Negócios na saúde podem ser impulsionados por marketing e por tecnologia. Quando unimos boas técnicas de marketing digital com as funcionalidades que a inteligência artificial (IA) têm oferecido, conseguimos imprimir velocidade a uma estratégia de vendas, gerando mais negócios e convertendo novos contatos em pacientes.
Nesse artigo, você vai saber como implementar IAs especializadas em CRM, SEO, pesquisa e redação para aumentar a agilidade e efetividade de sua estratégia de marketing na saúde, de forma ética, segura, e sem deixar de manter o toque pessoal que é fundamental para o sucesso no marketing.
3 técnicas de marketing digital e inteligência artificial para gerar negócios na saúde
Abaixo, você vai conferir 3 técnicas de marketing digital aplicadas à saúde que podem ser aprimoradas com o uso de inteligência artificial (IA). Também vamos falar sobre como usar essas técnicas de forma a não correr riscos em relação a erros, problemas com direitos autorais, e “robotização” do atendimento ao cliente.
Acompanhe e nos diga o que você acha! Vamos adorar conversar com você sobre as melhores estratégias e ferramentas para usar no seu projeto.
Planejamento de pauta: Google Trends + Chat GPT + IA de SEO
O planejamento de pauta é o primeiro passo de uma estratégia de marketing de conteúdo. A fim de manter a constância e frequência, padrão de qualidade e efetividade dos seus conteúdos, é fundamental que a pauta seja planejada de acordo com:
- pertinência dos temas com a sua área de especialidade, soluções-foco do seu projeto e perfil dos seus pacientes;
- técnicas de SEO e planejamento de palavras-chave da sua estratégia;
- relevância dos temas na atualidade.
Para te ajudar nesse planejamento, você pode usar:
- O Google Trends para pesquisa de tendências e assuntos relevantes;
- IAs especializadas em SEO para criar palavras-chave com base nesses temas;
- Chat GPT para gerar sugestões de pautas com base nesses temas e palavras-chave.
Perceba que essas IAs não farão todo o trabalho por você. Será necessário um olhar humano, especializado, para fazer uma curadoria e revisão dos temas, e acima de tudo, para dar os comandos certos.
Auxiliar de produção de conteúdo
Feito o planejamento, é hora de produzir o conteúdo!
Nesse momento, também é possível contar com a ajuda da IA.
Além do já conhecido Chat GPT, existem diversas ferramentas de IA que redigem textos e que você pode usar como um “redator auxiliar”.
A IA redatora pode te ajudar a ganhar tempo, otimizar a pesquisa, ou até vencer o famoso writer’s block (bloqueio do escritor, falta de inspiração).
Não é recomendável fazer uso dos textos gerados por IA na íntegra. Esses textos costumam usar uma linguagem bastante genérica e impessoal. Inclusive, podem conter erros também.
Vale a pena usar a IA como uma auxiliar, revisando e incrementando os textos gerados por ela.
Ou, melhor ainda, você pode reescrever ou aproveitar trechos do texto gerado pela IA para combiná-los com outros redigidos por você mesmo, ou por um redator (humano!) especializado.
Não abra mão de imprimir a sua voz e os seus conhecimentos aos seus conteúdos!
Inclusive, vale destacar que quanto mais o seu texto tiver um caráter autoral, mais você poderá reivindicar proteção sobre eles, como um verdadeiro ativo da sua clínica e parte do seu acervo de marketing de conteúdo. Isso porque, até o momento, pela legislação brasileira, não há proteção de direitos autorais para os textos gerados por IA.
Gestão de relacionamento com o cliente adaptada aos negócios na saúde
O Customer Relationship Management (CRM) é uma estratégia comercial e de gestão que tem a finalidade de administrar o histórico de contatos e vendas ao cliente (ou o paciente, no caso das profissões na área da saúde).
Essa estratégia não necessariamente demanda um software ou uma IA para ser operacionalizada, mas certamente se beneficia desse tipo de tecnologia.
Atualmente, existem softwares de CRM integrados com inteligências que fazem uma “leitura” dos dados armazenados para chegar a conclusões como: qual cliente tem maior potencial de fechar uma venda; qual cliente pode estar prestes a “desistir de você” (com base nas últimas interações, taxa de saída) etc.
Em um artigo chamado “How Generative AI Will Change Sales” (“Como a IA generativa mudará as vendas”), a revista Harvard Business Review destacou que a IA está causando uma disrupção no tempo gasto para a percepção de valor, dentro da jornada de vendas.
“Conforme o poder dessa tecnologia disruptiva cresce exponencialmente, é possível começar a perceber valor em semanas, não meses.
Ela também pode impulsionar a qualidade de sugestões geradas pela IA, ao incorporar insights sobre os sentimentos dos clientes.”
(Prabhakant Sinha, Arun Shastri, e Sally E. Lorimer, para Harvard Business Review)
Logo, com a ajuda da IA, você poderá ter dados para tomar decisões mais rápidas e assertivas sobre como agir com os seus contatos, a fim de convertê-los mais rapidamente em pacientes.
Resumidamente, a IA pode se portar como uma analista auxiliar de CRM. Mas lembre-se que quando o assunto é relacionamento e comportamento do paciente, nem sempre estamos diante de uma ciência exata. Seu paciente pode apresentar comportamentos imprevisíveis, ou destoar dos demais padrões detectados pelos dados, o que pode acabar por se provar como uma circunstância particular ou uma tendência que irá se refletir em um comportamento coletivo.
Mais uma vez, trata-se de caso em que a IA irá “agilizar” a leitura da situação para você, mas essa leitura não substitui o cuidado e atenção humanos!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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