Uma tendência é um comportamento ou característica que indica o rumo para o qual algo ou alguém está indo. As tendências do marketing em 2019 mostram que este será um ano de equilíbrio entre modernidade e simplicidade – uma chance de ouro para as marcas relacionadas à saúde e ao bem estar.
Confira 4 tendências de marketing digital que irão se destacar, e veja como profissionais da saúde podem usá-las para conquistar pacientes e mantê-los satisfeitos.
1. Minimalismo e praticidade
Já faz algum tempo que o conceito do minimalismo vem ganhando força, influenciando a arte, fotografia, decoração, e até mesmo os hábitos de consumo das pessoas.
Recentemente, com acontecimentos como o lançamento do programa de TV e os livros da especialista em organização pessoal Marie Kondo, práticas de arumação (chamadas “tidying”) e praticidade também têm ganhado cada vez mais adeptos.
Em geral, o excesso de complicações e informações da vida moderna tem feito as pessoas buscarem por coisas que trazem calma, e que remetem à paz e organização.
Esses conceitos podem ganhar um significado muito mais especial quando se trata de serviços de saúde.
O principal objetivo do branding (construção de marca) é fazer com que uma marca transmita todos os seus valores ao usuário. Sendo assim, em 2019 as marcas relacionadas à saúde e bem estar têm a chance de usarem os valores do minimalismo e da praticidade para transmitir as sensações de conforto e bem estar que uma marca de saúde precisa para cativar os usuários.
Esses valores se traduzem no conteúdo visual, textual e sonoro usado nas ações de marketing.
2. Chatbots
Os chatbots (simuladores de conversa que agem de forma programada) também não são exatamente uma tendência nova; mas tudo indica que, em 2019, eles se tornarão ainda mais presentes nos planos de comunicação das marcas.
O autor e especialista em marketing Michael Tasner já havia citado os chatbots como uma tendência de marketing digital para 2018 – e, ao elencar as tendências para 2019, citou-os novamente ao site da revista Forbes como uma tendência crescente. Até 2022, estima-se que os chatbots ajudarão os negócios a economizar cerca de 8 bilhões de dólares por ano.
Para profissionais da saúde, a inteligência artificial dos chatbots é a oportunidade ideal para automizar procedimentos que podem, ao mesmo tempo, facilitar a vida dos pacientes e economizar recursos financeiros e humanos.
Atividades e perguntas como o agendamento ou confirmação de consultas podem ser feitas mediante o uso de chatbots, em quaisquer dias ou horários, sem as limitações do horário de funcionamento de uma clínica. Assim, também sobra mais tempo para que a equipe se dedique a outras tarefas.
3. Mídia programática
A mídia programática (também chamada de publicidade programática, ou publicidade programada) usa de recursos de inteligência artificial para encontrar os melhores espaços virtuais para a divulgação de um conteúdo. É uma maneira excelente de posicionar a sua marca, alcançando o público desejado no momento certo.
Para profissionais da saúde, isso significa uma série de possibilidades para uma exposição certeira da marca, em momentos em que o usuário pesquisa sobre assuntos relacionados ao serviço que ela oferece, por exemplo.
Se levarmos em consideração que mais de 90% das pessoas pesquisa sobre saúde na Internet, é possível ter uma ideia de quantas oportunidades existem para o posicionamento de marca. Essas oportunidades podem ser mapeadas e adquiridas por meio da mídia programática.
4. Conteúdo personalizado
O conteúdo continuará sendo rei em 2019, especialmente para as marcas da saúde.
Como dissemos no item anterior, a maioria das pessoas busca informações sobre saúde na Internet. Se o profissional da saúde quer ser encontrado, ele deve ser uma das fontes que produz os conteúdos buscados pelos usuários.
Além disso, o marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais eficientes para conquistar credibilidade, atributo importante para a decisão de compra quando se trata de serviços de saúde. Afinal, o paciente escolhe o profissional pela sua expertise e pela confiança que desperta.
Para entender mais sobre como tudo isso pode ser alcançado por meio do marketing de conteúdo (ou inbound marketing), confira nosso artigo “Construindo credibilidade para médicos com inbound marketing”, recomendável também para dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicológos, educadores físicos e profissionais da saúde em geral.
A In Company tem anos de experiência com o desenvolvimento e execução de projetos de marketing para profissionais da saúde. Todos os nossos projetos são personalizados. Ademais, atuamos sempre com atenção às normas éticas de publicidade de cada profissão.
Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a conquistar seus pacientes em 2019!
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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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