Você conhece a tríade do marketing jurídico? Em 05 de agosto de 2022, a In Company realizou um evento-imersão para destrinchar os 3 pilares desse conceito: design, tecnologia e conteúdo. Foram mais de 8 horas de conteúdo compartilhado por especialistas e parceiros da In Company.
Neste artigo, vamos resumir para você o que aconteceu no evento e apresentar 10 insights obtidos a partir das palestras e feedbacks que tivemos deste incrível evento.
O que é a tríade do marketing jurídico?
A tríade do marketing jurídico é um conceito que nós da In Company criamos para desenvolver projetos de marketing jurídico de forma mais eficiente e direcionada para nossos clientes.
Basicamente, é uma forma estratégica de enxergar projetos de marketing jurídico, a partir de 3 pilares:
- design;
- tecnologia;
- conteúdo.
Selecionamos esses 3 pilares que devem necessariamente ser observados em cada projeto customizado de marketing jurídico. A finalidade é que essas 3 frentes estejam atendidas, mesmo que as técnicas e estratégias dentro de cada uma delas possam variar.
Usar a tríade no seu projeto de marketing jurídico vai garantir que você saiba exatamente onde deve focar seus investimentos e seus esforços para obter os resultados que deseja.
10 insights do evento “Tríade do Marketing Jurídico”
Em 05/08/2022, a In Company realizou um evento exclusivo com palestras relacionadas ao conceito e nossa experiência utilizando a tríade do marketing jurídico.
Mais de 60 profissionais de Curitiba e até mesmo de outras cidades estiveram presentes. Ao todo, foram mais de 8 horas de conteúdo ministrado por 17 professionais especializados em Marketing, Design, Branding, Relações Públicas, Jornalismo e muito mais.
Foi uma excelente oportunidade de conhecimento e networking. Mas para quem não pôde comparecer, ou para quem quer relembrar um pouco de tudo que aconteceu, separamos 10 insights destacados de algumas das palestras que aconteceram. Confira!
Marketing e Código de Ética da OAB é um casamento possível
Logo na abertura do evento, o Head e Sócio Fundador da In Company, Alexandre Teixeira, falou sobre a visão estratégica do marketing jurídico e o que os escritórios devem investir. Falou também sobre conceito de marketing e como ele está relacionado com os desejos das pessoas, que levarão a decisões de consumo.
Essa definição pode parecer comercial demais para a advocacia, que nos termos do Código de Ética da OAB, não deve jamais ser mercantilizada.
Porém, é plenamente possível fazer marketing na advocacia de uma forma compatível com o Código de Ética. Embora, você precise abrir mão de algumas possibilidades que não são permitidas na advocacia, ainda restam dezenas de estratégias digitais e offline super eficientes que você pode implementar e ter resultados tão bons quanto no marketing feito para outros segmentos de mercado.
O design e a identidade visual comunicam sem palavras
Design não diz respeito apenas à parte gráfica de marcas e projetos. Também tem a ver como eles são pensados.
Em sua palestra “VISUAL LAW: a importância do design em nossas vidas e no seu projeto”, Ana Paula Ulandowski Holtz, coordenadora do primeiro curso de visual law do Brasil, falou sobre usar o design para pensar o Direito e como isso transmite valores especiais a quem recebe seus serviços e comunicações.
Fhabyo Matesick, especialista em Strategic Branding, falou sobre os cuidados envolvidos na criação e gestão de uma marca, na palestra “BRANDING: Como você quer ser reconhecido no mercado Publicitário e empreendedor”. Nem todo advogado tem a percepção de que ele e seu escritório são marcas, e essas marcas precisam ser geridas de forma estratégica, para que você possa ter controle da imagem que quer transmitir ao seu público.
Os publicitários Daniel Buy Forbeck e Luan Rosario, ambos do time in house da In Company, complementaram esse entendimento ao falarem sobre “IDENTIDADE DE MARCA e peças institucionais”. De acordo com Daniel, que também é designer, as cores, fontes, disposição de elementos na logomarca, e vários outros elementos visuais utilizados na comunicação de advogados são essenciais para transmitir ao cliente o perfil pelo qual você deseja ser visto.
A identidade visual criada a partir do branding e o design gráfico utilizado na comunicação são essenciais para gerar confiança, causar uma boa impressão e conseguir a simpatia do cliente antes mesmo de falar com ele.
Não subestime a importância do seu site jurídico
Com as redes sociais retendo cada vez mais atenção e tempo das pessoas, fica fácil cair na tentação de focar apenas nelas para fazer marketing na Internet. Mas o site jurídico é o centro de uma estratégia de marketing, sobretudo quando se usa estratégias de inbound marketing.
