Artigos Postado no dia: 22 maio, 2019

A importância da equipe de marketing para os negócios da área da saúde.

O marketing e branding não consistem em ações separadas das demais atividades de uma clínica ou consultório. Na construção de uma marca de um profissional da saúde, é importante que toda a equipe esteja alinhada com os seus valores. Caso contrário, de nada vale todo o esforço para uma boa estratégia de marketing.
Entenda a importância da integração da equipe no marketing para os negócios da área da saúde e saiba como um lidar deve fazer isso!
O que são o branding e o marketing para a saúde
A marca é o conjunto das características que definem a identidade de um negócio: o seu nome, logotipo, identidade visual, as características do seus produtos ou serviços.
O branding, ou construção de marca, é o processo de fazer com que os valores, objetivos e o estilo do profissional ou empresa transpareçam por meio de todos os elementos que o consumidor consegue perceber.
Para um profissional da área da saúde, é importante construir uma marca coerente e que comunique bem o seu propósito.
Afinal, o usuário do serviço de saúde se encontra em posição delicada, pois precisa confiar ao profissional os seus bens mais preciosos: sua vida, seu corpo, sua saúde.
É importante que o profissional transmita confiança para conquistar o paciente.
O marketing, por sua vez, consiste nas ações que vão vender o seu serviço.
As “vendas”, no marketing, têm um conceito mais amplo, pois as ações de marketing também buscam objetivos que nem sempre são imediatamente valorados em dinheiro, como, por exemplo:

  • a construção de autoridade e credibilidade;
  • a fidelização do cliente além das vendas, conseguindo que ele se torne um evangelizador da marca e a indique para outras pessoas.

Por que a integração da equipe é importante no marketing para a saúde
Como você viu no item anterior, construir uma marca e vender a sua ideia para o público não são tarefas tão simples.
É um trabalho que requer o planejamento e coordenação de várias ações coerentes entre si.
Para que essa coerência seja alcançada, não basta que o profissional terceirize uma empresa de marketing.
A coerência começa pela conduta do próprio profissional e tudo que acontece no seu consultório.
Portanto, a equipe do profissional de saúde também é de grande importância para o sucesso do branding e o marketing para a saúde.
Pense, por exemplo, que a equipe de atendimento da clínica representa o primeiro contato do seu paciente com a sua clínica.
É um momento importante para transmitir, de imediato, todos os valores que você quer que o seu paciente assimile.
Da mesma forma, a atuação da equipe de apoio técnico é determinante, pois esses profissionais também lidam diretamente com o seu paciente.
A atuação deles pode contribuir ou destruir todo o seu esforço em transmitir profissionalismo e credibilidade ao paciente.

Como alinhar a conduta da equipe com os valores transmitidos em uma estratégia de marketing

O comportamento de todos os componentes da equipe da clínica ou hospital deve estar em sintonia com as ações de branding e marketing, mantendo a mesma linha de posicionamento.
Isto inclui:

  • a linguagem utilizada ao seu comunicar com o paciente;
  • a vestimenta;
  • o cumprimento aos horários e compromissos;
  • o modo de execução dos procedimentos;
  • e todas as demais condutas praticadas sempre que o profissional estiver atuando em nome da empresa, seja no espaço físico ou fora, pessoalmente ou por meio do telefone e redes sociais.

Imagine, por exemplo, que a sua clínica investe na construção de um app próprio, trazendo grandes facilidades aos pacientes para agendar horários, mas a sua equipe não está atenta e comete erros ao organizar sua agenda.
Todo o esforço e investimento no app acabam sendo desperdiçados por condutas simples como essa.
É importante que o líder atue de forma próxima com a equipe de marketing, comunicando bem os seus valores para que essa elabore uma estratégia de marketing adequada.
Mas também é fundamental que o líder saiba comunicar bem esses valores à sua equipe, pois não pode cobrar dos funcionários algo que não transmitiu.
Para entender mais sobre construção de marca e inbound marketing, continue acompanhando o blog da In Company.
Atendemos dentistas, médicos, clínicas, consultórios, hospitais, e diversos profissionais da saúde, tais como: fisioterapeutas, nutricionistas, estúdios de yoga e pilates, academias, coaches de saúde fitness e outros.
Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: https://bit.ly/2Eqc6h5
 

Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br
www.incompanypr.com.br
 

 
 


Artigos Relacionados