O conteúdo é o carro chefe do Marketing Jurídico Digital.
Mas muito além de investir em palavras bonitas, frases de efeito e imagens impactantes, o bom conteúdo precisa conversar com o público ao qual se destina.
Assim, o conteúdo jurídico de qualidade é aquele que resolve ou aponta o caminho para solucionar reais problemas de potenciais clientes.
Pensando nisso, no artigo de hoje vamos trazer 12 dicas que precisam ser levadas em consideração na hora de produzir um bom conteúdo e vamos tirar a principal dúvida sobre:
- Como produzir um bom conteúdo no Marketing Jurídico?
Acompanhe a leitura.
Produzir um bom conteúdo no marketing jurídico
A conquista de clientes na advocacia, atualmente, depende que o advogado realize um bom marketing jurídico e, para tal propósito, é necessário investir em uma das maneiras que a publicidade pode ser realizada: conteúdo informativo e educativo para o seu público-alvo.
Os conteúdos com informações educativas e ligadas às áreas jurídicas de atuação fazem com que as pessoas te percebam especialistas nas áreas, cumprindo, portanto, o objetivo que todos os advogados buscam: reputação, contratos e vendas!
Confira 12 dicas que precisam ser levadas em consideração na hora de produzir um bom conteúdo jurídico.
1- DEFINA O PÚBLICO-ALVO E CRIE UMA PERSONA
Ao definir o seu público-alvo e criar uma persona, as estratégias de Marketing Digital ficam mais certeiras. Isso porque, ao criar um perfil que sintetize as principais características dos seus possíveis clientes, os conteúdos serão mais passíveis de assertividade e abrangerão uma parcela maior de pessoas.
2- UTILIZE A LINGUAGEM DE ACORDO COM A SUA PERSONA
A linguagem é um ponto essencial e crucial no marketing jurídico de conteúdo. Por isto, se atente em utilizar uma linguagem simples, objetiva clara, sem juridiquês e destinada a sua persona com o objetivo de levar conhecimento sobre assuntos do mundo jurídico.
3- PRODUZA CONTEÚDOS RELEVANTES
Priorize o conteúdo próprio e inédito. Nunca copie um conteúdo que já existe na internet. Em caso de citações ou referências, sempre cite a fonte. Ainda, se atente em utilizar títulos atrativos, palavras-chave e distribua os conteúdos em tópicos. Um conteúdo relevante deve:
- Ser original e não copiado
- Trazer informações de valor
- Oferecer ao visitante aquilo que ele procura
- Ajudar o visitante a tomar melhores decisões
4- ESCREVA ENTRE 800 A 1000 PALAVRAS
Apresente artigos entre 800 a 1000 palavras. Esse é um bom número para criar conteúdos relevantes e que irão ser notados pelos mecanismos de busca. Conteúdos abaixo de 700 palavras geralmente não indexam bem, fazendo com que os buscadores online não indiquem o seu conteúdo para o usuário.
5- ESCREVA SOBRE TEMAS PROCURADOS E EM EVIDÊNCIA
É possível coincidir temas que estão em alta com questões do mundo jurídico. Procure temas que estamos vivenciado, como por exemplo: Copa do Mundo, Final de Ano, Férias, Black Friday e encaixe com o mundo jurídico.
6- CRIE CONTEÚDOS EVERGREEN
Os conteúdos evergreen são aqueles conteúdos que serão úteis por muito tempo e seus picos de visualização não tendem a baixar rapidamente. Procure escrever conteúdos mais amplos, genéricos e que apresentam um nível de interesse constante.
7- UTILIZE ESTRATÉGIAS DE SEO
Potencialize sua página na Internet com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca). De uma forma orgânica é possível criar autoridade no ambiente online e consequentemente conquistar clientes.
8- REVISE O CONTEÚDO
É essencial revisar e corrigir o seu artigo, pois assim evita-se a repetição de palavras, ideias desnecessárias, erros de ortografia, acentuação e pontuação.
9- ADICIONE OS CALL TO ACTION
Utilize as chamas responsáveis por causar algum tipo de impacto nos usuários. Essa é uma ferramenta primordial para promover suas estratégias de marketing.
10- FAÇA ESTUDOS DE CASOS
Aproveite histórias que passam pelo seu escritório para fazer estudos de casos que mostrem ao seu público a importância da sua atuação e como você é capaz de resolver problemas.
11- GRAVE VÍDEOS CURTOS PARA DIVULGAR NAS REDES
Diversifique o formato do seu conteúdo, isso é extremamente interessante e chama a atenção do seu público.
12- RESPONDA COMENTÁRIOS E DÚVIDAS
Estar presente na Internet com o seu público é crucial, já que um bom atendimento cria segurança para a escolha e tomada de decisão.
Quer saber mais sobre MARKETING JURÍDICO DIGITAL e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?
- BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO
Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI
- FAÇA O CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – Atualizado com o novo código de ética da OAB, provimento 205/2021.
Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.
Inscrições: ACESSE AQUI.
- ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço!
Por: Fernanda Pimentel, redatora da In Company.