Marketing digital médico parece algo complicado ou caro para você? Mas sabia que existem atitudes super simples e funcionalidades 100% gratuitas que você pode implementar agora mesmo e que vão ajudar imensamente a sua clínica?
Cada uma dessas 5 dicas que trazemos neste artigo não vão custar nem 15 minutos para serem implementadas. Confira e comece a usá-las agora mesmo!
5 dicas de marketing digital médico super simples para começar a usar agora mesmo
Algumas são tão simples que você talvez nem perceba que têm uma função de marketing digital. Mas nós vamos explicar direitinho porque essas dicas são importantes e o que elas podem fazer pela sua clínica!
- Criar um perfil de empresa no Google
Sua clínica já está no Google?
É importante que você mesmo crie a página da sua clínica no Google, para que ele forneça informações corretas sempre que alguém fizer uma busca pela sua clínica. Isso vai ajudar as pessoas a te localizarem e entrarem em contato. Veja o exemplo da In Company e como ela aparece para quem busca por ela no Google:
Na página de empresa do Google, você pode adicionar diversas informações que vão facilitar as coisas para quem já tem um interesse inicial por sua clínica. Por exemplo:
- Localização no Google Maps (o que facilita a pessoa a identificar se a clínica está próxima, qual rota de trânsito ou ônibus deve pegar para chegar até lá, etc);
- Horários de funcionamento (o que vai ajudar a pessoa a saber se ela pode te ligar ou te procurar agora mesmo);
- Acessar diretamente o seu website;
- Realizar uma ligação com um clique;
- Entre outros dados.
A página pode ser criada por meio da ferramenta gratuita disponível no site Perfil da empresa no Google. É bastante fácil e intuitivo.
Por que isso é importante?
- Te coloca no controle das informações sobre sua clínica, evitando o risco do cliente cair em websites errados ou não encontrar a sua clínica;
- Facilita a ação por parte do usuário (por exemplo: ligar ou procurar a clínica imediatamente);
- Situa sua clínica no Google Maps.
- Ativar a conta empresarial no Instagram
Você deve saber que o Instagram fornece ferramentas diferenciadas para quem quer utilizá-lo com fins comerciais. Mas você já colocou isso em prática?
A conta empresarial do Instagram te dá acesso a um painel profissional com ferramentas e métricas que podem turbinar bastante a forma como você administra o seu conteúdo.
Basta ir em “Configurações”, depois “Conta”, depois “Mudar tipo de conta” e selecionar a conta empresarial. Você não precisa pagar nada para usar esse tipo de conta, embora ela forneça algumas funcionalidades opcionais pagas que podem valer muito a pena (como o impulsionamento de posts).
Por que isso é importante?
- Te fornece mais informações sobre seu alcance, engajamento, e várias métricas que poderão ser usadas para avaliar a sua estratégia de marketing, ver que tipo de post faz mais sucesso, o que está funcionando ou não;
- Te fornece funcionalidades para facilitar o contato de quem chega até sua conta com a clínica, ou fazer sua conta alcançar mais pessoas, como o botão de contato e a possibilidade de impulsionar posts.
- Fixar posts importantes no seu perfil do Instagram
Recentemente, o Instagram passou a permitir “fixar” posts do Instagram no topo do feed (uma função que o Twitter já tinha).
Essa é a sua oportunidade de destacar os posts que você gostaria que as pessoas vissem primeiro quando elas chegam até a sua conta. Assim, quando alguém acessar seu perfil e ver seu feed, essa pessoa verá esses posts acima daqueles que foram postados mais recentemente.
Você pode fixar até 3 posts, à sua livre escolha, então é importante ser estratégico na sua escolha.
Os posts fixados podem ser: os que contêm informações mais relevantes, ou os que abordam uma questão que está em alta no momento, os que acumulam mais curtidas ou visualizações, os que emitem um comunicado importante, os que tem uma estética que mais combina com o layout da sua foto de perfil e seus Stories… São vários os critérios que você pode usar.
Além disso, você também usar os Destaques do Instagram para fixar Stories.
Por que isso é importante?
- Te coloca no controle daquilo que o usuário vai ver primeiro, independente de outras coisas terem sido postadas mais recentemente;
- Pode ser usado como ferramenta de design/layout, de marketing, Relações Públicas etc.
- Definição de palavras-chave
Quando você tem um negócio e quer ter uma presença digital, é fundamental que você tenha algumas “palavras-chave” às quais queira se associar.
Por exemplo, se você é um especialista em cirurgia bariátrica, é natural que “bariátrica” seja uma palavra-chave importante para o seu projeto de marketing digital.
Essa palavra-chave vai ser usada como hashtag nos seus posts em redes sociais, no SEO das páginas do seu website, no conteúdo dos seus blog posts etc.
O uso constante dessa palavra-chave vai te ajudar a ranquear no Google e ter seu conteúdo melhor recomendado pelo algoritmo das redes sociais. Você também pode comprar Google Ads relacionados a essa palavra-chave para aumentar sua chance de ter seu site referenciado quando alguém fizer uma busca pelo tema no Google.
Tire alguns minutos para tentar escolher algumas palavras-chave e anote-as. Você pode usar ferramentas como o Google Trends para fazer buscas de palavras-chave e ver quais estão mais em alta.
Pode ter certeza que essas palavras-chave serão úteis no norteamento de toda a sua estratégia de marketing digital médico, independente de ela ser executada por você ou por uma agência terceirizada.
Por que isso é importante?
- Cria associações entre sua clínica e um determinado tema na Internet.
- Criar alertas do Google
O Google oferece uma ferramenta muito interessante de monitoramento de assuntos: são os alertas.
Quando você cria um alerta, o Google vai te mandar um e-mail sempre que detectar um link novo sobre o tema do alerta criado.
Essa é uma forma muito legal de monitorar o que está sendo falado sobre você ou sua clínica na Internet, ou até mesmo monitorar concorrentes!
Também é uma maneira de acompanhar novidades sobre um tema de seu interesse, que poderá contribuir para o planejamento dos conteúdos do seu blog ou redes sociais.
O alerta pode ser criado de forma gratuita no site Alertas do Google.
Por que isso é importante?
- Permite o monitoramento de tendências, concorrentes e menções da própria marca ou de concorrentes.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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