Para alcançar: posicionamento de marca, audiência, reputação, relacionamento, indexação no google e vendas, todo projeto de marketing jurídico deve ter ações integradas da Tríade do Marketing Jurídico.
A Tríade do Marketing Jurídico, conceito e método criado pela IN COMPANY, é um conjunto de 3 elementos interconectados que são fundamentais para advogados estabelecerem uma presença online e alcançar resultados positivos.
Sem o adequado cuidado com os 3 pilares, sua estratégia de marketing fica “capenga”. Você desperdiçaria o potencial de criar um projeto eficiente e sustentável, que vai te render uma presença de mercado forte, respeitada e capaz de gerar leads por anos.
Quer saber quais são os 3 pilares da tríade do marketing jurídico? Venha entender essa metodologia criada pela IN COMPANY, e que se prova eficiente diariamente.
Conheça os 3 pilares da Tríade do Marketing Jurídico
Não existe uma fórmula para alcançar bons resultados com marketing digital na advocacia, mas existem requisitos mínimos que uma boa estratégia precisa ter. São eles:
- Design
- Tecnologia
- Conteúdo
A In Company desenvolveu uma metodologia denominada “Tríade do Marketing Jurídico”, que consiste nos 3 pilares acima. Você pode desenvolvê-los de forma personalizada aos seus objetivos, perfil e orçamento. Mas sem o bom desenvolvimento deles, sua estratégia provavelmente ficará “manca”; e além de arriscar a eficiência, você pode causar uma má impressão ao seu público (o que também compromete resultados). No próximo item, você vai entender por que os 3 pilares são igualmente importantes.
Mas antes, vamos ver como cada um deles se manifesta no marketing jurídico, em específico:
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DESIGN
Design é sobre aparência e experiência da marca.
O design embala uma prestação de serviço intagível, o conceito de uma proposta de valor.
O design envolve a preocupação com a criação da sua logo, a paleta de cores a ser usada na sua papelaria e nos seus materiais digitais, e até mesmo nas instalações físicas do seu escritório, nos eventos que você fizer, nos brindes que for entregar aos colaboradores e clientes etc.
O design envolve um trabalho minucioso que está dentro da estratégia de branding (gestão da marca).
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TECNOLOGIA
Se estamos falando de marketing digital, a tecnologia é fundamental para a conexão com a audiência e performace. Não apenas é a premissa de qualquer ação digital, mas pode também potencializá-las, melhorando a performance do seu site, suas redes sociais e campanhas digitais, acrescentando outras funcionalidades que causarão uma boa impressão.
Investir em tecnologia no marketing jurídico é investir em:
- Hospedagem e desenvolvimento do seu website;
- Plugins de SEO;
- Plugins e ferramentas para implementar protocolos de segurança de dados;
- Software de CRM;
- Google Ads e outras ferramentas de impulsionamento de postagens, tráfego pago, pixels de conversão etc;
- Inteligência artificial para ajudar na produção do seu conteúdo e outros materiais digitais;
- Plugins, softwares e funcionalidades para seu website, seu app etc.
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CONTEÚDO
Após deixar a sua presença digital “bonita” (design) e “funcional” (tecnologia), você vai conseguir ganhar a atenção do seu cliente. Agora precisamos ver o que você fará com essa atenção! O que você vai dizer?
O conteúdo é a principal matéria-prima do marketing jurídico. Por meio dele, você transmitirá seu conhecimento e ganhará o interesse do seu cliente. Outro ponto positivo é que o marketing baseado no conteúdo é o principal tipo de estratégia de publicidade permitida pela OAB.
O marketing baseado no conteúdo parte de um planejamento de pautas, palavras-chave, SEO e outras estratégias. Tudo isso tem a finalidade de fornecer ao seu cliente o melhor conteúdo possível, e também aquele que tem o maior potencial de ranquear bem no Google e conduzir o cliente a uma jornada de relacionamento que culminará em uma venda.
Seu conteúdo pode ser distribuído por diferentes meios: texto, àudio e video.
- Site e blog;
- Redes sociais;
- Landing pages especiais;
- Newsletters;
- App;
- E-books;
- Eventos virtuais;
- Plataformas e sites de terceiros;
- Mídia e imprensa;
- E qualquer outro que se mostre eficiente, condizente com seu perfil, e claro, não proibido pela OAB.
Por que é fundamental investir nos 3 pilares da tríade do marketing jurídico?
Vamos tentar compreender por meio de um exemplo?
A Apple é considerada, por muitas métricas, a marca mais valiosa do mundo.
Ela conseguiu isso após muito investimento em branding e tecnologia, tornando-se referência de tecnologia, status, experiências e inovação.
O design dos produtos Apple é um dos principais fatores que atraem consumidores. Por meio do design, a Apple consegue transmitir uma sensação de minimalismo que inspira elegância e inovação. Ela sequer precisa mencionar esses atributos: o consumidor simplesmente “entende” a linguagem apenas vendo o design dos produtos. De fato, o design é tão importante para a Apple que muitas pessoas até mesmo guardam as caixas vazias dos produtos como recordação.
Por outro lado, a Apple também investe muito em tecnologia. Os consumidores e fãs da Apple não buscam apenas a sofisticação do design: eles também querem a facilidade e as conveniências que o sistema ioS e os produtos Apple em geral têm. A tecnologia Apple é tão bem quista que os usuários dos iPhones, MacBooks etc estão sempre de olho nas novas versões desses produtos, mesmo quando as versões que têm ainda funcionam perfeitamente.
Por fim, a Apple se tornou sinônimo de inovação por lançar produtos que não apenas atendem necessidades do mercado, mas também as antecipam e até mesmo causam impactos em setores que vão além da tecnologia. O iPod e o sistema iTunes, por exemplo, revolucionaram a indústria musical e estratégias de marketing de cantores e bandas. A Apple também se tornou expert em criar um ecossistema de produtos que podem se interconectar e envolver o consumidor em uma experiência ainda mais imersiva, aumentando benefícios relacionados às necessidades dele (por exemplo, o Apple Watch funciona como relógio, celular, player de música etc).
Digamos, por exemplo, que a Apple deixasse de investir em algum dos requisitos que comentamos acima, focando apenas nos demais.
- Se os produtos continuassem oferecendo benefícios incríveis e com boa tecnologia, mas se o design fosse ruim, você acha que a Apple encantaria tantos consumidores? (Veja bem, não estamos falando apenas sobre vendas, mas sim, sobre encantamento, que eventualmente leva a vendas). Isso mostra a importância do design;
- Ou de que adiantaria um produto Apple ter uma proposta super moderna, mas não entregar aquilo que propõe porque a tecnologia é ruim? Isso mostra a importância da tecnologia;
- Ou, ainda, se os produtos continuassem tendo design e tecnologia incríveis mas não fossem inovadores nas funcionalidades que oferecem, você acha que a Apple seria a marca que é? Muitas empresas que oferecem produtos bonitos e que funcionam bem não se tornam as queridinhas do público, simplesmente porque entregam coisas simples, são reativas, não se antecipam a necessidades dos consumidores, não oferecem um algo a mais. Digamos que aqui que estamos falando do conteúdo.
Consegue ver como todos os 3 pilares são fundamentais?
Sem o adequado cuidado com os 3, você pode até conseguir cliques e clientes, mas dificilmente vai conseguir consolidar a sua marca jurídica e criar um sistema que continuará atraindo pessoas e convertendo em vendas.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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