O mercado de soluções estéticas é dinâmico e concorrido. Ter uma presença digital é fácil, mas para se destacar nesse mercado, você precisa de mais que isso.
É importante ter um posicionamento estratégico e alinhá-lo às suas ações de marketing digital. Nesse artigo, vamos te dar 5 dicas de ações de marketing digital que podem te destacar entre a concorrência de sites e perfis de estética na Internet, e do oceano de conteúdos sobre estética. Algumas dessas dicas envolvem técnicas mais sofisticadas de SEO, inbound marketing e CRM, mas há coisas simples e rápidas que você pode começar a fazer para implementá-las. Venha conhecê-las!
5 dicas rápidas de marketing digital para se destacar no mercado de soluções estéticas
- Pesquise nichos e gaps do mercado
Uma maneira de se diferenciar é buscar fazer algo que quase ninguém está fazendo, falar do que ninguém está falando; enfim, encontrar um “oceano azul” para nadar (a expressão “oceano azul”, criada pelos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne e divulgada no livro homônimo “A Estratégia do Oceano Azul“, se refere à criação de novos mercados como estratégia, em contraposição à estratégia de adentrar em mercados já explorados).
Se você quer ter uma presença digital e produzir conteúdos sobre estética, faça uma pesquisa e tente encontrar “gaps” (lacunas) desse mercado. Encontre nichos ainda pouco explorados e conecte-os com aquilo que você tem em sua clínica. Assim, você diminui a concorrência por atenção na Internet e consegue se firmar como referência em um assunto que ainda não tem referências.
- Escolha uma ou algumas poucas soluções de mercado
O mercado de soluções estéticas é gigante. Até mesmo você, como profissional, não deve ter interesse em tentar “abraçar o mundo”. Para sua clínica, você possivelmente seleciona de forma estratégica os serviços que quer oferecer.
No marketing digital, não é diferente. Tentar firmar-se como uma referência em tudo pode não ser a melhor estratégia.
Defina um número pequeno de serviços para os quais você quer atrair clientes por meio do marketing. Esses serviços são as suas soluções de mercado.
Essa definição vai guiar suas estratégias de marketing digital, sobretudo em relação ao uso de palavras-chaves e os temas dos seus conteúdos.
- Procure dominar pelo menos uma palavra-chave no Google ou nas redes sociais
Quando sua página se torna a principal página vinculada a uma determinada palavra-chave, suas chances de atrair clientes nessa área são bem maiores. O Google vai te indicar com mais frequência e em melhores posições aos usuários que buscam por esse tema. O Facebook, Instagram etc vão entregar mais conteúdos seus a quem busca por esse tema.
Por isso, é interessante “dominar” uma palavra-chave, ou seja, otimizar sua performance para que a sua página seja a principal referência relacionada a essa palavra-chave. O conjunto de técnicas voltadas à otimização de performance é chamada de SEO.
- Tenha uma página do seu estabelecimento no Google
Essa é uma ação que pode ser resolvida em pouquíssimos minutos e trazer benefícios enormes ao seu negócio e sua estratégia de marketing digital.
Ter a página da sua clínica no Google vai te ajudar a:
- fornecer informações mais precisas a quem busca pela sua clínica no Google;
- ter sua clínica indicada quando alguém fizer buscas por estabelecimentos próximos;
- ranquear melhor no Google e atrair tráfego para o seu site, se você o vincular corretamente à página;
- entre outras vantagens.
- Tenha um mecanismo de gerenciamento de leads
É sempre bom receber visitantes na sua página, seguidores, mensagens privadas de possíveis clientes no Instagram… Mas o que você faz com esses contatos?
Se esses leads não estão gerando uma base de dados e um funil de atendimentos, então você pode estar desperdiçando oportunidades.
É primordial ter um mecanismo de gerenciamento de leads para aumentar as chances de conversão e conseguir ter um controle, um acervo de quem são as pessoas que chegam até você.
Inclusive, estratégias sofisticadas de inbound marketing podem conectar esses leads com as visitas presenciais à clínica, criar um histórico de atendimentos do cliente desde a primeira visita ao site até a última visita clínica… Entre várias outras técnicas que você pode usar para administrar sua carteira de clientes e possíveis clientes, até mesmo resgatando clientes antigos.
Quanto mais você puder usar softwares e técnicas especializadas de gerenciamento de leads, mais você vai conseguir obter informações preciosas sobre seus clientes, atendimentos e até mesmo a receita que esses leads geram. Mas se você ainda não pode investir tanto nisso, pode começar pelo menos catalogando os leads que recebe e criando seus próprios arquivos.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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