Artigos Postado no dia: 22 maio, 2025

A IA não vai substituir médicos, mas será que vai substituir o Marketing Médico? Saiba como incorporar a IA nas suas estratégias

Marketing Médico precisa de humanos ou pode ser parcialmente automatizado e delegado a uma Inteligência Artificial (IA)?

Os avanços da IA têm trazido grandes ganhos à Medicina. Ainda assim, a boa notícia é que a IA não vai substituir médicos. Mas surge uma nova pergunta: será que ela pode substituir quem faz o marketing médico? Qual é o limite entre o apoio estratégico e a delegação total de tarefas?

Neste artigo, vamos refletir sobre alguns riscos que a delegação total de tarefas à IA pode trazer, e te dar algumas dicas de como selecionar quais tarefas vale a pena assumir e quais você pode delegar no marketing digital.

 

Os riscos do uso da IA na Medicina

A Inteligência Artificial já está sendo utilizada para apoiar a realização de diagnósticos, fazer análise preditiva e prever riscos de doenças, organizar prontuários eletrônicos… mas ainda há muitos cuidados éticos e técnicos a considerar.
O principal risco é o uso indiscriminado de sistemas que tomam decisões clínicas sem supervisão médica ou fazem avaliações que acabam não condizendo com a realidade: as conhecidas “hallucinations”. É o que ocorre quando a IA inventa palavras ou fatos. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Michigan identificou uma porcentagem de 80% de “hallucinations” em transcrições de áudio feitas pela ferramenta Whisper, que é utilizada nos EUA por diversos centros médicos para transcrever consultas de médicos com seus pacientes (fonte: Researchers say AI transcription tool used in hospitals invents things no one ever said | AP News).

Outras preocupações apontadas por especialistas estão relacionadas com:

  • diagnósticos incorretos feitas pela IA;
  • vieses de dados e falta de transparência nos algoritmos;
  • distanciamento na relação médico-paciente;
  • não captação de dados ou informações essenciais;
  • entre outras.

Além disso, a substituição da escuta ativa e do toque humano por decisões automatizadas levanta questionamentos sobre a humanização do cuidado, que é um valor essencial em qualquer prática de saúde.

 

A IA não vai substituir médicos. Mas será que vai substituir os seres humanos que fazem marketing médico?

A IA deve ser vista como uma ferramenta de apoio, não um substituto para o julgamento clínico ou o atendimento feito pelo médico especializado.

E quando se trata de marketing, o atendimento e toque humano também são importantes. Lembre-se que marketing é comunicação. Se você quer se comunicar com um humano, precisa ser humano também!

Ferramentas como ChatGPT, CoPilot, Midjourney, Canva com IA e outras plataformas têm potencial para agilizar tarefas repetitivas e economizar tempo, mas não substituem o olhar humano, nem sob o aspecto da criatividade e análise técnica, e tampouco sob o aspecto da humanização da comunicação.

A IA ainda depende de bons comandos, supervisão e revisão humana. Ela pode ser criativa, mas carece de senso crítico.

Além de tudo, é fundamental ter em mente que a IA estará criando para representar a marca de um profissional que também é uma pessoa. É essencial que essa pessoa assuma o controle da narrativa que será exposta sobre ela, e para isso, ela precisa supervisionar o que a IA faz.

 

5 atividades que NÃO vale a pena delegar totalmente à IA no marketing médico

Se, por um lado, a implementação de IA no dia a dia do marketing médico pode ser vista  como um ganho de produtividade, por outro lado, há ações no marketing médico que ainda pedem olhar humano e conhecimento de causa (pelo menos se você quiser fazê-las com qualidade, ética e gerar bons resultados!). Veja 5 delas:

  1. Edição e revisão de textos 

No jornalismo, existe a figura do editor, que é a pessoa que revisa, aprova e promove mudanças no texto dos jornalistas. Essa é uma tarefa que combina diversos talentos e habilidades, desde a gramática e regras de redação até a tarefa de “guardião” da linha editorial do veículo de comunicação.

Embora já existam IAs capazes de fazer esse tipo de trabalho se receber prompts adequados, não é um trabalho que vale a pena retirar das mãos de um humano.

A revisão de textos feita por um especialista em saúde ou marketing é essencial.

  1. Criação de identidade de marca

Construir a imagem de um profissional da saúde envolve mais do que imagens, paletas de cores e fontes de letras bonitas. A marca precisa refletir a personalidade do médico, a história, o estilo de atendimento, o público-alvo e os valores pessoais de quem atende. Esse trabalho exige conhecimento de semiótica, design, mas também escuta ativa, empatia, sensibilidade, criatividade.

  1. Relacionamento com pacientes nas redes sociais

Respostas automáticas podem ajudar, mas a humanização do atendimento digital é um diferencial. Um comentário sensível ou uma dúvida mais delicada precisa de alguém que saiba como acolher, ter a delicadeza de tocar ou não em certos assuntos, escolher bem as palavras.

  1. Análise estratégica de resultados

A IA pode mostrar os dados, mas a interpretação e o direcionamento estratégico ainda dependem de profissionais que conhecem o mercado, o contexto e os objetivos da clínica.

  1. Aprovação final de conteúdos

Seja um post, um vídeo ou um anúncio, é fundamental que um humano avalie se o conteúdo está ético, claro, adequado e conectado à proposta da clínica ou consultório. De preferência, o próprio médico! Afinal, aquele conteúdo representará ele, será associado a ele, a sua imagem. É fundamental que ele decida se as coisas estão saindo do jeito que ele quer e da forma como ele quer ser visto!

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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