Marketing Digital Postado no dia: 8 dezembro, 2025

Como ranquear no Google e ChatGPT ao mesmo tempo?

Ranquear no Google e ChatGPT se tornou uma meta estratégica para empresas que querem ampliar visibilidade e conquistar novos clientes em um cenário digital cada vez mais híbrido, onde buscas tradicionais e conversacionais caminham lado a lado.

Mas será que as técnicas a serem adotadas para ranquear nessas duas plataformas são as mesmas? Dá muito trabalho manter uma estratégia de SEO focada tanto no Google quanto no ChatGPT?

Há diversas técnicas que podem ser aproveitadas para as duas ocasiões, pois, na verdade, Google e ChatGPT valorizam a mesma coisa: conteúdo de qualidade!

O que causa dúvidas, na prática, é o que de fato significa um conteúdo de qualidade. Nesse artigo, você vai entender o que é e como produzi-lo para ranquear no Google e ChatGPT!

 

Quais são as principais técnicas de SEO para ranquear no Google e ChatGPT?

Quando falamos em “ranquear”, estamos falando da performance de sites, páginas e/ou posts em indexadores de conteúdo. Isto é: estamos pensando em como otimizar nosso conteúdo para que ele tenha mais chance de ser indicado e aparecer mais rapidamente quando alguém busca por algo relacionado a ele.

O conjunto de técnicas e estratégias adotadas para alcançar esses resultados é chamado de SEO (Search Engine Optimization).

Até pouco tempo, quando falávamos em estratégias de SEO, tínhamos em mente principalmente o Google. Atualmente, já se fala em ranqueamento para ChatGPT e outras Inteligências Artificias Generativas usadas como ferramentas de pesquisa.

Mas na verdade, as bases para o ranqueamento em qualquer plataforma continuam as mesmas: pesquisa de palavras-chave, clareza na estrutura do texto, qualidade da informação e autoridade do domínio.

Para o Google, esses são os fundamentos clássicos de SEO.

Para modelos conversacionais, como o ChatGPT, esses elementos também são válidos e eficientes, pois funcionam como sinalizadores de confiabilidade. Textos bem organizados, diretos e fundamentados são mais facilmente compreendidos e citados por IAs que absorvem conteúdos externos para gerar respostas, como o ChatGPT.

 

Diferença entre ranquear no Google e ChatGPT: o que cada plataforma valoriza?

Embora ambas dependam de conteúdo de qualidade, cada uma olha para elementos específicos:

O Google valoriza:

  • intenção de busca clara;
  • indexação, velocidade de carregamento e outras funcionalidades responsivas que melhorem a experiência do usuário;
  • backlinks e histórico de autoridade;
  • consistência de palavras-chave e SEO técnico do site (estrutura e desenvolvimento)

O ChatGPT valoriza:

  • clareza e objetividade;
  • precisão conceitual;
  • conteúdos didáticos e que preferencialmente respondem perguntas inteiras, sem lacunas;
  • textos atualizados e devidamente contextualizados, para aumentar a chance de prover a resposta certa de acordo com a situação específica perguntada;
  • linguagem natural e fácil de interpretar por sistemas baseados em IA.

Em resumo:

  • O Google opera com algoritmos que conferem prioridade ao comportamento do usuário e à arquitetura do site;
  • O ChatGPT, por outro lado, trabalha com padrões linguísticos: quanto mais completo e bem explicado estiver o texto, maior a chance de ser referenciado em respostas.

 

3 dicas para produzir um conteúdo que consiga ranquear no Google e ChatGPT ao mesmo tempo

Conforme você já viu, a chance de ranquear bem nas duas plataformas vai depender do quanto o seu conteúdo tem maior potencial de solver as dúvidas das pessoas.

Em outras palavras: um texto bem pensado, que entrega valor rapidamente, tende a performar bem nas duas plataformas.

A adoção de boas práticas de EEAT (expertise; experiência; autoridade; e “trust” = confiabilidade) e estratégias como uso de headings claros e atualização frequente do seu site e blog ajudam os dois ambientes a reconhecer o conteúdo como relevante.

Confira mais dicas para uma boa performance tanto no Google quanto no ChatGPT:

 

  1. Escreva para humanos, mas busque uma boa estrutura técnica

O texto precisa ser claro, compreensível e eficiente para ser lido por humanos, mas preferencialmente deve ser estruturado de forma que facilite a um robô “escaneá-lo” e encontrar as informações mais pertinentes.

Isso pode ser feito por meio de técnicas de escaneabilidade como o uso de:

  • Introduções diretas;
  • Subtítulos claros;
  • Parágrafos curtos;
  • Listas e bullet points;
  • Palavras de transição no início das frases;
  • Palavras-chave posicionadas de forma natural;

Essas técnicas são bem lidas por mecanismos de busca, mas também facilitam a leitura por modelos de IA.

  1. Aprofunde o conteúdo, sem enrolação
    Tanto o Google quanto o ChatGPT tendem a priorizar textos que vão além do básico. Eles sabem reconhecer um texto genérico, que diz só o necessário sem se aprofundar ou sem trazer elementos que permitem a personalização para casos concretos e situações específicas.
    Explicações práticas, exemplos reais e dados bem contextualizados aumentam a chance de o conteúdo ser visto como proveniente de uma autoridade no assunto.

 

  1. Adote uma estratégia editorial consistente
    Publicar com frequência, manter um padrão de qualidade e organizar temas em clusters temáticos fortalece o posicionamento.
    Isso cria um ambiente onde tanto o Google quanto o ChatGPT conseguem identificar facilmente o que o site representa e entender por que esse site deve ser recomendado.

 

Quer saber mais como o Marketing Digital pode ajudar o seu negócio?

 

ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados