O marketing jurídico pode se beneficiar do planejamento feito conforme o conhecimento de tendências. Tendência não é previsão, nem novidade, nem moda; mas é algo que pode te ajudar a se preparar para cenários futuros.
Vamos fazer esse exercício? Nesse artigo, vamos conhecer 5 tendências de marketing jurídico para 2024, coletadas com base em reportes de empresas globais especializadas em marketing e trend research, e também com base na nossa experiência aqui na IN COMPANY desde 2005 como especialista em marketing jurídico.
Você também vai entender o significado de tendência e como ela é usada em empresas de todos os segmentos.
O que são tendências no marketing?
Áreas como o marketing, a sociologia do consumo, o coolhunting, forecasting e outras que abrangem estudos sobre a sociedade e o mercado, estão sempre identificando tendências para o futuro. Tendência não é necessariamente a mesma coisa que previsão, mas conhecer tendências ajuda empresas a se orientarem, se planejarem e se prepararem para o futuro.
A tendência é um ponto médio entre a novidade e a moda. Quando um fenômeno é totalmente novo e sua adoção ainda é observada majoritariamente em nível individual, ainda não podemos chamá-lo de tendência. Mas se já há um número grande de pessoas adotando um novo costume a ponto de ele se tornar “padrão”, já passou do ponto de ser considerado uma tendência.
Tendência, como a própria palavra indica, sugere uma direção para onde o mundo está tendendo a ir. No livro Anatomy of a Trend (2008), Henrik Vejlgaard define a tendência como “um processo de mudança”.
No marketing, as tendências se verificam conforme novas formas de divulgar, ofertar e despertar desejos sobre produtos e serviços começam a se consolidar.
Essas novas formas são moldadas por mudanças sociais, políticas, econômicas etc, e pelo avanço da tecnologia, pois tudo isso impacta os hábitos de consumo e as crenças da sociedade que faz com quem certas formas de marketing sejam mais aceitas ou surtam mais efeitos que outras.
Como a IN COMPANY detecta tendências de marketing
- Leitura e análise de matérias e reportes de trend research, coolhunting, futurologia, forecasting e pesquisas de mercado e de tendências feitas por empresas especializadas;
- Nossa experiência atendendo escritórios de advocacia de todo o Brasil, todos os dias!
5 tendências de marketing jurídico para 2024
1. Growth hacking com IA
O uso de Inteligência Artificial no marketing sequer pode ser considerado uma tendência para 2024, porque já se alastrou pelo ano de 2023 (mesmo que ainda não tenha se massificado).
O que deve ganhar mais força em 2024 é o uso cada vez mais sofisticado da IA para ganho em performance de estratégias de marketing baseadas em dados.
Por meio de ferramentas de machine learning, a análise de dados vai se tornar cada vez mais eficiente, rápida e personalizada aos objetivos de cada projeto de marketing.
2. Definições jurídicas sobre IA
Como já dissemos, a adoção de ferramentas de IA está se propagando em alta velocidade, e não deve demorar até que os Tribunais comecem a se posicionar sobre questões referentes a Propriedade Intelectual, proteção de dados, direitos do consumidor e outras que podem ser afetadas pelo uso de IA no marketing.
Também não seria surpresa se a própria OAB emitisse orientações sobre o uso de IA no marketing jurídico em 2024.
3. SEO cada vez mais sofisticado
Com cada vez mais robôs produzindo conteúdo, produzir um conteúdo relevante e que consiga performar bem no Google e nas buscas das redes sociais será mais desafiador em 2024.
A Kantar, uma das líderes de pesquisa de mercado do planeta, acredita que a “vida além da barra de busca” é uma das tendências para 2024, e que as marcas precisam desde já se adaptarem para serem encontradas onde seus consumidores estão.
Nós acreditamos que o SEO (Search Engine Optimization) deve ser uma das ferramentas que mais vão demandar ajustes para se adaptar a essas disrupções.
4. Mudança de perfil das audiências e ter estratégias nichadas por áreas de atuação
A população do mundo está mudando.
Conforme destacado no reporte “6 Commerce Trends for 2024” da Adobe, “até o ano de 2027 haverá seis gerações de consumidores online”, das quais a Geração Z já é a maior (2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo) ultrapassando os Millennials.
Além disso, as características demográficas, sociais e culturais dos países também tem mudado, devido a questões relacionadas à migração, fenômenos climáticos e políticos.
É possível que o seu público-alvo em 2024 seja bem diferente do que é em 2023. Você está preparado para isso?
A mudança de perfil de audiências vai demandar várias adaptações na escolha das estratégias de marketing jurídico.
No marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser preciso repensar ou adicionar:
- formatos de conteúdos;
- ações de funis de vendas – ações cada vez mais nichadas para públicos específicos
- tom de voz usado no copy;
- temas e planejamento de pauta;
- até mesmo o idioma!
5. Centralização ou seletividade das plataformas
Em suas pesquisas para as previsões de Social Media para 2024, o site Hootsuit identificou que muitas empresas temem que a obrigação de estar em várias plataformas ao mesmo afete seu ROI de marketing.
O reporte do Hootsuit traz o exemplo do Twitter/X: cerca de 60% das empresas pesquisadas afirmam ter uma presença nessa rede social, mas só 1/3 delas acredita que essa presença traz algum benefício.
De fato, vários eventos têm sugerido uma desaceleração da “multipresença” em diversas plataformas e rede sociais. Há até mesmo uma movimentação rumo a uma centralização de plataformas (como o conceito do fediverse).
Às vezes, a popularidade de uma plataforma ou rede social pode nos levar a querer incluí-la em nossa estratégia mesmo que isso não traga ganhos reais.
Um grande exemplo notado ao final de 2023 foi o anúncio do encerramento das operações da Twitch na Coreia do Sul. Parece estranho, pois a Coreia do Sul é um dos países líderes em popularidade de esports, e a Twitch é uma das plataformas mais usadas nesse segmento. Mesmo assim, a Twitch admitiu que teve prejuízos em suas operações no país.
Eventos como esse mostram que redes sociais e plataformas populares ou dotadas de boas funcionalidades nem sempre são uma boa escolha do ponto de vista financeiro.
Além de reduzir custos, ser mais seletivo quanto à escolha das plataformas e redes sociais onde você concentra seu marketing jurídico também pode trazer um ganho em eficiência e resultados. Você precisa saber onde seu público está, e estar lá, falando a língua dele e cada vez mais nichado.
Em 2024, continue contando conosco para criar e executar as melhores estratégias de marketing jurídico para o seu escritório!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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