Na palestra ” SITE IDEAL PARA O MARKETING JURÍDICO DIGITAL: 10 dicas de como desenvolver”, o desenvolvedor web Jeff falou sobre a importância de ter um site jurídico de qualidade.
Do alto de sua experiência de mais de 18 anos no segmento, e tendo atuado em projetos de mais de 700 sites no Brasil e no exterior, Jeff destacou amadorismos e problemas básicos (como por exemplo: a segurança do website) que prejudicam a performance dos sites e o posicionamento dos advogados no Google. São detalhes nos quais nem todos querem investir, e assim, acabam subestimando os riscos e prejuízos que podem sofrer por não ter um site bem desenvolvido e gerenciado.
É preciso colocar o Google pra trabalhar pra você
O Google é a grande vitrine da Internet. Aparecer nele é um dos principais objetivos do marketing jurídico que utiliza o conteúdo como matéria prima.
Para alcançar isso, é preciso trabalhar de forma inteligente: entender como os algoritmos do Google funcionam e jogar o jogo dele.
Uma forma lícita de aumentar sua chance de ranquear é usar técnicas de SEO nos seus textos. Fernanda Pimentel Monteiro, Maria Eduarda Ospedal, Gabriele Voigt e Jaíne Luana da Silva, redatoras e social media da In Company, falaram sobre isso na palestra “SEO: Como ser parceiro do Google e fazer o robô e algoritmos trabalharem cada vez mais para você”.
Mas como as palestrantes também disseram, existe o SEO benéfico e o SEO prejudicial.
O SEO, em regra, dialoga inteligentemente com os algoritmos do Google. Como consequência, o Google entrega o conteúdo ajustado para SEO para os usuários que o acessam.
Mas também existe o SEO conhecido como black hat e que envolve técnicas que podem surtir o efeito contrário. Assim, embora essas técnicas black hat não sejam exatamente ilícitas, elas são contraproducentes e vão minar as chances de seu conteúdo aparecer nas primeiras páginas do Google.
Quando o objetivo é visibilidade, nem tudo que é lícito é eficiente, nem tudo que é eficiente é lícito
Uma boa parte de se fazer marketing envolve aumentar as suas chances de ser visto ou encontrado. Aparecer em rankings de advocacia é uma excelente forma de conseguir isto. Já no que diz respeito à Internet, aparecer no Google é fundamental.
Mas existem jeitos certos e errados de conseguir essas coisas. Alguns geram melhores resultados que outros, mas se forem errados, você não deve fazê-los.
Por exemplo: o art. 5º, § 1º, do Provimento 205/2021 da OAB proíbe a aparição do advogado em rankings ou prêmios mediante o pagamento de qualquer verba ou patrocínio. Porém, existem formas lícitas de melhorar as suas chances de aparecer nesses rankings. Na palestra “RANKINGS NACIONAIS E INTERNACIONAIS: Como conquistar esta imagem certificada”, o especialista Fernando Nieto, sócio da Leega MKT, compartilhou características gerais dos principais rankings de escritórios de advocacia e compartilhou dicas de como aumentar as suas chances de aparecer neles.
CRM não é só uma metodologia comercial: também é ferramenta de marketing
Na palestra “INBOUND MARKETING E CRM: Como funciona a Jornada de relacionamento e de compra do
cliente jurídico: do topo ao fundo do funil”, Alexandre Teixeira falou sobre a aplicação do Customer Relationship Management (CRM) no marketing jurídico.
Trata-se da gestão de relacionamento com o cliente. O cliente, no marketing jurídico, é o consumidor inicial dos seus conteúdos.
Os conteúdos que você preparou de forma estratégica para a sua persona devem ser distribuídos de acordo com um fluxo que acompanha o histórico do relacionamento dele com você. O software de CRM ajudará a administrar a distribuição e o fluxo, inclusive automatizando envios, para que você não precise realizar isso de forma direta e manual em todos os casos.
O investimento em tráfego pago pode valer a pena. Há receio ou preconceito por parte de muitos advogados quanto às estratégias de tráfego pago.
Isso se deve, em parte, pelo receio de cair na proibição da mercantilização da advocacia e na proibição de patrocínio de aparição em premiações e afins. Mas também há quem não goste do que as pessoas vão pensar quando verem um post patrocinado.
Porém, o tráfego pago pode ser interessante para impulsionar uma estratégia de marketing nos seus estágios iniciais ou em outros momentos mais estratégicos da jornada de compra do cliente. Nas redes sociais, por exemplo, o tráfego pago se torna uma alternativa à limitada distribuição de conteúdo dos algoritmos das redes.
