Artigos Postado no dia: 29 novembro, 2022

4 ações fundamentais para incluir no seu planejamento de marketing jurídico

planejamento de marketing jurídico

Planejamento de marketing jurídico: se você ainda não tem um, é hora de criar! Há muitas ações de marketing que podem gerar resultado para seu escritório. Mas executar todas sem um critério e um planejamento prévio só vai te fazer gastar dinheiro e criar diversos fluxos difíceis de controlar.

Saiba quais são os 4 principais pontos que você deve incluir no seu planejamento de marketing jurídico para começar do jeito certo!

 

4 ações para incluir no seu planejamento de marketing jurídico

Veja por onde começar:

 

  1. Definição da persona

Para quem você vai vender seus serviços de advocacia? Essa ideia está clara na sua cabeça?

Quem “atira para todos os lados” corre o risco de não conseguir nada, ou pelo menos, não conseguir uma carteira de clientes de qualidade. E não se engane: quando falamos em qualidade de clientes, não estamos falando apenas em clientes rentáveis.

Trata-se de ter uma carteira de clientes que permite manter o seu escritório funcionando, trazendo benefícios também para a sua marca, e acima de tudo, amoldando-se ao perfil de serviços que você presta. É isso que vai manter os clientes satisfeitos, contratando seus serviços cada vez mais, e indicando seu escritório para outras pessoas.

É importante ter um planejamento do perfil de cliente que você quer ter no seu escritório. No marketing, chamamos esse perfil de “persona”.

Definir a sua persona é um dos estágios iniciais de um bom planejamento de marketing jurídico. Todo o planejamento de marketing é idealizando com base na persona, pois o nosso objetivo é chegar até ela e vender um serviço para ela.

 

  1. Definição das soluções jurídicas de foco

Além de saber para quem você vai vender, também é importante definir o que você vai vender.

Obviamente, você vai vender “serviços advocatícios”, mas essa ainda é uma definição muito vaga. Certamente, você não presta todos os tipos de serviços advocatícios possíveis. Para fins de marketing, também não é bom que você se projete como alguém que faz de tudo.

Um bom planejamento de marketing jurídico passa pela seleção de um número limitado de soluções jurídicas. Essa é a melhor maneira de se tornar uma referência e conquistar aquilo que chamamos de share of mind, ou seja: conquistar um espaço na mente do consumidor. Quanto mais você se especializa, maiores são as chances de você ser lembrado e tornar-se reconhecido, pois será associado a temas específicos.

Além disso, a definição das suas soluções jurídicas de foco norteará a sua estratégia de conteúdo (sobre a qual falaremos adiante).

Por fim, lembre-se: a definição de um número de soluções jurídicas não significa que você precisa deixar de prestar outros serviços no escritório! É apenas uma escolha estratégica para potencializar o seu marketingcomunicação jurídica foco do proejto. Inclusive, essa definição pode mudar no futuro, conforme você mede resultados, aprimora a sua estratégia, e acompanha também o planejamento comercial do seu escritório.

 

  1. Estratégia de conteúdo

Um dos pilares do marketing digital, sobretudo na vertente do inbound marketing, é o conteúdo. É pelo conteúdo que o seu escritório tem maiores chances de ser encontrado no Google, muito mais do que pelo nome ou especialidade. Afinal, quando um indivíduo digita “advogado” e o nome da especialidade ou da cidade no Google, quantos resultados poderão aparecer? Centenas, certo?

O Brasil tem mais de 1 milhão de advogados e boa parte deles está na Internet. Ter um site do seu escritório não é suficiente para ser encontrado no Google. Você precisa criar oportunidades de ser encontrado quando um indivíduo faz pesquisas sobre um tema relacionado à sua área de atuação. Isso é feito por meio do conteúdo, mas antes de tudo, com estratégia.

O conteúdo deve ser planejado e desenvolvido conforme uma estratégia prévia e minuciosa. Assim, ele poderá ter uma boa performance no Google, tanto no curto quanto no longo prazo.

Técnicas de SEO ajudarão seu conteúdo a ser melhor “ranqueado” (isto é, elencado nos resultados do Google). Técnicas de copywriting ajudarão seu conteúdo a ser melhor lido e absorvido pela sua persona, convencendo-a sobre sua expertise e sobre a necessidade de contratação de um advogado (sem nem precisar vender nada explicitamente; isso é proibido, inclusive).

Dessa forma, você consegue atrair pessoas para seu site, mas também retê-las e convertê-las em lead. Nesse momento, entra a importância do CRM de marketing, como falaremos a seguir.

  1. CRM de MARKETING

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, que se traduz como gestão de relacionamento com o cliente.

No marketing digital aplicado ao marketing jurídico, a gestão do relacionamento com o cliente operacionaliza a jornada de compra do cliente, conceito-chave do inbound marketing.

Isso é feito por meio de um software de CRM.

E por que o software de CRM é importante?

O software irá fazer toda a administração dos dados de contato colhidos após a conversão do usuário em lead (ou seja: quando um indivíduo expressar interesse em receber conteúdos seus). Ele também irá automatizar o fluxo de disparo de conteúdos especializados para esses leads, seguindo a programação que você estipular no planejamento de estratégia de conteúdo.

Por fim, ele vai medir a retenção desses leads para saber quais estão evoluindo na jornada de compra.

Essas tarefas vão te poupar tempo e te dar uma noção sobre os leads que têm potencial de se tornarem clientes, para que você possa aprofundar e personalizar o relacionamento com eles.

Portanto, é importante que você dedique parte do seu planejamento de marketing jurídico ao investimento em CRM.

 

Quer saber mais sobre MARKETING JURÍDICO DIGITAL e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

 

  • FAÇA O CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – Atualizado com o novo código de ética da OAB, provimento 205/2021.

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

Inscrições: ACESSE AQUI.

 

  • ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados