Inteligência Artificial (IA) como seu assistente de marketing: que tal?
A IA não é novidade na Medicina e nem causa mais tanto espanto entre os médicos. Quando o assunto é marketing médico, a IA também pode ser de grande ajuda. Por mais que a IA ainda não seja capaz de planejar, desenvolver, executar e medir resultados de uma estratégia de marketing sozinha, ela pode sim agir como uma auxiliar para tarefas específicas desses fluxos de marketing.
Nesse artigo, você vai conferir 4 tarefas que pode delegar a uma IA para acelerar sua estratégia de marketing médico e poder se dedicar àquilo que realmente exige conhecimento, calor humano e criatividade que uma IA não tem.
4 dicas para potencializar sua estratégia de marketing médico digital com ferramentas de IA
Em um artigo publicado no site do CRM-PRM em 09/08/2019, Guilherme Augusto Murta e Paulo Serino de Souza escreveram:
“(…) a ferramenta tecnológica possibilitou substituir de forma mais eficiente, produtiva e exata o propósito pela qual ela foi desenvolvida, poupando a mão de obra intelectual humana deste labor e recursos financeiros. Não é surpresa que na área da saúde, que tem alto custo de mão de obra, esta tecnologia não tardou a ser proposta.”
À época da publicação desse texto, ainda não tínhamos tantas ferramentas de IA como temos hoje, tais como o Chat-GPT e outras.
Mas certamente, como o texto mostra, já existia uma receptividade da classe médica quanto ao uso de tecnologias e IA para aprimorar rotinas e procedimentos.
No marketing voltado para a promoção de médicos e serviços médicos, não é diferente. A IA também pode ajudar a reduzir tempo, recursos e até dificuldades pessoais dos profissionais no desenvolvimento de ações de marketing digital.
Se você já é muito bom em marketing, não precisa se preocupar (e se você é muito leigo ou desinteressado, também não precisa se animar demais!). A Inteligência Artificial não consegue criar e executar toda uma estratégia de marketing médico sozinha.
Mas ela pode servir como um auxiliar, um assistente virtual, que vai realizar algumas tarefas mais operacionais, técnicas ou até mesmo tarefas que demandam um grau razoável de pesquisa, análise e criatividade. A IA faz, você valida.
Veja 4 tarefas que você pode delegar para a IA:
- Use assistentes de Inteligência Artificial para criar o esqueleto dos seus textos
A “folha em branco” é uma das etapas mais paralisantes do trabalho da maioria dos escritores. Começar um texto é sempre a parte mais difícil.
Mas os assistentes de IA como o Chat-GPT podem te ajudar com isso!
O Chat-GPT e outras IAs como ele podem redigir textos inteiros, mas na verdade, não é exatamente isso que recomendamos.
Em vez de delegar toda a tarefa de redação para a IA, deixe que ela apenas faça a parte inicial, criando o “esqueleto do texto”. Por exemplo, você pode fornecer um prompt de tema, informações principais e palavras-chave, e a partir disso pedir que a IA gere um título, um rascunho de introdução e rascunho de subtítulos.
Experimente possibilidades a partir das definições que você tiver durante a etapa de planejamento do seu conteúdo e deixe que a IA redija blocos de texto.
Depois, você faz o seu trabalho sobre esse texto, removendo e adicionando partes, fazendo fact checking, corrigindo erros, otimizando trechos conforme sua estratégia de SEO, e acima de tudo, imprimindo a sua personalidade ao texto.
2- Use chatbots de atendimento
Se bem programada, a IA pode se encarregar dos atendimentos iniciais aos seus leads ou pacientes.
É possível inserir um chatbot no WhatsApp, nas mensagens privadas do Facebook e Instagram, ou na sua página da Internet. Esse chatbot fornecerá opções iniciais de atendimento a dúvidas e solicitações das pessoas.
O chatbot não elimina a necessidade e a importância do atendimento pessoal. Ele apenas simplifica as fases iniciais do atendimento, como se fosse uma espécie de “triagem”.
3- Use ferramentas de Inteligência Artificial na consolidação do seu branding institucional
Uma das etapas essenciais do marketing médico é a criação do seu branding institucional, isto é: uma identidade visual, definições de tom de voz e outras definições estéticas e de comunicação para sua marca.
Manter essa identidade pode ser difícil no dia a dia, pois exige grande esforço na operacionalização da gestão de documentos. Por isso, muitas vezes, acabamos resistindo à tentação de usar os templates criados com tanto capricho.
Mas já estão em desenvolvimento algumas funcionalidades que conseguem formatar documentos, inserir conteúdos em templates e layouts predefinidos, e outras ações que podem te ajudar na consolidação do seu branding institucional.
Como exemplo, temos o Microsoft 365 Copilot, que integrará Excel, PowerPoint, Word e outros programas do Microsoft Office ao Chat-GPT4.
4- Use ferramentas de transcrição
Os vídeos são uma poderosa ferramenta de marketing de conteúdo. Quando inserimos legendas, potencializamos ainda o conteúdo dos vídeos.
Muitas pessoas assistem vídeos sem som, seja por necessidade (porque estão assistindo o vídeo em local público, porque têm crianças dormindo no recinto etc), por preferência, ou por terem alguma deficiência auditiva.
As legendas tornam os vídeos mais acessíveis para todas essas pessoas, além de tornarem o seu conteúdo ainda mais visual e fácil de ser assimilado.
Redes sociais como o Instagram e TikTok, e plataformas de videoconferência como o Google Meets são equipadas com IAs que oferecem a possibilidade de transcrição do áudio em texto.
Após a geração das legendas de texto, vale a pena conferi-las para corrigir eventuais erros. É um esforço mínimo diante daquele que a IA faz, que é de gerar os textos e inseri-los no vídeo nos espaços de tempo corretos. O resultado é um vídeo com potencial muito maior de engajamento.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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