Vale lembrar que o impulsionamento de posts em redes sociais é permitido pela OAB, desde que não utilizada para realizar a oferta de serviços jurídicos. A aquisição de palavras-chaves para posicionamento no Google mediante pesquisa inicial do usuário (Google Ads) também é permitida pela OAB, desde que as palavras selecionadas estejam em consonância com ditames éticos.
Os especialistas em marketing digital Cláudio Gorresen Fricks e Marco Dias falaram sobre essas estratégias nas palestras “LINKS PATROCINADOS – IMPULSIONAMENTO: Porque investir nesta estratégia nas redes sociais” e “GOOGLE ADS: A importância do Google Ads para atrair leads para o seu escritório”, respectivamente.
Relacionamento com a imprensa pode trazer diversas oportunidades ao advogado
Assim como é possível agir estrategicamente para aumentar as suas chances de aparecer em rankings de escritórios, como dissemos anteriormente, também é possível criar oportunidades que coloquem o advogado em uma situação propícia para ser encontrado por jornalistas e veículos de imprensa.
Isso é feito por meio do relacionamento com a imprensa, como explicou o palestrante Ricardo Voigt, jornalista e co-CEO da V3COM. Na palestra “COMO O RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA PODE GERAR VALOR PARA SUA BANCA”, Ricardo falou sobre os benefícios que o posicionamento do advogado na imprensa pode trazer para a sua marca pessoal e do escritório.
Ana Clara Ribeiro, em sua palestra: “MARKETING DE ATRAÇÃO NA PRÁTICA: O que é conteúdo informativo e como se posicionar”, a advogada e especialista em Marketing de Conteúdo, falou sobre a importância de adequar o seu projeto à sua persona e aos seus objetivos. Na prática, essa adequação pode requerer um ajuste na linguagem e técnicas de redação utilizadas, no tom de voz da marca, no planejamento da pauta de conteúdo, entre outros.
Conteúdo informativo gera resultados, mas ao produzí-lo é preciso pensar no seu público.
O conteúdo informativo proporciona aos advogados a possibilidade de posicionar-se digitalmente e ser encontrado pelas pessoas certas. Mas para que o conteúdo realmente atinja esses objetivos, o advogado precisa se desprender de algumas crenças.
Em sua palestra, Ana Clara, também falou sobre a importância de escolher estrategicamente os canais de distribuição do seu conteúdo com base em pesquisa e planejamento. Muitas pessoas fazem essas escolhas de forma intuitiva ou aleatória; mas é fundamental que elas sejam estratégicas e precedidas de um planejamento de persona.
A Mestre em Neurocomunicação, Juliana Karam, em sua palestra: “COMO FORMATAR A SUA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO USANDO TÉCNICAS DE
NEUROCIÊNCIA POR MEIO DE TEXTO, ÁUDIO E VÍDEO” falou sobre a importância de adequar a comunicação em 3 formatos para ser mais eficiente com diversos públicos: texto, áudio e video, e também, usar outros elementos sensoriais nessas estratégias de conteúdo.
Por fim, na palestra “DINÂMICA: Conexão além da Tela – Domine os gatilhos mentais”, a psicóloga e Mestre em Administração, Isabela Poli, falou sobre as técnicas de como utilizar melhor os diversos tipos de gatilhos mentais para estimular o engajamento do cliente com seus conteúdos, não apenas no nível da interação online, mas sobretudo no interesse pelo seu trabalho e posicionamento de marca.
Ao fim do evento “Tríade do Marketing Jurídico”, durante o happy hour, recebemos diversos feedbacks de advogados participantes que perceberam a necessidade de reformular tudo que vêm fazendo em seus escritórios.
Isso não é algo preocupante: é algo positivo.
Não é tarde demais para redesenhar a sua estratégia de marketing jurídico ou criar um novo projeto de marketing jurídico do zero. Os algoritmos do Google funcionam sem parar e os conteúdos na Internet se renovam continuamente. Sempre há campo para entrar mais alguém no jogo, desde que saiba jogar bem.
Entenda o marketing jurídico como uma ferramenta que vai ajudar a construir o seu legado na advocacia e ajudar a manter a sustentabilidade do seu negócio.
Quer saber mais sobre a tríade do marketing jurídico?
O evento “Tríade do Marketing Jurídico” aconteceu no dia 05/08/2022 de forma presencial.
Mas se você não pôde estar presente, ou se após ler esse artigo ainda quer saber mais sobre o assunto, temos algumas sugestões:
- Leia nosso artigo: O que é a Tríade do marketing jurídico
- BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO
Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI
- FAÇA O CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – Atualizado com o novo código de ética da OAB, provimento 205/2021.
Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.
Inscrições: ACESSE AQUI.
- FAÇA PARTE DOS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980