Artigos Postado no dia: 26 maio, 2022

A comunicação a serviço da saúde: conheça 5 estratégias de comunicação além das redes sociais

Como fazer marketing para a saúde além das redes sociais?

As redes sociais estão entre as plataformas preferidas de médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas. De fato, elas fornecem muitos recursos, funcionalidades e uma grande possibilidade de exposição. Mas por que se restringir a elas?

Torne o seu planejamento de comunicação mais sofisticado ao incluir estratégias diferenciadas, como as 5 que nós sugerimos neste artigo. Leia e descubra quais são:

 

Conheça 5 estratégias de comunicação e marketing para a saúde além das redes sociais

 

  1. Relacionamento com a imprensa

Pautas de saúde, bem estar e estética são constantes nos meios de comunicação. E quando essas pautas são produzidas, é comum que jornalistas busquem a opinião de profissionais para adicionar credibilidade à matéria.

Quando você, profissional da saúde, mantém um bom relacionamento com a imprensa, pode ser chamado para estas pautas, gravar entrevistas, e assim, posicionar-se como uma referência no assunto.

Essas participações precisam ser conduzidas com cuidado, responsabilidade e atenção às diretrizes do seu Conselho de Classe sobre publicidade profissional. Alguns profissionais até mesmo buscam fazer cursos de media training ou elaborar um estratégia de imagem, e assim, estarem preparados para aparecer na mídia da melhor forma.

Se conduzido com cuidado e profissionalismo, o relacionamento com a imprensa pode ser a chave para construir uma marca pessoal forte, tornar-se conhecido e reconhecido como uma autoridade na sua área de atuação.

 

  1. Site com blog ou App com push de mensagem

Ter um site com blog ou aplicativo mobile (app) para a sua clínica é uma forma de colocar sua marca na palma do mão do seu paciente. Por meio deles, a sua marca estará passando pelos olhos e dedos do seu cliente ou prospect várias vezes ao dia; além de proporcionar rapidez e atalho para acessar o conteúdo da sua marca.

Também comunica algo importante sobre sua clínica: o simples fato de ter um app já gera uma percepção de modernidade, acessibilidade e outros valores que geram uma conexão com o público.

Além de tudo isto, o site e o app pode ser um canal de comunicação direta com o seu paciente, uma plataforma para entregar conteúdos exclusivos e muitas outras estratégias de contato, publicidade e conteúdo.

 

  1. E-books

Seus pacientes buscam consultas e exames para ter uma opinião sobre o estado deles em particular; mas além disto, eles também têm muito interesse em entender os conceitos gerais das questões de saúde que os afligem.

Não é à toa que muitos vão buscar informações na Internet.

Aproveite esta oportunidade para distribuir conhecimento e fortalecer a sua marca pessoal publicando contepudos ricos.

No digital, o e-book pode funcionar com estratégia para captar leads e iniciar um funil de vendas, atraindo novos contatos para sua carteira. Esses contatos poderão se tornar pacientes no futuro.

 

  1. Eventos de marketing para a saúde

Pode ser online ou presencial. Eles são uma excelente oportunidade para ser visto, relacionar-se, ter um contato mais próximo com as pessoas.

Você pode participar ou até mesmo criar eventos para divulgação de conhecimento e troca de experiências com outros colegas de profissão, com pacientes, ou simplesmente pessoas interessados nos temas e histórias que você tem para compartilhar.

Muito mais que uma oportunidade de tornar seu rosto e nome conhecidos, e distribuir cartões de visita, os eventos são uma chance de ouvir diretamente das pessoas que vão te direcionar para novas oportunidades de aperfeiçoamento profissional e aperfeiçoamento da sua estratégia. Ouça com atenção as dúvidas e necessidades dessas pessoas e incorpore isso em seu trabalho.

 

  1. Endomarketing

Não menos importante que a comunicação externa é a o marketing que você faz dentro da própria empresa. Chamamos esse marketing de endomarketing.

Seus sócios, colegas e colaboradores também são importantes para o fortalecimento da cultura organizacional e da sua marca. Você pode promover a comunicação dentro da empresa, realizando eventos internos, preparando conteúdos especializados para os colaboradores. Além disso, pode incentivá-los em suas iniciativas pessoais que beneficiam a sua empresa e sua marca, sempre com muita ética profissional e de preferência uma atuação integrada com o departamento de Recursos Humanos.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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