
Voce sabia que a advocacia fornece habilidades que são mais valiosas do que você imagina para fazer marketing. Quer saber quais são?
Nesse artigo, vamos falar de 4 habilidades de advogado que podem ser usadas para potencializar e reduzir custos em estratégias de marketing jurídico.
Não desperdice seu potencial! Aprenda agora mesmo o que você pode aplicar para atrair mais clientes de forma eficiente e totalmente condizente com as diretrizes da OAB.
4 habilidades de advogado que também são úteis no marketing
Por mais que a advocacia e o marketing possam parecer mundos diferentes, é fato que no marketing precisamos de habilidades que advogados desenvolvem naturalmente durante a faculdade e na sua prática advocatícia.
Então, por que não aproveitar isso para aumentar o potencial de conversão em suas estratégias de marketing e até mesmo reduzir custos?
Saiba quais são as habilidades de advogado que podem funcionar sem seu favor no marketing jurídico:
Conhecimento jurídico
Fazer marketing requer uma gama de conhecimentos de estratégia, vendas, branding, marketing digital, redes sociais, CRM, inbound, outbound, SEO, produção de conteúdo, experiência do usuário, design, gestão de projetos, análise de dados… Mas também requer conhecimento ou ao menos noções básicas de LGPD, leis de propriedade intelectual, direito do consumidor e normas de regulamentação da publicidade.
Essa é a parte em que vários profissionais do marketing sentem dificuldade, mas que para você, advogado, é muito mais fácil compreender.
Ainda que você não advogue em nenhuma dessas áreas, você tem um preparo diferenciado para assimilar o básico dessas leis. Você consegue identificar pontos de um projeto de marketing que requerem uma atenção ou adaptação diferenciada para evitar riscos sob o aspecto legal.
Esse conhecimento faz toda a diferença para que um projeto de marketing seja ético, seguro e sustentável.
Escrita
Advogados são escritores por natureza. Seja na redação de petições, contratos, reportes, propostas, ou até mesmo artigos científicos ou conteúdos para a imprensa.
O marketing de conteúdo é uma vertente poderosíssima do marketing, e uma das mais eficientes e populares no marketing jurídico. Se você já tem facilidade e costume de escrever, pode se sair muito bem produzindo conteúdos dentro de uma estratégia de marketing. Basta dominar algumas técnicas de copywriting e saber adaptar a sua escrita à finalidade de um projeto de marketing.
Ou seja: não se trata de escrever conteúdos de marketing com a mesma linguagem, estilo, técnicas etc que você usa para redigir petições ou artigos jurídicos. Mesmo assim, dominar essas técnicas e produzir bons conteúdos é extremamente mais fácil para quem já domina o ato de escrever. E ninguém melhor que você, advogado, para fazer isso, pois além de dominar a escrita, você também domina o assunto sobre o qual vai escrever.
Networking
Por muito tempo, manter uma rede de contatos e estimular o “boca a boca” eram as únicas maneiras de um advogado conseguir novos clientes.
Com o advento da Internet e das redes sociais, as formas de se divulgar e atrair clientes se expandiram. Entretanto, a habilidade de fazer networking ainda é extremamente valiosa no marketing jurídico (e no marketing de qualquer profissão).
Os leads orgânicos e as indicações podem assumir um papel importantíssimo dentro de um projeto de marketing, já que são adquiridos a custo baixo (ou até mesmo a custo zero) e têm um excelente potencial de conversão.
Autoridade de advogado
Graças à tradição e cultura da advocacia, e à atuação da OAB na guarda das prerrogativas dos advogados, a advocacia é uma atividade que goza de grande respeito na sociedade. Esse é um ativo e tanto no mundo do marketing. Muitas pessoas, empresas, marcas etc em outros nichos investem muito tempo e esforços de marketing para conquistar esse nível de respeito e admiração.
Por outro lado, também é verdade que em determinadas áreas do Direito, regiões geográficas, classes sociais etc, a advocacia nem sempre é vista como algo tão acessível ao cidadão. Mas esse é um obstáculo que o marketing jurídico pode ajudar a superar.
Como advogado, você já goza de uma voz de autoridade quando o assunto é Direito e soluções jurídicas. Com o marketing, você vai fazer com que essa voz seja ouvida por quem você de fato quer alcançar.
Quer saber mais sobre marketing jurídico digital?
Aproveite as oportunidades abaixo:
- CURSO DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – uma visão estratégica do que investir no seu plano de marketing: https://incompanypr.com.br/curso-palestra/curso-de-marketing-juridico-digital-uma-visao-estrategica-do-que-investir-no-seu-plano-de-marketing/
- PALESTRA: INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm
- E-BOOK: INBOUND MARKETING JURÍDICO: https://in-company.rds.land/ebook2020-inboundmarketingjuridico
- Blog In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
- In Cast, o podcast da In Company: https://incompanypr.com.br/incast/
- ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980