Você é gestor de um hospital e precisa tomar decisões sobre a estratégia de marketing? Está perdido e não sabe por onde começar?
Antes mesmo de contratar uma agência, um gestor de redes sociais ou investir em publicidade permitida pelo CFM, é fundamental ter uma visão minimamente definida sobre alguns pontos que a sua agência não poderá responder por você.
Neste artigo, vamos trazer 3 pontos fundamentais para serem analisados na construção de uma estratégia de marketing voltada para um hospital.
3 pontos para a construção de uma estratégia de marketing para um hospital
Antes mesmo de contratar uma agência de marketing para saúde, recomendamos que você reflita sobre os pontos abaixo e os traga para discussão e pesquisa juntamente aos seus sócios, demais administradores do hospital, e eventuais gestores do Departamento de Marketing interno:
- Histórico e imagem pública do hospital
O marketing segue as diretrizes da marca (para entender a diferença entre marca e marketing, confira nosso artigo: Gestão de marcas médicas: entenda a diferença entre marketing de conteúdo e branding para fortalecer a autoridade médica).
Por isso, antes de começar a definir as ações de marketing de um hospital, é preciso entender a marca desse hospital.
É um hospital novo? Ou já tem alguma tradição? Ele já é conhecido? Se sim, como é conhecido, qual é a sua reputação? Quem são os profissionais de saúde que atuam nesse hospital, e qual é a marca pessoal que eles carregam?
E depois de tudo isso, vem a pergunta mais importante: você está satisfeito com a marca do hospital, ou quer mudá-la?
Sua estratégia de branding e de marketing tem o poder de mudar totalmente a forma como o hospital é percebido na comunidade. Porém, se o hospital já carrega uma marca forte e tem um excelente posicionamento na comunidade, é perfeitamente justificável criar estratégias que visem manter essa reputação.
Por isso, essa análise é um primeiro passo para entender como a marca do hospital ditará a estratégia de marketing.
- Público alvo
Comunicar os valores e objetivos do hospital é o foco, mas comunicar para quem? Quem são as pessoas que esse hospital tem como público alvo? Existe uma segmentação referente a:
- faixa etária dos pacientes?
- gênero?
- localização geográfica?
- renda média?
- gravidade do estado de saúde?
No marketing, trabalhamos com o conceito da persona (também chamada de brand persona ou buyer persona).
A persona é um perfil fictício que reúne as principais características do público alvo ideal para uma campanha de marketing. Este exercício de definição da persona tem o objetivo de nortear a comunicação e escolha das estratégias da marca, em um plano abstrato, mas também em um plano concreto (por exemplo: segmentação de publicações patrocinadas nas redes sociais).
Pensar na persona, ou seja, no público alvo do seu hospital, é uma etapa que você não pode pular. Sem uma persona clara, sua estratégia de marketing corre o risco de “atirar para todos os lados” e não acertar nenhum. Ou, ainda, pode acabar acertando aqueles que você não quer, que não vai trazer os resultados esperados para o seu negócio.
- Orçamento para investimento em marketing
É importante saber o que você quer e que meios pode usar para conseguir, mas também é importante saber se você pode bancá-los.
Definir o orçamento do projeto de marketing do hospital é fundamental para definir as ações e calibrar as expectativas.
Há ações de marketing mais baratas e outras mais caras, com potenciais variáveis quanto ao alcance e resultados financeiros que podem trazer. Por exemplo, uma campanha de Google Ads pode custar de R$500 mensais até um valor ilimitado. Mas naturalmente, quem investe R$500 terá chances muito menores de conseguir visibilidade no Google, e não pode se comparar com os resultados de uma campanha que investe R$5 mil.
Você precisa saber o que pode comprar e o que está comprando.
Se seu investimento tiver que ser um pouco mais reduzido do que o desejado, é preciso sentar e conversar com sua agência de marketing para definir quais ações podem ser riscadas do plano e quais vale a pena manter ou substituir por outras.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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