Seu projeto de marketing não está indo a lugar nenhum? Talvez tenha faltado trabalhar as ações básicas.
Muitos profissionais da saúde se apressam em criar suas logomarcas e começar a postar nas redes sociais sem antes terem feito um planejamento e trabalhado nas etapas básicas de um projeto de marketing.
Esse artigo foi preparado para você, profissional da saúde que:
- está começando sua carreira na saúde agora e não sabe por onde começar a fazer marketing;
- já atua no mercado, mas ainda não começou a explorar o marketing como ferramenta para conseguir novos pacientes;
- já tem um projeto de marketing, mas percebeu a necessidade de reestruturá-lo.
Confira 5 ações básicas que todo projeto de marketing para saúde deve priorizar.
5 ações básicas para um projeto de marketing para saúde
- Criação da persona
Marketing para saúde não é apenas promoção pessoal. Seu objetivo é conseguir novos pacientes. Então, antes de pensar em como se projetar, você precisa saber para quem você deseja de comunicar, definir quem é o público-alvo da sua estratégia.
No marketing, usamos o conceito da persona, uma personagem criada para orientar as estratégias de um projeto de marketing.
A persona é um personagem fictício que reúne a média das características do seu tipo de paciente ideal.
Por exemplo: a persona de um projeto de marketing de um ginecologista com foco em obstetrícia pode ser uma mulher, casada ou não, de uma determinada faixa de idade, como um determinado perfil financeiro (traçado a partir do valor da consulta e serviços do ginecologista). Essas características vão ajudar a direcionar a comunicação a esse tipo de paciente, para alcançar mulheres com esse perfil.
Pode parecer um conceito bem simples ou até lúdico, mas faz toda a diferença no momento de planejar os conteúdos e demais estratégias de comunicação, além de ajudar a medir a performance do projeto com base no tipo de usuário alcançado.
- Branding institucional
Agora sim, é o momento de pensar na sua marca.
O branding institucional é a criação e consolidação da sua marca enquanto profissional de saúde, o que envolve a comunicação visual (logomarca, paleta de cores, características de design da sua comunicação) mas também um planejamento cuidadoso dos valores e mensagens que você deseja transmitir com sua marca.
É importante que esse planejamento seja feito previamente no início das estratégias de conteúdo. Quando você começar a postar no site e no blog, sua marca já precisa estar bem delineada, pois todos os conteúdos serão feitos a partir disso. Caso contrário, sua comunicação pode parecer “truncada” e você não conquistará o público que deseja.
- Desenvolvimento do website
Hoje em dia, dá-se muita ênfase às redes sociais dentro do marketing digital. Mas a verdade é que o site é o elo principal de uma estratégia de marketing.
Não deixe o site por último no seu planejamento de marketing para saúde. Ter um bom domínio, hospedagem de qualidade, uma plataforma com boas funcionalidades e páginas bem desenvolvidas podem fazer toda a diferença na sua estratégia.
De todos os canais de comunicação utilizados no marketing digital, o site é aquele sob o qual você terá maior controle. Além disso, o site tem múltiplas funcionalidades:
- cria um diretório- biblioteca na Internet, permitindo que você seja encontrado no Google;
- funciona como “cartão de visitas”;
- aloca seus conteúdos (artigos, blog posts, e-books);
- funciona como ponto de conversão de leads, atraindo contatos e permitindo a captura e gestão de dados para que cada um avance na jornada de compra;
- pode funcionar também como canal de venda de infoprodutos.
- Planejamento de conteúdo
Quando falamos em conteúdo, estamos falando em:
- blog posts;
- legendas e imagens para redes sociais;
- vídeos;
- artigos e demais peças de conteúdo para veiculação em newsletters, e-books e até mesmo sites de terceiros.
São vários os canais de distribuição de conteúdo, mas a escolha dos conteúdos e dos canais deve ser objeto de planejamento. Os conteúdos produzidos e publicados de forma aleatória também podem conseguir boas performances. Mas no médio e longo prazo, os conteúdos que obedecem a um planejamento irão fortalecer sua marca e seu SEO, o que refletirá no seu engajamento e suas receitas com pacientes conquistados.
- Definição da estratégia de inbound no seuprojeto de marketing
O inbound marketing é a vertente do marketing focada em atração de leads. Diferentemente do outbound, onde vamos atrás das pessoas e as chamamos para nos conhecer ou contratar, no inbound a finalidade é fazer com que as pessoas venham até nós.
A Internet trouxe muitas possibilidades para o inbound marketing. Com bons conteúdos, um site e redes sociais bem desenvolvidas, é possível criar condições para ser encontrado no Google ou nas redes sociais, e a partir dali, iniciar relacionamentos com sua audiência, até o ponto em que algumas dessas pessoas virem seus pacientes.
O inbound marketing também conta com o amparo de um conceito chamado gestão de relacionamento com o cliente, ou Customer Relationship Managament (CRM). O CRM de marketing monitora cada etapa de uma jornada de relacionamento com o cliente por meio de um software. Esse software vai operacionalizar a sua estratégia de inbound, colhendo os dados e automatizando o disparo das comunicações planejadas para cada etapa do que chamamos de funil de vendas:
- Topo do funil: fase de atração de leads;
- Meio do funil: fase de nutrição de leads;
- Fundo do funil: fase onde ocorre a venda;
- Fundo de funil estendido: fase onde pode ocorrer uma nova venda, venda cruzada, ou reconquista de leads.
É importante predefinir quais são as ações que você executará em cada uma dessas fases do funil de vendas, para depois incorporar o software de CRM ao projeto e deixar que ele automatize a execução e monitoramento dessas ações.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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