Você acha que Marketing deveria ser disciplina obrigatória em cursos na área da saúde?
Discussões à parte, é fato que nunca foi tão fácil encontrar informação sobre marketing digital, branding e marketing em geral aplicável à área da saúde. A IN COMPANY, por exemplo, disponibiliza diversos artigos, e-books, aulas e cursos de forma totalmente gratuita.
Mas como esse é um universo muito amplo, o profissional que quer aprender pode se perder. Não se preocupe: nesse artigo, você encontrará uma curadoria com 30 dos nossos melhores conteúdos sobre marketing voltado ao mercado da saúde.
Quer você tenha cursado uma disciplina sobre marketing na graduação, ou não, nunca é tarde para se familiarizar com os principais conceitos e estratégias de marketing — e claro, começar a aplicá-los!
Acompanhe a leitura e comece agora a explorar os nossos conteúdos elaborados com base em nossa expertise de mais de 10 anos no mercado.
A disciplina de marketing na saúde existe?
Em alguns cursos na área da saúde, há disciplinas de Ética nas quais se estuda (entre outras coisas) as diretrizes de publicidade do Conselho Federal. Por exemplo, a disciplina de Ética Médica, que estuda disposições do CFM.
Entretanto, não temos conhecimento da existência de disciplinas específicas sobre Marketing em cursos de graduação na área da saúde.
Em nossa pesquisa atualizada até outubro de 2023, não identificamos nenhuma grade curricular na área da saúde que tenha uma matéria relacionada a Marketing, Publicidade ou afins — ao menos em sede de graduação.
Disciplina e iniciativas sobre marketing na área da saúde
Por outro lado, existem cursos de pós-graduação 100% focados na área de Marketing ou que incluem o Marketing entre suas disciplinas. Como exemplo, a PUC-MG oferece um curso de pós-graduação em Marketing Médico e Odontológico.
Além disso, várias instituições de ensino, Conselhos Regionais e outras entidades promovem o conhecimento e capacitação de profissionais da saúde para o marketing.
No artigo “Percepções de Alunos de Medicina sobre Marketing Médico”, os autores documentam que “em 2010, o PET-FMRP–USP realizou um simpósio temático sobre marketing médico, convidando autoridades do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), profissionais médicos e administradores para uma discussão aberta à comunidade” (Fernando Henrique Canhoto Alves et al. Percepções de alunos de medicina sobre marketing médico. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, v. 36, p. 293-299, 2012).
Logo, não são tão recentes as iniciativas das comunidades de profissionais da área da saúde para conscientizar profissionais sobre a importância do marketing e o jeito certo de fazê-lo.
Além disso, muitos profissionais buscam conhecimento por meio de conteúdos e eventos fornecidos por agências de marketing especializadas. Sem dúvidas, a Internet e as redes sociais democratizaram bastante esse conhecimento, o que é bastante positivo, embora não dispense o suporte prático de profissionais especializados.
30 conteúdos da In Company para aprender sobre a disciplina de marketing na saúde
Se você é um desses profissionais que gosta de aprender sobre tudo que envolve a sua carreira, certamente deve se interessar por conteúdos sobre marketing digital, comunicação, branding etc.
De fato, mesmo contando com assessoria especializada, é sempre bom quando o profissional tem algum conhecimento prévio sobre marketing. Dessa forma, o planejamento feito em conjunto com a agência fica mais direcionado.
Profissionais da saúde que entendem o que são e quão importante são o marketing e o branding têm visões mais claras do que querem alcançar. Isso facilita bastante o trabalho feito por nós, profissionais de marketing.
Ao longo de mais de uma década atuando no mercado de marketing médico e marketing para a saúde em geral, a IN COMPANY acumulou experiências junto a centenas de profissionais e clínicas em todo o Brasil. Testemunhamos a ascensão e queda de diversas tendências, as mudanças das redes sociais e algoritmos, e as alterações nos entendimentos dos Conselhos. Com base em todo esse know how, produzimos conteúdos exclusivos para nosso site, redes sociais, e também fornecemos cursos e e-books (muitos deles gratuitos).
Quer aprender conosco? Comece pelos nossos artigos.
Separamos 30 recomendações para você, separadas por tema dentro do marketing na saúde. Aproveite!
Conceitos
- Conceito de marketing para saúde
- Marketing Médico: O que é e como funciona? Entenda também a diferença entre marketing médico especializado em relação ao marketing tradicional
Principais estratégias
- Conheça as 5 principais estratégias de marketing para a saúde
- Qual é o segredo do marketing médico? Entenda como médicos ganham novos pacientes com ações digitais
Normas / diretrizes dos Conselhos
- Ética no Marketing Médico Saiba o que pode ou não ser feito
- Marketing na Medicina: conheça as condutas proibidas e as melhores estratégias
Marketing de conteúdo
- Conheça o marketing de conteúdo e sua aplicação na área da saúde
- Content gap: como usá-lo no marketing de conteúdo na área da saúde para se diferenciar nas buscas
- Como o conteúdo ajuda a ganhar pacientes? Entenda como aplicar o marketing de conteúdo na área médica
- Marketing de conteúdo e a importância do blog na área da saúde
Produção de conteúdo e Copywriting
- Como produzir conteúdos perfeitos para marketing digital em 2023
- Marketing de conteúdo: o que é copy e como é usada no marketing médico
- Saúde: como abordar temas de marketing médico
- Marketing para a saúde: com o crescimento dos vídeos, o conteúdo em texto vai morrer?
Redes sociais
- Instagram e Youtube: como escolher as melhores redes sociais no marketing médico e saúde em geral
- Marketing Médico: 7 dicas para conseguir tráfego para seu site e redes sociais
- Selos de verificação nas redes sociais: você precisa de um para sua estratégia de marketing na saúde?
- Não dependa apenas das redes sociais para ações de marketing
SEO
- Conteúdo e SEO: por que eles devem ser trabalhados juntos no marketing para a saúde
- O que é planejamento SEO para que seu site médico apareça na primeira página do google
- Guia rápido de SEO para inbound marketing médico. 4 dicas importantes para indexar o seu conteúdo no google
- SEO para vídeos: como funciona no marketing de conteúdo na área da saúde
Inbound marketing e CRM
- Outbound x inbound marketing médico: entenda a diferença
- Qualificação de leads através de automação de e-mail no inbound marketing médico
- Marketing médico: como conquistar mercado com estratégias de inbound marketing
- Estratégias de inbound marketing médico para conseguir tráfego na web
Branding e relações públicas
- Crie sua marca e ela trabalhará para você: entenda a importância do branding no marketing para saúde
- Gestão de marcas médicas: entenda a diferença entre marketing de conteúdo e branding para fortalecer a autoridade médica
- Liderança no mercado da saúde: como o marketing e branding fortalecem a autoridade do profissional
Se você gostou e quer continuar aprendendo sobre marketing médico e saúde em geral, temos mais oportunidades para você!
ENTÃO, ACESSE…
- BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL
Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!
ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020
- INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.
Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.
- Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:
https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0
Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.
Para mais informações, acesse: https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980