
Escritórios de advocacia precisam de um método diferenciado para fazer marketing sem correr riscos e para alcançar bons resultados. Esse é um delicado equilíbrio que demanda tanto o conhecimento das regras de publicidade da OAB, quanto a experiência e o know how do marketing digital para identificar o que funciona ou não.
Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que o marketing jurídico vai muito além de só ter um site ou postar no Instagram. Um escritório de advocacia moderno precisa pensar em presença digital, posicionamento de marca, autoridade, formação e nutrição de relacionamentos, e tudo isso com muito planejamento e gestão eficiente.
Na In Company, nós lidamos com esses desafios há 20 anos. Com base nessa nossa experiência, desenvolvemos um plano completo que combina 7 estratégias principais e mais de 50 ações específicas dentro delas para impulsionar escritórios de advocacia de todos os tamanhos e atuantes em quaisquer áreas do Direito. E o melhor: adaptamos tudo de acordo com as necessidades, objetivos e orçamento de cada cliente.
Quer entender como funciona? Acompanhe a leitura.
As 7 grandes estratégias que norteiam o nosso método de marketing para escritórios de advocacia
Nosso trabalho parte de um pilar central: não existe receita pronta de marketing para gerar resultados para escritórios de advocacia. Cada escritório tem seu estilo, público e objetivos.
É por isso que criamos um ecossistema baseado em 7 grandes estratégias:
- Marketing institucional & branding – estratégia voltada à criação e/ou fortalecimento da marca do escritório e o posicionamento do escritório no mercado jurídico;
- Site dinâmico e multiplataforma – desenvolvimento de um site com design responsivo, rápido e otimizado para SEO – ranquear melhor no google e IA;
- Marketing digital e inbound marketing – estratégia baseada no conceito do funil de vendas, que busca a atração, nutrição e conversão de leads;
- Marketing de conteúdo e redes sociais – estratégia de planejamento, criação e distribuição de conteúdo informativo elaborado de forma específica para conquistar e atender os interesses do público-alvo;
- Marketing de relacionamento – ações que estreitam o vínculo com clientes já conquistados, parceiros, pares, e novos clientes também;
- Assessoria de imprensa digital – aumento de visibilidade em portais, veículos e mídia especializada;
- Capacitação e treinamento – preparação da equipe para colaborar com as estratégias de marketing e levar para os demais setores do escritório os valores propagados no marketing, formando uma operação coesa e que reforça a marca do escritório.
Essas são as estratégias “macro”, isto é, são a base do cardápio que temos a oferecer. Além dessas estratégias, temos 50 ações práticas que se desenvolvem dentro dos escopos delas.
Como escolher entre mais de 50 ações de marketing para escritórios de advocacia?
É aqui que a mágica acontece: não trabalhamos com pacotes engessados de ações para aplicar a todos os escritórios de advocacia.
O menu de 50 ações de marketing apenas demonstra a diversidade de possibilidades que temos no marketing jurídico; mas isso não significa que devemos usar todas essas estratégias ao mesmo tempo.
O que fazemos é entender a realidade do escritório, definir prioridades e, a partir daí, escolher as ações certas para recomendar a cada projeto.
Por exemplo:
- dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, uma das ações pode ser a manutenção de um blog jurídico; uma newsletter periódica para manter os clientes informados; ou landing pages específicas para distribuir conteúdos exclusivos – todos esses ao mesmo tempo, ou apenas um, apenas outro, e por aí vai;
- dentro de uma estratégia de marketing de relacionamento, podem entrar ideias de eventos específicos do escritório para a comunidade, ou para clientes da carteira, para colaboradores etc;
- dentro de uma estratégia de assessoria de imprensa digital, podemos trabalhar com publicação de artigos em diversos portais de notícias em todo o Brasil.
Por onde começar?
Muitos escritórios chegam até a In Company com a mesma dúvida: “Por onde começar?”.
A verdade é que cada caso pede um desenho diferente.
Perceba como os exemplos que demos no item anterior são bastante fluidos e moldáveis.
O cenário ideal envolve entender qual estrutura e ambiente digital o escritório já tem, qual é o foco do seu escritório, quem deseja alcançar, como já é conhecido na comunidade e o que pretende mudar ou não a partir disso, qual o orçamento…
São diversos fatores que levamos em consideração para criar planos personalizados para escritórios de advocacia que desejam um projeto de marketing exclusivo para alcançar alta performance digital – e não digital também.
Qual é o diferencial da In Company?
A In Company atua no segmento de marketing jurídico desde 2005, época em que esse tema tinha ainda menor visibilidade na comunidade jurídica.
No decorrer dessas duas décadas, vimos diversas mudanças culturais e tecnológicas que afetaram o marketing; vimos tendências chegarem e morrerem; vimos a OAB se preocupar cada vez mais com a regulamentação de ações e estratégias digitais que a advocacia importou para suas práticas.
Hoje, temos uma visão mais prática do que funciona e do que não funciona para advogados e do que pode ser feito com eficiência dentro daquilo que a OAB permite.
Nossos diferenciais são:
- Customização: entendemos que não existe fórmula única, o que existe é a melhor combinação de estratégias e ações para escritórios de advocacia conforme perfis e objetivos diferentes;
- Escalabilidade: começamos com ações pontuais e, conforme os resultados aparecem, ampliamos a estratégia;
- Ética e conformidade legal: temos grande cuidado em respeitar as regras da OAB;
- Resultados de verdade: unimos branding, inbound, conteúdo, relacionamento e mídia para construir autoridade e atrair clientes de forma sólida; e temos ferramentas para mensurar tudo isso.
Quer descobrir quais das nossas mais de 50 ações fazem mais sentido para o seu escritório? Vamos conversar para customizar o seu projeto!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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