
O marketing jurídico pode abranger dezenas de ações, plataformas e estratégias. Mas você não precisa usar e dominar todas de uma vez só. Ter uma base sólida para fincar seu projeto consiste em entender o que é essencial e fazer esse essencial bem feito antes de pensar em estratégias de marketing mais avançadas.
Nesse contexto, a tríade do marketing jurídico é uma metodologia desenvolvida pela In Company, que engloba os 3 PILARES mais importantes do marketing jurídico: design, tecnologia e conteúdo. Se você acha que essas também são palavras bastante abrangentes, neste artigo você vai entender exatamente qual é o papel que cada uma delas
O que é a tríade do marketing jurídico?
A tríade do marketing jurídico é uma metodologia desenvolvida pela In Company após muitos anos identificando as principais necessidades e estratégias bem sucedidas em projetos digitais criados para escritórios de advocacia.
Entre tantas ações, técnicas e estratégias que podem ser usadas em um projeto de marketing digital voltado à advocacia, entendemos que há 3 pilares fundamentais que precisam estar muito bem desenvolvidos para que o projeto tenha uma boa performance e tenha base para escalar ações ainda mais potentes:
- Design;
- Tecnologia;
- Conteúdo.
Chamamos de “pilares” porque de fato, são eixos que sustentam a estratégia e não devem ser confundidos com ações. Cada pilar pode envolver diversas ações. Por exemplo: o design não é uma ação, é um pilar que abrange diversas ações relacionadas à identidade visual e à experiência do usuário.
É absolutamente essencial que seu projeto de marketing jurídico digital esteja apoiado nesses 3 pilares. Caso contrário, você precisará “contar com a sorte” para que a performance do seu site jurídico seja boa com base em apenas alguns aspectos que estão bons enquanto outros estão faltando.
Entendendo melhor cada um dos 3 pilares da tríade do marketing jurídico
Agora que você já entendeu quais são os 3 pilares da tríade e o que significa chamá-los de “pilares”, vamos entender melhor o que cada um representa:
- Design: é o desenho de toda a experiência e sensações que você passa ao seu potencial cliente por meio do seu site. Envolve ações de branding e experiência do usuário: identidade visual, definição da marca, layout, paleta de cores, fontes, tamanho e design dos ícones etc; tudo que o usuário pode sentir ao ter contato com sua marca e seu site, todos os valores implícitos que são transmitidos por meio da sua identidade de marca e o formato do seu site.
- Tecnologia: envolve o uso de ferramentas digitais para melhorar a aparência e performance do seu site, bem como a otimização de todas as ações que serão praticadas a partir do seu site. Ou seja: envolve o uso de plugins, softwares, IAs, técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) etc em todas as etapas: envolve desenvolvimento do website e suas páginas; conteúdos, estratégia de landing page, produção de conteúdo, design gráfico, automação de e-mails etc;
- Conteúdo: é a matéria-prima do seu site e redes sociais. O design é o envelope, a tecnologia é o mensageiro, e o conteúdo é a mensagem. Isso envolve desde o texto dos ícones e chamadas simples da página principal até o teor dos textos do seu blog.
Como funciona a tríade do marketing jurídico na prática? Por onde começar?
O primeiro passo é compreender que nenhum dos pilares funciona de forma isolada: design, tecnologia e conteúdo precisam caminhar juntos.
Se você já entendeu isso, podemos partir para a execução:
- Diagnóstico
Para dar os primeiros passos, é recomendável começar com uma avaliação diagnóstica: como está hoje a identidade visual do escritório? O site já possui uma base tecnológica confiável? Há produção de conteúdo relevante e frequente?
A partir desse diagnóstico, a implementação pode seguir uma lógica simples:
- Estruturando o pilar do design
O ponto de partida deve ser a construção de uma marca sólida e um site que reflita os valores e diferenciais do escritório. É importante se fazer perguntas, e a partir delas, fazer um diagnóstico sincero. Reveja bem:
- o logotipo do seu escritório (é bonito? Comunica bem a minha identidade? É facilmente confundível com outros? Passa uma impressão que condiz com os advogados que somos?);
- os elementos do seu nome de domínio (são muito longos? Fica fácil para alguém digitar do zero ou achar no Google?);
- as cores que você usa no seu site, papelaria e ações digitais em geral (estão em sintonia com o logotipo e as intenções que queremos comunicar? São visualmente harmônicas? Estão atrapalhando a leitura?);
- a disposição dos ícones, textos etc no seu site, e-mails e posts (é fácil para meu leitor encontrar as informações? Passo a impressão de que é um conteúdo denso? Essa fonte e seu tamanhão estão dificultando a leitura? Estão passando uma impressão elegante?);
- os layouts dos seus posts nas redes sociais (são muito carregados? Muito simples? Fazem alguém querer parar pra ler meu conteúdo quando rola o feed? Estão em sintonia com meu site?)
- Estruturando o pilar da tecnologia
Depois de alinhar a identidade visual, é hora de garantir que a casa esteja em ordem.
Isso significa estruturar o site com boas práticas de SEO, velocidade de carregamento, responsividade e ferramentas que facilitem a gestão e análise de resultados.
Alguns itens fundamentais a serem observados são:
- Desenvolvimento do seu website e de cada página (SEO, plugins para melhorar a velocidade de carregamento do site etc);
- Softwares de CRM e automação de cadastro de leads.
Isto é o básico.
Tendo observado isto, você pode partir para a análise de tecnologias mais avançadas, como uso de IA para automatizar atendimentos (chatbots) e acelerar a produção de conteúdo e a conversão em leads; ou até mesmo usar ações de tráfego pago no Google e redes sociais;
- Estruturando o pilar do conteúdo
Com a base pronta, o escritório pode investir em uma produção consistente e estratégica de conteúdo, que será o combustível para atrair visitantes qualificados, fortalecer autoridade e converter contatos em clientes.
Esse pilar não envolve apenas redigir textos melhores, mas ter um toda uma estrutura de produção e distribuição frequentes de conteúdos de qualidade consistente, envolvendo:
- Planejamento de pauta e de SEO;
- Definição dos meios/tipos de conteúdo que serão adotados: blog posts, e-books, conteúdos para redes sociais, palestras, webinars, podcasts etc;
- Definição dos canais de distribuição do conteúdo: site, blog, newsletters por e-mail, colunas em sites de terceiros, canal no YouTube, podcast nas plataformas de streaming de áudio etc;
- Produção de conteúdo estratégica e otimizada para performance, com uso de técnicas de copywriting, SEO, focando sempre no teor informativo e evitando ações e linguagens de teor comercial que conflitem com as diretrizes de publicidade da OAB.
Como você pôde perceber, a tríade não é apenas um conceito teórico, mas um método prático para construir uma presença digital sólida e escalável.
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Teremos prazer em falar com você!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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