Artigos Postado no dia: 31 janeiro, 2023

Agendamento de posts no Instagram: saiba como funciona e como usar no marketing jurídico

O agendamento de posts no Instagram promete trazer agilidade e economia de tempo para o planejamento de marketing jurídico. A funcionalidade, que foi anunciada pelo Instagram em novembro de 2022, está disponível para perfis pessoais e profissionais, e permite programar a postagem de fotos e/ou vídeos no feed do Instagram.

Nesse artigo, você vai saber mais sobre essa funcionalidade, entender sobre o conceito de calendário editorial, e conhecer também o lado que demanda alguns cuidados, sob pena de gerar riscos para a imagem e credibilidade do seu escritório. Confira!

Quais as vantagens do agendamento de posts no marketing jurídico?

A possibilidade de agendar a data e hora de uma postagem facilita o planejamento de conteúdo dentro de uma estratégia de marketing digital.

Não é à toa que, atualmente, todas as principais redes sociais têm essa funcionalidade.

No marketing digital e marketing de conteúdo, trabalhamos com a estratégia do calendário editorial. Dentro dessa estratégia, as postagens do feed do Instagram são previamente elaboradas e têm sua ordem de postagem definida conforme critérios como:

● frequência de postagens;
● frequência/alternância na abordagem dos temas;
● tipos de posts conforme as ferramentas disponíveis em cada rede social;
● estética do feed;
● e outros.

Apesar do planejamento prévio do calendário editorial, até pouco tempo atrás os uploads ainda eram executados de forma manual pelas pessoas. Aqui na IN COMPANY usamos sistemas profissionais de agendamento para todas as redes sociais. Mas para quem publica sozinho os posts, cabia ao gestor da rede social programar para fazer o upload da postagem (incluindo legendas, marcações e todos os outros detalhes planejados) nas datas e horários
definidos para cada postagem.

Agora, com a possibilidade de pré-programar as postagens, tudo isso pode ser feito de forma antecipada, com maior organização, deixando que o próprio Instagram faça tudo na forma planejada para seu projeto.

Essa funcionalidade pode trazer vários ganhos para seu escritório (se o trabalho de produção de conteúdo e gestão das redes sociais é feito internamente) ou projeto de marketing digital (se você terceiriza esse trabalho), como:

● ganho de tempo;
● redução de erros;
● manutenção do calendário editorial mesmo durante viagens, férias, imprevistos.

Planejamento de marketing jurídico: quais os cuidados que se deve ter ao agendar posts no Instagram?

Apesar das conveniências que o agendamento de posts traz, isso não quer dizer que podemos descuidar da estratégia. O planejamento tem a finalidade de manter um padrão de constância e qualidade para seu conteúdo. Mas ele não pode ser tão rígido a ponto de não acomodar algumas alterações. Às vezes, é preciso fazer uma mudança de percurso, seja para não perder o timing de uma oportunidade interessante, ou para se ajustar a uma nova realidade que destoa do conteúdo dos posts que foram programados há mais tempo.

São casos como:

● uma novidade do seu escritório que tenha relevância para seu público alvo;
● uma alteração de lei ou surgimento de nova lei com entrada em vigor próxima, ou com repercussão imediata que justifique a imediata comunicação aos seus clientes;
● falecimentos, desligamento de membros da equipe, acontecimentos que afetam pessoas que estavam previstos para aparecer em uma postagem;
● mudança na estratégia de conteúdo, precedida de avaliação da performance ou justificada por alguma mudança no escritório.

Por isso, apesar de o Instagram facilitar cada vez mais o trabalho de gestão da estratégia de conteúdo, mesmo assim é extremamente recomendável que esse trabalho seja feito por profissionais especializados. De preferência, deve ser um profissional ou agência que possa se integrar bem ao dia a dia do seu escritório e agir como se fosse um departamento dele.

Sem essa sintonia, será difícil agir com o dinamismo que uma estratégia de conteúdo requer. Quer saber mais sobre MARKETING JURÍDICO DIGITAL e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?

Uma outra maneira de implementar melhorias no marketing do seu escritório é aprender mais sobre o assunto.

Essa funcionalidade pode trazer vários ganhos para seu escritório (se o trabalho de produção de conteúdo e gestão das redes sociais é feito internamente) ou projeto de marketing digital (se você terceiriza esse trabalho), como:

● ganho de tempo;
● redução de erros;
● manutenção do calendário editorial mesmo durante viagens, férias, imprevistos.

Planejamento de marketing jurídico: quais os cuidados que se deve ter ao agendar posts no Instagram?

Apesar das conveniências que o agendamento de posts traz, isso não quer dizer que podemos descuidar da estratégia.

O planejamento tem a finalidade de manter um padrão de constância e qualidade para seu conteúdo. Mas ele não pode ser tão rígido a ponto de não acomodar algumas alterações. Às vezes, é preciso fazer uma mudança de percurso, seja para não perder o timing de uma oportunidade interessante, ou para se ajustar a uma nova realidade que destoa do conteúdo dos posts que foram programados há mais tempo.

São casos como:

● uma novidade do seu escritório que tenha relevância para seu público alvo;
● uma alteração de lei ou surgimento de nova lei com entrada em vigor próxima, ou com repercussão imediata que justifique a imediata comunicação aos seus clientes;
● falecimentos, desligamento de membros da equipe, acontecimentos que afetam pessoas que estavam previstos para aparecer em uma postagem;
● mudança na estratégia de conteúdo, precedida de avaliação da performance ou justificada por alguma mudança no escritório.

Por isso, apesar de o Instagram facilitar cada vez mais o trabalho de gestão da estratégia de conteúdo, mesmo assim é extremamente recomendável que esse trabalho seja feito por profissionais especializados. De preferência, deve ser um profissional ou agência que possa se integrar bem ao dia a dia do seu escritório e agir como se fosse um departamento dele.

Sem essa sintonia, será difícil agir com o dinamismo que uma estratégia de conteúdo requer.

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br
www.incompanypr.com.br


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