais nesses Estados. Na prática, isso se viabiliza por meio de serviços de correspondentes jurídicos, reuniões realizadas via videochamadas, atendimentos por e-mail, e claro, o processo digital.
Para chegar até esses clientes — ou, mais especificamente, para que esses clientes cheguem até os advogados —, é preciso um investimento em marketing jurídico para ganhar visibilidade fora da sua cidade ou Estado, e ações de marketing para gerar relacionamentos que proporcionem oportunidades de negócio. Tudo isso pode ser alcançado com dois tipos de estratégias:
- Estratégias de tráfego orgânico;
- Estratégias de tráfego pago.
Vamos entendê-las mais adiante, mas antes, precisamos entender qual é a premissa básica de uma estratégia de tráfego, ou seja, qual é o canal que vai receber todo esse tráfego.
Site jurídico: a porta de entrada dos seus potenciais clientes
O primeiro passo em um projeto de marketing jurídico é ter o seu site jurídico.
É ele quem vai receber as pessoas que poderão se tornar suas clientes. É nele que acontecerão as conversões em leads, dando início à jornada de relacionamento que culmina em uma venda.
Seu site precisa ter uma boa modelagem, um bom nome de domínio, ser bem desenvolvido com plugins adequados para SEO e bom carregamento dos elementos. Tudo isso impacta a experiência do usuário e as chances de bom ranqueamento no Google.
Se você puder investir em um software de CRM, uma plataforma como a RD Station, isso também fará a diferença no seu projeto. Com esse tipo de recurso, será possível gerenciar a captação de leads e automatizar os e-mails que guiarão seus leads nas etapas da jornada de relacionamento e de compra.
Por fim, mas não menos importante, os conteúdos do seu site devem estar muito bem planejados e redigidos. Quando você produz conteúdo de qualidade, usando técnicas de SEO, escrevendo sobre assuntos pertinentes ao seu público alvo, o Google entende que você é um ótimo fornecedor de conteúdo para os usuários dele, e passa a indicar seus conteúdos com maior prioridade em relação aos demais.
Entendendo o tráfego orgânico
A primeira forma de alcançar mais visitas ao seu site, cliques à sua página etc, é pela via orgânica.
Isso significa que você vai focar seus esforços no desenvolvimento de páginas e conteúdos que atendam às expectativas do Google, para assim, aumentar as suas chances de ranquear no Google. Naturalmente, para que isso dê certo, é preciso ter bastante expertise em SEO e marketing digital, a fim de construir um conteúdo com alto potencial de ranqueamento.
A estratégia de tráfego orgânico segue a famosa frase da cultura popular: Build and they will come (“Construa, e eles virão”). Com um site bem construído e blog posts relevantes, os usuários naturalmente virão até seu site, quando houver um match entre a necessidade ou interesse deles e o seu conteúdo.
Entendendo o tráfego pago
As estratégias pagas são bastante eficientes para atrair e converter mais gente, ou converter mais rápido, SEM FERIR O CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB. São os link patrocinados: Google Ads, o impulsionamento de posts, entre outras estratégias.
Um ponto forte dessas estratégias é a possibilidade de segmentar o público para quem seus anúncios ou conteúdos aparecerão. Você pode começar segmentando seu público por região geográfica, por exemplo, de acordo com as regiões onde já está habilitado para atuar nos sistemas digitais de processos administrativos ou judiciais.
Os dados colhidos nas campanhas de tráfego pago também possibilitam o remarketing, isto é, entregar seu anúncio ou conteúdo pela segunda vez a uma pessoa que já se relacionou com seu site ou perfil antes. O próprio Google e as redes sociais disponibilizam diversos recursos para fazer esse tipo de gerenciamento e mensuração de resultados, tais como: Google Tag Manager, LinkedIn Analytics, pixels etc.
Por fim, não custa destacar que as estratégias de tráfego pago agora são permitidos pela OAB, desde que:
- as palavras-chave compradas no Google Ads estejam em consonância com ditames éticos;
- não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos;
- não esteja incutida a mercantilização, a captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros;
- todas as estratégias sejam executadas com moderação e de forma condizente com as diretrizes de publicidade advocatícia.
Aproveite o processo digital para conquistar mais clientes na advocacia!
Combinando estratégias de tráfego orgânico com tráfego pago, você cria uma máquina que gerará bons leads tanto no curto prazo, quanto no médio e longo prazos também.
O melhor de tudo é que quanto mais você investe em um bom planejamento e tecnologias de suporte, essa máquina passa a rodar com cada vez menos necessidade de ajustes manuais diretos, para que você possa focar na parte mais importante: o teor dos conteúdos e a qualidade dos relacionamentos com as pessoas que chegarão até você.
Aproveite as oportunidades que o processo digital traz e expanda a sua advocacia! Conte com a ajuda de profissionais especializados para obter os melhores resultados.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980